quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Santuário dos Negros e Exposição Fotográfica recebem o apoio da Câmara Municipal de Jardim do Seridó

Dois grandes eventos abrem hoje à noite a programação sócio-cultural da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, que também será iniciada neste dia 30 de dezembro. E contam com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó, a segunda edição do Espetáculo Santuário dos Negros, que acontece no adro da Casa de Cultura Popular e a Exposição Fotográfica “Sou Negro – Rei e Rainha: ícones da fé de um povo”, na parte interna do prédio.

A Câmara Municipal, mais uma vez será parceira e apoiará a cultura municipal. “Apesar das dificuldades enfrentadas neste final de ano para fechar as despesas da Casa, não poderíamos deixar de apoiar e valorizar a nossa cultura. A exemplo do que aconteceu ao longo do ano com a Casa de Cultura Popular”, disse o presidente Gilberto Valdeger.

Santuário – O Santuário dos Negros contará através das lendas oriundas da tradição oral, a história do início da devoção dos negros escravos e libertos a Nossa Senhora do Rosário, tendo culminado em Jardim do Seridó com a criação da Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário que se perpetua desde o ano de 1863 até os dias atuais, abrilhantando e enriquecendo a cultura popular local.

Exposição - A Exposição Fotográfica “Sou Negro – Rei e Rainha: ícones da fé de um povo”, do fotógrafo jardinense Joaquim Júnior e Noite da Cultura Afro-brasileira. Será uma oportunidade de vislumbrar o tão valioso mundo dos Negros do Rosário, no momento em que recebem as benções dos céus sobre reis e rainhas, ao som de pífanos e tambores. Trata-se de uma amostra da cultura, da fé e da religiosidade de um povo, projetada em diversos ângulos fotográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário