quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Currais Novos ganhou mais um Posto de Saúde.

Com grande participação popular foi inaugurado na tarde de ontem o Posto de Saúde “Prefeito José Vilani de Melo Lula”. Em nome da família do homenageado falou Andressa da Silva de Melo Lula.

Emocionada ela disse que se vivo fosse seu pai estaria muito feliz em ver o reconhecimento da cidade a qual ele tanto amou. Em seguida falou o Secretário Municipal de Saúde José Gomes de Oliveira Filho. Ele ressaltou que a população daquele bairro contará com atenção a saúde mais próxima, também com uma farmácia básica.

Finalizando o prefeito Geraldo Gomes disse ser muito justa a homenagem a Vilani, cuja autoria fora do Poder Legislativo, mas endossada pelo Poder Executivo integralmente.

“Conheci Vilani ainda moço fui seu amigo e sabia do grande coração que ele tinha. Foi um empresário de visão e quando via alguém necessitado ele ajudava”.
Após a fala do prefeito foi dada a benção pelo padre Welson Rodrigues, o descerramento da placa pelo prefeito, a viúva e a filha do homenageado, e em seguida o corte da fita simbólica.

Depois todos fizeram a visitação ao novo Posto de Saúde de Currais Novos, localizado no Parque Dourado.

Prestigiaram o ato inaugural, a Vice-prefeita Milena Galvão, a primeira dama Maria Coeli, titular da SEMTHAS, o presidente da câmara João Neto, vereadores, secretários municipais, demais auxiliares da administração municipal e o povo em geral
Assessoria de Imprensa - PMCN

CURSO DE PINTURA GRATUITO EM CURRAIS NOVOS.

Quem desejar participar de um curso de pintura em Currais Novos com o conceituadíssimo professor de arte curraisnovense João Antônio, oferecido pelo CAIC, as inscrições serão no próprio CAIC no turno da tarde (13 às 17 horas). Levar xerox de RG e foto 3x4.

Aulas: Segundas e quartas a partir das 14:00 na Casa da Cultura.
Material e aulas TOTALMENTE GRÁTIS
Com a colaboração de Anna Paola de Oliveira.

Ponte aérea Natal-Mossoró deve operar em 30 dias.


A governadora Wilma de Faria anunciou oficialmente a ponte aérea Natal-Mossoró-Fortaleza, que deve começar a operar nos próximos 30 dias. A empresa Star Fly – que implantará o vôo - só depende agora da liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que deve ocorrer em no máximo um mês.

Hoje pela manhã em Mossoró, a governadora assinou o protocolo de intenções que oficializa a ponte aérea. “Esse vôo não é resultado do desenvolvimento de Mossoró, mas irá formentar ainda mais o desenvolvimento econômico dessa região”, afirmou a governadora Wilma de Faria, que estava acompanhada do vice-governador Iberê Ferreira de Souza.

Ao viabilizar a ponte aérea, a governadora não apenas atende ao anseio da população, como proporciona condições para a região se desenvolver ainda mais com o fomento de novos negócios.

Com capacidade para 21 passageiros, sendo dois assentos destinados aos tripulantes, a aeronave modelo Bandeirante vai realizar, inicialmente, um vôo diário, com saída de Mossoró pela manhã e retorno no final da tarde, com a expectativa, posteriormente, de dois vôos diários, após a consolidação do trecho que se chamará ponte aérea Mossoró-Natal.
Assessoria de Imprensa.

FRANCISCO MEDEIROS TOMA POSSE NO CBH

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jardim do Seridó, Francisco Medeiros esta tomando posse nessa tarde (30) na cidade de Caicó, como membro do CBH “Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Piranhas-Açu”, representando os demais sindicatos da região Seridó.

O CBH terá competências relativas à gestão de recursos hídricos, tais como, Planos de Recursos Hídricos, Enquadramento, Outorga e Cobrança, que terão impacto significativo sobre o desenvolvimento socioeconômico da região.

A plenária de eleição dos membros aconteceu no último dia 29 de Julho, na Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), em Currais Novos. O evento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), reuniu mais de 50% dos prefeitos dos Municípios Norte-rio-grandenses abrangidos pela bacia.

Das 147 cidades situadas na área da Bacia, 45 são potiguares. A maior do RN também engloba todos os reservatórios do Seridó e abastece a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior e mais importante reservatório hídrico do Estado. O Rio Piranhas-Açu, cuja nascente acontece na serra de Piancó, no Estado da Paraíba, deságua próximo a cidade de Macau (RN), no Oceano Atlântico.
A Fonte na Net.

Presidente da Câmara de Vereadores participa de seminário da FECAM/RN

O presidente da Câmara Municipal de Jardim do Seridó, vereador Gilberto Valdeger (PSB), participou ontem (29), em Natal do Seminário “Como Fazer uma Gestão Responsável”, promovido pela FECAM/RN (Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte) na Câmara Municipal de Vereadores do Natal na capital Potiguar.

A abertura foi levada à efeito pelo presidente do Poder Legislativo de Natal, vereador Dickson Nasser (PSB) e na sequência, aconteceu a conferência “Liderança a Ferramenta do Gestor Responsável”, pela professora Simone da Silva Genésio, instrutora de qualificação profissional; Já o Dr. Pedro de Alcântara Farias Segundo, Procurador da Câmara Municipal do Natal, dissertou sobre “Processo Legislativo”.

À tarde os participantes assistiram a mais duas importantes conferências: “Licitações Públicas”, com o professor Alexandre de Lima Gurgel Pinto, consultor técnico em licitações e o Dr. Severino Simão da Silva, especialista em auditoria governamental, explanou sobre “Orçamento Público e responsabilidade do Poder Legislativo”.

Ao todo, participaram mais de 60 pessoas do seminário idealizado pela FECAM/RN e a Câmara Municipal do Natal.

EXPOTEC MOVIMENTA ALUNOS DO IFRN.

Mais uma edição da Expotec movimenta a classe escolar em Currais Novos. Produzido pelos alunos do IFRN o evento é uma oportunidade de obter conhecimento e aumentar o nível do alunado que participa do momento.

Em 2009 a EXPOTEC traz o tema: Um Centenário de Tecnologia de Humanização, em comemoração aos 100 anos das escolas federais no país. Os alunos do campus de Currais Novos apresentarão além de temas específicos dentro de suas áreas uma grade extensiva de temas que serão tratados pelos mesmos.

Além da participação ativa dos alunos, professores também estarão presentes no momento, que contará com uma programação bem diversificada como dança, música e teatro no qual farão parte do cronograma da EXPOTEC, unindo a cultura ás diversidades tecnológicas.

O evento acontece de 29 de setembro a 02 de outubro. Serão ministrados mini cursos, oficinas, palestras com temas como: as novas tecnologias, ubuntu, as novas ferramentas da internet, além de temas que envolvem as riquezas da nossa região como a mineração.
Ana Cláudia de Andrade

ACARIENSE GANHA PRÊMIO EM CURITIBA.

O documentário DRAGSTARS venceu, no último dia 7, a mostra competitiva EXPOCOM, organizada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, a Intercom. O vídeo concorreu na categoria Cinema e Audiovisual, modalidade Filme de Não-Ficção e conquistou o primeiro lugar no concurso.

Os concorrentes do documentário foram os vídeos A vida com efeito, da Universidade Metodista (SP), e Juventude Acumulada, da Unisc (RS). Ambas as produções foram realizadas por alunos de Cinema e demonstraram uma excelente qualidade.

A premiação aconteceu no Pequeno Auditório da Universidade Positivo, em Curitiba, e rendeu ao realizador Jo Fagner o prêmio de Melhor Documentário Universitário de 2009. A produção foi realizada em 2008, sob a orientação da Profª Drª Maria Ângela Pavan, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jo Fagner é natural de Acari (RN) e mora em Natal. É formado em Comunicação Social com habilitação em Radialismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente cursa Jornalismo e é aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN. Nas horas vagas é poeta amador e pesquisador da área de corporeidade e gênero.
Com a colaboração de Sérgio Enilton

PREFEITO DE PARELHAS TOMA POSSE COMO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PIRANHAS-AÇU

O Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, toma posse hoje (30) como membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Na ocasião os 80 membros, entre titulares e suplentes dos dois Estados, serão empossados. A solenidade terá início às 14h no Centro Cultural Adjuto Dias, em Caicó.

O evento reunirá representantes dos usuários de água, dos poderes públicos Federal, Estadual e Municipais, e da Sociedade Civil Organizada dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O objetivo principal do Comitê, instituído em 2006 e vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos, é promover o desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do rio.

Além de Francisco, o Prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, também foi escolhido para representar o Estado. Como suplentes estão os Prefeitos de Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas, e São Fernando, Genilson Maia. No total são 40 membros titulares, dos estados do RN e PB, escolhidos para integrar o comitê, composto por representantes de entidades civis, usuários de água e poder público.

A plenária de eleição dos membros aconteceu no último dia 29 de Julho, na Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), em Currais Novos. O evento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), reuniu mais de 50% dos prefeitos dos Municípios Norte-rio-grandenses abrangidos pela bacia.
Assessoria de Imprensa - PMP.

Ministério Público do RN falará de Combate à Corrupção em Caicó.

O Seminário Jurídico do CERES, que será realizado em Caicó, de 29 a 31 de outubro, no Centro Cultural Adjuto Dias, terá como conferencistas alguns representantes do Ministério Público do RN. A organização acredita que a cidade será visada não só pelos estudantes, mas por vários promotores do Estado.

O coordenador científico do “IX Jus et Justitia”, o promotor Marconi Antas Falcone de Melo, abordará o tema: “As Dificuldades do Ministério Público no Combate à Corrupção no Brasil”. Marconi é professor da UFRN e ex-Defensor Público de Sergipe. Também é Doutorando pela PUC-SP, Mestre em direito constitucional pela PUC-SP, Especialista em direito tributário e direito processual civil pelo CEU-SP.

No sábado, dia 31, será a vez da Conferência de Manoel Onofre de Souza Neto sobre “O Ministério Público e o Combate à Corrupção: Perspectivas e Desafios”. Manoel Onofre é o atual Procurador Geral de Justiça do RN e Mestre em Ciências Jurídico-Políticas , pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Portugal.

O Seminário coincide com os últimos dias da Festa do Rosário. As inscrições para o “IX Jus et Justitia” podem ser realizadas no Escritório da Subseccional da OAB em Caicó. Outras informações estão disponíveis no site do evento: http://www.jusetjustitia2009.com.br/inscricoes
Com a colaboração de Diego Vale

Caicó


Em Caicó, rios, pedras, grutas e serras, como a Serra de São Bernardo, a Serra da Formiga, a Serra da Caridade e a Pedra da Baleia, são cenários perfeitos para o rapel, escalada, rali de motos, mountain bike, acampamentos, trilhas e trekking. Na cultura caicoense, destaca-se a Irmandade dos Negros do Rosário, criada em 1771, que até hoje comemora seus rituais com uma coreografia toda própria, utilizando lanças e danças tribais ao som de tambores seculares.


Destaque também para o artesanato, a Festa de Sant’Ana e o carnaval. Caicó carrega o título de “terra do bordado”, se sobressaindo internacionalmente pela qualidade de seus bordados. Depois de correr, passear e se extasiar com tanta beleza, é hora de provar a extraordinária carne-de-sol e os queijos de manteiga e coalho, além dos deliciosos doces e biscoitos caseiros.

Caicó é o maior município do Seridó e a sua povoação começou na Fazenda Penedo, em 1735. Foi elevada à condição de vila em 1788, sob o nome de Vila Nova do Príncipe. Em 1868 foi alçada à categoria de cidade, recebendo os nomes de Cidade do Príncipe (1868), Cidade do Seridó (1890) e, finalmente, Caicó (1890).

www.roteiroserido.com.br

Filiação de Dr. Edimar

TV Seridó disponibiliza em seu site matéria jornalística das filiações dos ex-prefeitos Edimar Medeiros, José Lins e José de Deus ao Partido da República, feita no último sábado nas cidades de Jardim do Seridó e Currais Novos. Para assistir basta clicar no player do vídeo.




Fonte: www.tvserido.com

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Depois de 26 rodadas o Mais Querido sai da zona de rebaixamento da Segundona

O ABC derrotou o Atlético – GO de virada por 2 a 1 e deixou pela primeira vez na competição a zona de degola. A disputa ocorreu às 21 horas no estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), em Natal.

O Atlético abriu o placar aos 2 minutos do segundo tempo com Alysson, o alvinegro potiguar virou com Júnior Negão e o estreante Zé Eduardo, aos 30 e 35 minutos respectivamente.

Com a vitória, o ABC pulou para 14° posição na tabela com 31 pontos e segui fazendo uma ótima campanha no 2° turno.

Na sexta-feira (02) o ABC enfrentará o Ipatinga, o jogo acontecerá em Minas Gerais e será válido pela 28° rodada da competição.


Por: André Medeiros (Colaborador)

América perde de goleada em São Paulo

Foi um verdadeiro chocolate, o Mecão levou quatro gols da Ponte Preta e não conseguiu marcar nenhum, o duelo aconteceu no estádio Moisés Lucarelli, na noite desta terça – feira (29). Válido pela 27° rodada da Série B.

Os gols da Macaca foram marcados por Danilo Neco, que fez dois, Lins e Finazzi, carrasco do América no tempo que jogava pelo ABC.

Com 28 pontos o alvirrubro se mantém na zona de degola.

No próximo jogo, que acontecerá sexta-feira às 21 horas no Machadão, o América tentará a reabilitação contra o Campinense - PB.


Por: André Medeiros (Colaborador)

ESCOLAS SERÃO REFORMADAS EM CAICÓ.

O deputado estadual Vivaldo Costa (PR) anunciou nesta manhã que o Centro de Ensino Supletivo Senador Guerra será totalmente restaurado.

Além dela a Escola Estadual Joaquim Apolinário será reformada e um ginásio poliesportivo será construído, além de cursos profissionalizantes que serão instalados. O "papa" requereu os benefícios através da Assembléia Legislativa.

Prefeito apresenta Plano de Cargo e Carreira do Funcionalismo Público.

O prefeito Bibi Costa estará nesta terça-feira(29) a partir das 14h reunido com a bancada de vereadores de Caicó, no salão de reuniões do Centro Administrativo.

A pauta da reunião está centrada na apresentação do Plano de Cargo e Carreira do Funcionalismo Municipal que posteriormente estará em votação na Câmara. Caso seja aprovado, será publicado em diário oficial a data para a realização do Concurso Público Municipal.
Assessoria de imprensa.

Governadora assina contrato com Star Fly para viabilizar vôo de Mossoró para Natal.

A governadora Wilma de Faria vai assinar nesta quarta-feira (30), em Mossoró, protocolo de intenções com a empresa cearense Star Fly para a operacionalização de vôos no trecho Mossoró/Natal.

A solenidade está marcada para às 9h30, no aeroporto da cidade. A previsão é de que o vôo inicial da aeronave, modelo Bandeirante, seja realizado logo após a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A empresa Star Fly vai operar com uma aeronave modelo Bandeirante, com capacidade para 21 passageiros, sendo dois assentos destinados aos tripulantes. Neste trecho, a empresa está fazendo investimentos de 4 milhões de dólares. A tarifa para o trecho Mossoró e Natal ficará em torno de R$ 180,00, com duração de 40 minutos de viagem.

Entrega de viaturas – Na mesma ocasião, a governadora Wilma de Faria fará entrega de viaturas à Polícia Militar de Mossoró. O Governo do Estado está distribuindo 500 viaturas a diversos municípios potiguares. A cerimônia está marcada para o Aeroporto de Mossoró.
Assessoria de imprensa.

Emprotur apoia 1º Fórum de Turismo de Santa Cruz.

Santa Cruz sediou o 1º Fórum Municipal de Turismo, que ocorreu durante toda esta terça-feira (29) na cidade e tem como objetivo discutir as perspectivas para a atividade na região Agreste e Trairi. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e conta com o apoio da Empresa Potiguar de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (Emprotur).

O Fórum foi marcado por palestras de técnicos da Secretaria Estadual de Turismo, que debateram sobre o Programa de Regionalização do Turismo, que prevê a inclusão de várias cidades do interior do estado nos principais roteiros turísticos norte-rio-grandenses.

O presidente da Emprotur aproveitou a oportunidade para fazer uma análise das potencialidades turísticas de Santa Cruz e destacou a importância da estátua de Santa Rita para a consolidação do destino. “Discutimos a criação de vários produtos turísticos, como o artesanato e a gastronomia típicos da cidade”, detalhou Porpino
Emproturn

Iberê preside cerimônia de instalação do Comitê Piranhas-Açu.

Rio Grande do Norte e Paraíba, juntamente com a Agência Nacional de Águas (ANA), darão posse aos 80 membros do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Piranhas-Açu, amanhã, a partir das 14h, no município de Caicó (RN).

O vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídrico, Iberê Ferreira de Souza, preside o evento. “Este será um marco na gestão dos recursos hídricos brasileiro, pois estamos instalando o primeiro comitê instituído exclusivamente em território nordestino, em rio de domínio da União, que abrange dois Estados”, afirmou Iberê.

A Semarh preparou ainda, para o evento, uma exposição com todas as obras desenvolvidas. O CBH Piranhas-Açu foi criado por decreto do presidente da República em novembro de 2006. Empossado, o comitê começará a exercer competências relativas à gestão eficiente da água na bacia, a sua preservação e conservação.

“Esta é mais uma importante conquista do povo potiguar. As ações do Comitê terão impacto significativo sobre o desenvolvimento sócio-econômico da região”, disse ainda Iberê.
Assessoria de imprensa.

A DATA CERTA.

O SBT confirmou a exibição dos programas SBT Repórter que produzimos sobre o Seridó para o dia 14 de outubro e sobre Praias do Brasil, São Miguel do Gostoso, para o dia 25 de novembro.
Com a colaboradção de Sérgio Enilton

CAICÓ COMEMORA DIA DO IDOSO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL.

Na próxima quinta-feira (1º), data em que se comemora o Dia Nacional e Internacional do Idoso, a unidade Caicó da ONG MEIOS (Movimento de Integração e Orientação Social), realizará o “Encontro Possibilitando Sonhos – O Idoso na Construção de uma Sociedade Inclusiva”, dedicado aos idosos do município.

O evento reunirá cerca de 400 participantes e será aberto pela Filarmônica Recreio Caicoense, às 8h, na Praça da Liberdade. Em seguida, às 8h30, haverá uma caminhada em direção ao Complexo Ilha de Sant’Ana, local onde será realizado o restante da programação com apresentações culturais, incluindo o coral Meninas em Canto, do Grupo Santana, e danças folclóricas dos grupos Xote das Meninas e Idosas em Ação, pertencentes ao MEIOS e a Casa da Amizade.

A iniciativa é uma promoção do MEIOS, em parceria com Prefeitura Municipal de Caicó e Governo do Estado, e também incluirá ações de cidadania, lazer e cultura, por meio de corte de cabelo, maquiagem, manicure, verificação de pressão arterial e glicemia, além de exposição e comercialização de artesanatos e comidas típicas. O encerramento ocorrerá às 15h, com um momento forrozão.
Meios

Toscano Neto um comunicador de história

Com mais de 44 anos de carreira na área da comunicação, José Toscano Neto, 62 anos, iniciou sua trajetória em 1964; incentivado na época pelo ex-prefeito Paulo Medeiros e Eliel Bezerra (jornalista), sempre voltado à comunicação de Rádio e cobertura jornalística. Toscano Neto é hoje o atual assessor de comunicação da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores em Carnaúba dos Dantas.

O comunicador está sempre presente colhendo informações em eventos sociais e esportivos no Seridó, transmitindo para diversas rádios os fatos e acontecimentos da região seridoense. O mesmo não esconde a vontade de que no futuro os filhos ou netos venham seguir sua profissão. Perguntado quem hoje teria condições de lhe substituir no futuro, o radialista respondeu o jovem Anderson Dantas (Juquinha).

Toscano Neto é considerado um dos grandes profissionais, tendo trabalhando em rádios como Currais Novos, Rural AM de Parelhas e Cabugi do Seridó. Atualmente transmite futebol nas emissoras de rádios: Ouro Branco, Caicó, Rádio Seridó, Santa Cruz, Vale do Sabugi e Cenecista.

Enfim, nós da equipe do Jornal JCN – Jornal Carnaúba Notícias, queremos homenagear com essas simples palavras o radialista e comunicador Toscano Neto, pela sua grande contribuição durante esses 44 anos de carreira. Com certeza, Carnaúba dos Dantas se orgulha muito em tê-lo como informante diário de nossos lares. Continue firme nessa caminhada Toscano Neto.

Do Blog: Fico grato a Toscano por reconhecer que ele teve a oportunidade que merecia, quando éramos diretor artístico da Rádio Brejuí (Currais Novos). Ele era um jovem dotado de uma impetuosidade que empolgava os ouvintes. Soube crescer no sistema de comunicação do Seridó, por ser inteligente e humilde.

Fomos também o introdutor de diversos valores na vida radiofônica do Estado, como por exemplo, Badóglio Araújo (in memorian), em Parelhas; José Wilson (Cruzeta), Walker Anominondas (Campo Redondo), Iranildo Dantas (Cruzeta), Arnaldo Damião (Santana do Seridó) e Dumas Mamede em Picuí na Paraíba, entre tantos outros.
Fonte: JCN

PREFEITURA PAGA

Os servidores da Prefeitura de Currais Novos recebem o salário referente ao mês de setembro hoje terça-feira (29) nos caixas eletronicos da agencia do Banco do Brasil.

LINK NOVO.

Gustavo Nóbrega está de link novo.

Agora quem desejar acessar o blog de Gustavo Nóbrega é só acessar o www.gustavonobregarn.blogspot.com

ACARI NO SBT REPÓRTER

Será na próxima quarta-feira DIA 30 de setembro às 23:30 min, a exibição da reportagem sobre ACARI, no Programa SBT REPORTER.

Foi uma série de filmagens no Seridó, mostrando a diversidade cultural, o potencial turístico dos municípios que fazem parte do Roteiro Turístico do Seridó.
Com a colaboração de Sérgio Enilton

Acari


É considerada a cidade mais limpa do Brasil e abriga um importante acervo religioso do século XVIII. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu Histórico de Acari, por exemplo, foram tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1964. Esta cidade ainda oferece belas paisagens e uma natureza privilegiada. A Serra do Bico da Arara abriga em suas grutas, de março a setembro de cada ano, milhares de andorinhões, aves migratórias cuja origem ainda é desconhecida. O Açude Gargalheiras, com 40 milhões de metros cúbicos d’água, entre rochas e serras, é um espetáculo de rara beleza rústica.

Outros pontos turísticos, como as serras do Pai Pedro e da Lagoa Seca, também fazem parte do roteiro, assim como as formações rochosas naturais que brincam com a imaginação do visitante, como as pedras da Santa, do Avião e do Sapateiro. No Poço do Arthur, são encontradas inscrições rupestres datadas de dez mil anos. Cercada de montanhas e rochedos, Acari é uma das cidades mais antigas do Seridó. Em 1835, desmembrou-se de Caicó e passou a município. Tem 11.182 habitantes. Antiga aldeia dos índios cariris, seu nome tem origem em um tipo de peixe com escamas ásperas e deliciosa carne branca, comum no rio Acauã, que banha parte da região.

www.roteiroserido.com.br

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Começa a Festa do Setor Missionário Santa Terezinha

Começou hoje (28), com uma missa na residência da zeladora Maria Lizete de Vasconcelos, na Av. Dr. Ruy Mariz a 1ª Festa de Santa Terezinha.

Amanhã (29), na noite das ruas, o novenário será na residência de Alzina de Azevedo Medeiros.

Finalizando o Tríduo religioso no dia 30 de setembro, a novena ocorrerá na residência da zeladora Francisca Batista de Araújo.

No dia 1º de outubro, dia dedicado a Santa Terezinha às 6:30h, acontecerá missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Após a santa missa reunião ordinária da Pia União de Santa Terezinha.

Vereadores jardinenses prestigiam filiação de Dr. Edimar ao PR




Os vereadores Gilberto Valdeger (PSB), Anchieta Júnior (PR), José Dantas (PP) e Ana Vilar (PSB), prestigiaram no último sábado na Câmara Municipal de Jardim do Seridó, a filiação do médico Dr. Edimar Medeiros ao Partido da República (PR).

Dos cinco edis eleitos pelo sistema comandado pelo ex-prefeito, apenas Iron Júnior (PP), com ausência devidamente justificada não participou do evento que reuniu centenas de simpatizantes.

“Foi um grande momento para a política do Rio Grande do Norte, principalmente para Jardim do Seridó. Aqui estiveram lideranças de todas as localidades do Estado, mostrando assim conceito de Dr. Edimar”, disse o presidente da Casa, Gilberto Valdeger.

O evento ainda marcou também a filiação do ex-vereador jardinense, Leoni Azevedo ao Partido da República (PR). Ele é hoje o Secretário de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, que por sinal é administrada por Jaime Calado, que integra os quadros do partido no Estado.

CONFRATERNIZAÇÃO EM PARNAMIRIM.

O blog compareceu no fim de semana a confraternização do casal Michael Damasceno/Marúsia, em Parnamirim, em virtude da confirmação de que mais um rebento estará chegando para alegrar a sua casa.

Fomos muito bem recebidos e tratados com muita cortesia pelo casal. Estiveram presentes Luciano Oliveira e Cristiane, Flávio e Meire, João, Terezinha (mãe do anfitrião), Douglas (filho do anfitrião) e Fátima.

Michael é sobrinho de uma grande figura que a muitos anos mora em Currais Novos, Chico da Cohab.

NOVO POSTO DE SAÚDE SERÁ INAUGURADO EM CURRAIS NOVOS.

Em solenidade amanhã terça-feira (29) às 16h presidida pelo prefeito Geraldo Gomes será entregue oficialmente a população de Currais Novos, no bairro do Parque Dourado o Posto de Saúde que terá o nome de “Prefeito Vilani de Melo Lula”.

O Secretário Municipal de Saúde José Gomes disse que a nova unidade de atenção básica a saúde contará com uma equipe do Programa “Saúde da Família”.

Com o novo posto o atendimento na Policlínica “Monsenhor Ausônio Araujo” tende a desafogar, já que a demanda que estava sendo atendida pela Policlínica passará a partir de agora para ao Posto do Parque Dourado, que já começará a atender segundo Gomes, já na quarta feira (30).
Assessoria de Imprensa - PMCN

Estrada do Cruzeiro será pavimentada.

Deve ser iniciada nesta semana a obra de pavimentação a paralelepípedo da estrada de acesso a Pedra do Navio, onde está o Cruzeiro marco religioso de Currais Novos.

O serviço será a partir da BR 226, passando ao lado do Santuário de Nossa Senhora de Fátima no bairro Paizinho Maria.

Sexta-feira passada o Secretário de Infra-estrutura e Serviços Urbanos Raimundo Marinho, juntamente com Caio Pôncio engenheiro da prefeitura estiveram no local, com representantes da empresa que executará os serviços, num convenio entre a Prefeitura de Currais Novos e Ministério do Turismo.
Assessoria de Imprensa - PMCN

PSF'S DA ZONA RURAL EM ACARI ENFRENTAM PROBLEMAS.

Vereadores da oposição recebem varias reclamações sobre o péssimo estado de conservação da parte física e estrutural dos PSF”s da Zona Rural.

Os vereadores Ari do Hospital, Zé Gentil e Félix Bezerra, da Cidade de Acari, resolveram fiscalizar e apurar as reclamações, e o pior, constataram a realidade deprimente em que se encontra a saúde na Zona Rural Acariense.

O posto de saúde da localidade denominada como Cacimba do Meio (Beira do Rio), encontra-se em total estado de abandono.

O prédio em precário estado de conservação e, inclusive com “FEZES” de Morcegos por todos os lados, com apenas um médico, abrindo para atendimento uma vez a cada 15 dias.

Comenta-se também, que os equipamentos estão enferrujados, principalmente a mesa e a maca utilizada para os primeiros procedimentos, infelizmente não tivemos como averiguar, já que os postos estavam fechados.

Perguntei a algumas pessoas que encontrei, como eles faziam no caso de uma necessidade de urgência, as respostas eram sempre as mesmas, “Temos que buscar socorro na cidade”, detalhe, de onde está localizado o posto até a cidade são 21 KM’s.

Numas condições dessas, se por ventura uma pessoa sofrer uma picada de cobra, pode morrer antes de chegar ao Hospital que fica na cidade.

Já no posto da Comunidade Vaca brava, em relação a estrutura física a situação é um pouco melhor, mas, a exemplo do posto da Cacimba do Meio, só há atendimento médico a cada 15 dias .

Á auxiliar de enfermagem porém, está cumprindo uma licença médica, devido seu esposo está muito doente e ela esta cuidando do mesmo.

A Secretaria de saúde não nomeou outro (a) auxiliar para o posto, esse também estava fechado, perguntei as pessoas presentes, o que faziam no caso de uma urgência, resposta não foi muito satisfatória.

Disse as pessoas, “Temos que ir para a cidade a procura de socorro medico”, detalhe , da Vaca Brava para a cidade, são 30 Km’s.

Os vereadores defendem que sejam colocados médicos nos postos dos PSF’s da Zona Rural pelo menos, uma vez por semana, e que, tenha todos os dias um auxiliar de enfermagem nesses postos para pelo menos, dá uma assistência de primeiros socorros.

Os vereadores, estão fiscalizando e ao mesmo tempo reivindicando melhorias para os moradores das comunidades.
Com a colaboração de Damião Nelder.
Fotos:Chagas Silva

Vereador Iron Júnior tem seu nome exaltado durante evento do PR


O vereador Iron Júnior (PP), mesmo impossibilitado de participar do ato de filiação do médico Dr. Edimar Medeiros, por está acompanhando a sua esposa na capital do Estado no seminário do PSDB, no qual ela é a presidente municipal, teve o seu nome ovacionado durante o evento na Câmara de Vereadores em Jardim do Seridó.

Tudo começou quando o deputado estadual Vivaldo Costa (PR), que por sinal abria o acontecimento, iniciou o seu discurso citando os nomes das lideranças jardinenses presentes ao local.

Após se dirigir aos vereadores do sistema político liderado pelo médico Dr. Edimar Medeiros, quando agradeceu a presença de Anchieta Júnior, Gilberto Valdeger, José Dantas e Ana Vilar, por perceber que ele não estava na Casa ou por equívoco, Vivaldo Costa não fez referência ao vereador pepista.

Porém, as pessoas que prestigiavam começaram a gritar Iron Júnior... Iron Júnior e quando o Papa Jerimum falou o nome do edil, a multidão foi ao delírio em um coro só exaltando o líder da oposição jardinense.

Isso nada mais é do que uma clara demonstração de atração que Iron Júnior possui junto aos simpatizantes do seu sistema, conquistado através da sua postura firme na oposição ao atual prefeito Jocimar Dantas (PMDB).

Em seu primeiro mandato, o parlamentar tem se destacado na Câmara Municipal, por expor os problemas da população e buscando providências junto aos órgãos competentes. Como também, fiscalizando o Poder Executivo Municipal, papel que a ele compete.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA FACULDADE DO SERIDÓ

Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização Lato Sensu em: Educação para o Ensino e a Gestão da Faculdade do Seridó (FAS).

A duração do curso será de 20 meses (carga horária 360 horas). O curso de Educação para o ensino e a gestão traz no currículo disciplinas atualizadas e com conteúdos condizentes com as necessidades profissionais do mundo contemporâneo.

Isso proporciona ao profissional uma capacidade técnica, capacidade prática e, sobretudo, a capacidade relacional de articulação e liderança necessárias para agir junto às novas dinâmicas do conhecimento, desenvolvimento tecnológico e relacional.

Para obter mais informações (como número de vagas; Corpo docente; Disciplinas; Investimento, etc.) em anexo ou diretamente no site de divulgação do curso (http://www.faculdadedoserido.com.br), através do telefone (0XX84) 3412-3377 ou e-mail: fasposgraduacao@hotmail.com

PSDC DE CURRAIS NOVOS PRESTARÁ HOMENAGEM A DJALMA FÉLIX.

De Currais Novos, meu amigo Inácio de Colombita nos manda notícias do PSDC:

"O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) de Currais Novos(RN), realizará encontro no dia 11 de Outubro do corrente ano, na fazenda de Djalma Felix no mesmo dia do seu aniversário para prestar homenagem ao mesmo.

Será feito debate das futuras filiações partidárias a essa agremiação política, visando o crescimento desta para próximas disputas com grande possibilidade de eleger o Vereador à Câmara Municipal de Currais Novos.

Momento outro para união deste grupo político, para próximas eleições de 2010 e 2012 sempre buscando o crescimento desta agremiação política, foi feito convite ao Presidente Estadual do PSDC Dr. Joanilson de Paula Rêgo, pré-candidato a Senador pela legenda, para esse encontro."

Iberê visitou Touros, Jucurutu, Triunfo e São Vicente, sábado.


O vice-governador Iberê Ferreira de Souza percorreu diversos municípios do interior neste sábado (24). No início da noite, Iberê prestigiou a feirinha de São Miguel, padroeiro do município de Jucurutu, ao lado do prefeito Júnior Queiroz e da governadora Wilma de Faria. Em Triunfo Potiguar, ele participou da missa em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, juntamente com a deputada federal Sandra Rosado e com o prefeito Gildenor da Fonseca.

O vice-governador encerrou a noite na festa do padroeiro do município de São Vicente, no Seridó.

Pela manhã, o vice-governador e secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos participou da audiência pública para apresentar o projeto de revitalização de 27 km do rio Maceió, em Touros.

A Semarh irá iniciar a ação com um grande mutirão marcado para o próximo dia 24 de outubro.
Assessoria de Imprensa.

Wilma participa de festas de padroeiros em Jucurutu e São Vicente.


A governadora Wilma de Faria participou hoje (sábado) das festas dos padroeiros de Jucurutu e São Vicente, na região Seridó. Em Jucurutu, ao lado do prefeito Júnior Queiroz, do vice-governador Iberê Ferreira, presidente da Assembléia Robinson Faria, deputado estadual Nelter Queiroz e prefeitos da região, a Governadora visitou a tradcional Feirinha de São Miguel do Arcanjo, uma das mais tradicionais festas populares do município.

De Jucurutu, Wilma de Faria seguiu para São Vicente, onde foi recebida pelo prefeito Dr. Bezerra. Lá, participou da nona novena de São Vicente. Wilma de Faria é a primeira chefe do executivo estadual que participa de uma festa de padriera em São Viicente, e foi muito bem recebida pela população.
Assessoria de Imprensa