sábado, 13 de junho de 2009

PROERD já formou quase mil alunos em Jardim do Seridó

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) é um programa de caráter social e preventivo, que tem como objetivo reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, inserindo a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plena seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura.

O programa foi implantado em Jardim do Seridó, na administração passada, no ano de 2005, sendo a 13ª cidade do RN a receber as instruções. Ele é desenvolvido uma vez por semana em sala de aula durante seis meses, nas escolas da rede de ensino público e privado para os alunos que cursavam até 2008, o quinto ano do ensino fundamental, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Durante o semestre letivo, dez aulas são ministradas, sendo o conteúdo baseado no modelo da educação afetiva e com o auxílio de um livro do estudante.

A novidade para este ano é que o programa também foi ampliado para o sétimo ano do ensino fundamental e curso PROERD para pais, onde estes aprenderão maneiras através das quais poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de seus filhos. Nos últimos quatro anos de atuação em Jardim do Seridó, o PROERD já formou aproximadamente 1.000 crianças.

“Entretanto é necessário ser trabalhado a conscientização dos fatores de risco, embora saibamos que não acabaremos com a violência, todavia é preciso que cada um de nós seja protagonista de um futuro promissor, e não apenas meros coadjuvantes, o policial apesar de ser tido como um homem truculento, ele tem dentro de si um sentimento de paz e harmonia, pois nós somos homens, em sua maioria pais de família, e ninguém mais do que nós busca viver num mundo de paz”, disse o Cabo Iran Santos, instrutor do PROERD PM/RN.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar do RN, através da Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas – CIPRED/PMRN, a 1ª do Brasil, comandada pela senhora Major PM Margarida Brandão Fernandes, para a valorização da vida, contribuindo, assim, com o fortalecimento da cultura, da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário