terça-feira, 28 de abril de 2009

ANTIGA CASA DA FAZENDA CONCEIÇÃO, PRIMEIRA CASA DE JARDIM DO SERIDÓ.

Para iniciarmos esta série sobre os prédios históricos de Jardim do Seridó, passaremos agora a conhecer a antiga Casa da Fazenda Conceição, prédio mais antigo de Jardim do Seridó, que está localizado à Avenida Dr. Fernandes nº 107.

A primeira casa de Jardim do Seridó foi exatamente esta da Fazenda Conceição do Azevedo. Segundo o professor José Nilton de Medeiros, não podemos definir com precisão a data de sua construção que, deve ter acontecido por volta de 1760 e 1790 com o intuito do local servir de residência para Antônio de Azevedo Maia Júnior e sua família.

Segundo as informações de Olavo de Medeiros aquela era uma casa de taipa ladeada de tijolos com nove portas com dobradiças de ferro e dessas, quatro eram partidas e sete janelas apresentavam dobradiças. Foi nesta casa que Antônio de Azevedo Maia Júnior sempre residiu com sua esposa Micaela Dantas Pereira e ali construiu uma numerosa família. Outras informações afirmam que foi em sua residência que Antônio Júnior veio a falecer em 1º de maio de 1822.

Um acontecimento bem interessante que marcou os idos de 1824 e que talvez os nossos leitores nunca atentaram para isso, foi a presença nesta cidade (na época povoação da Conceição), de uma figura muito importante na História do nosso país. Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, mais conheido por Frei Caneca, um dos grandes revolucionários da Revolução Pernambucana de 1917 e da Confederação do Equador de 1824.

Passando por nossa terra Frei Caneca tece algumas palavras em seu diário acerca daquilo que estava presenciando. “Saindo muito cedo, viajamos a Povoação da Conceição, três léguas e meia de distância. É uma povoação com uma Igreja nova, ainda por acabar. Ai achamos farinha, milho, aguardente queijo etc.” Certamente Frei Caneca estava reconhecendo a boa vontade daqueles que acolheram a ele e sua tropa dando-lhes comida, bebida e um lugar para dormir durante a noite fria.

Estes são relatos que conhemos sobre a História da primeira casa de Jardim do Seridó, Casa da antiga Fazenda Conceição do Azevedo. Atualmente da casa só resta a preciosa e bela fachada. No seu interior, completamente reformado e numn estilo moderno, funciona o Centro de Leitura e o Telecentro da Câmara Municipal, grande bem disponível a comunidade jardinense. É certo que ontem personagens até da história naiocional por ali passaram e escreveram as páginas de sua história. Hoje nós continuamos a escrevê-la, porque se depender da memória dos descendentes dos Azevedo, essa casa nunca deixará de existir, ao contrário, perpassará gerações e gerações, sempre ressurgindo com fortes significados especialmente os que reafirmam a identidade do nosso povo.

Por:Andrey Jonathon de Medeiros Moura (Colaborador)
(Graduando em História pela UFRN) Foto: Júnior Flash

Nenhum comentário:

Postar um comentário