4ª Pega do Boi no Mato - Acari/RN.

Diferente da famosa vaquejada, onde o boi corre numa arena demarcada perseguido por uma dupla de cavaleiros, a “Pega de Boi no Mato” acontece no meio da vegetação caatingueira com os vaqueiros encourados se embrenhando no mato em cima dos seus cavalos ligeiros para pegar o boi, enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xique-xique, demonstrando coragem e valentia.

Com o objetivo de preservar a memória do sertanejo, reconhecendo a bravura e a importância do vaqueiro e para manter viva uma tradição nordestina, a Fazenda Pitombeira realiza todo ano, no mês de novembro, a “Pega de Boi no Mato”, o “Encontro de Vaqueiros da Ribeira do Acari”, a “Corrida de Jumentos”, e a “Missa do Vaqueiro”, celebrada no sítio Bico da Arara - Município de Acari - RN.

A pega de Boi no Mato é uma grande festa que acontece durante o domingo inteiro, reúne um público de mais de 2.000 espectadores e 300 vaqueiros, vindos de toda a região do Seridó e de algumas cidades da Paraíba. Não há cobrança de taxa para fazer inscrição. A premiação é feita com troféus e dinheiro.

PROGRAMAÇÃO

31 DE OUTUBRO DE 2009
MISSA DO VAQUEIRO
DATA: 31 de outubro de 2009
HORA: 17:30
LOCAL – Capela Nossa Sra. da Conceição
Sitio Bico da Arara - Acari RN

01 DE NOVEMBRO DE 2009
09:00 hs – Abertura do evento
10:00 hs – Inicio da IV Pega de Boi no Mato
- V Encontro dos Vaqueiros
- Forró Pé de Serra
- Apresentações Culturais
15:00 hs - II Corrida de Jumento
17:00 hs – Entrega da Premiação
Sérgio Enilton.