quarta-feira, 8 de abril de 2009

QUEM "SANGRA" PRIMEIRO?????

Quem vier passar a Semana Santa aqui na região do seridó, irá matar a saudade daquelas paisagens que sempre nós gostaríamos de ver todo ano. A bela paisagem do período chuvoso do seridó. Parece que quando a chuva retorna acontece uma espécie de ressureição: o que parecia morto ressuscita; o que estava seco volta a ser verde. Parece que a vida brota do nada.

Para deixarmos nós seridoenses mais emocionados, além dessa elegância natural, é que com as chuvas caídas durante esta semana, três açudes da nossa região travaram uma luta intensa em busca do seu transbordamento. São eles: Dourado de Currais Novos, com um volume de 10.321.600 m³, encontra-se hoje com 98% o que equivale a 10.115.168 m³, aproximadamente 7 cm de altura; Gargalheras com volume de 40.000.000 m³, encontra-se hoje com 94% o que equivale a 37.600.000 m³, aproximadamente 30 cm de altura; e o de Cruzêta com volume de 35.000.000 m³, encontra-se hoje com 93% equivalente a 32.550.000 m³, pouco mais de 20 cm.

Esperamos que durante a Semana Santa eles possam brindar juntos lá na Passagem das Traíras, para que as Traíras possa confirmar seu belo espetáculo de queda livre (sangria) na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves de Açu. É questão de horas, tenho certeza que vamos presenciar e sentir esta grande felicidade, que é aquela que vem das bênçãos de Deus transformada em chuva.
Gargalheiras - Acari (foto Romeu Dantas)
Dourado - Currais Novos (Foto ED/Eugênio)
Açúde Público de Cruzeta (foto: Cruzeta News)


Por José da Noite Medeiros - colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário