segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

BANDO DE LAMPIÃO ESTEVE NA FAZENDA ALÍVIO NO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS.

Respondendo a um internauta sobre a presença do bando de Lampião na Fazenda Alívio, eis o que o professor Joabel Rodrigues de Souza, autor do livro "Centenário de Nascimento de Sílvio Bezerra de Melo", diz na página 15 sobre o assunto:

"Sílvio e José Bezerra, primos carnais foram passar uns dias no sítio Alívio pertencente aos avós (filho de Antônio, irmão de Tête Salustino e Ritinha, irmã de Tomaz Salustino).

Lindolfo, irmão de Tomaz, anunciou a presença do bando de lampião nas proximidades do sítio Alívio, município de Currais Novos, recomendando aos presentes as providências necessárias a chegada do capitão Antônio Silvino.

Sílvio Bezerra e José Bezerra de Araújo, brincavam no terreiro da casa quando a cavalaria chegou com vários homens armados, vestimentas e chapéus iguais liderados pelo capitão. O capitão Silvino, homem alto, pele branca, bigode largo, maneroso, gostava de afagar crianças.

Logo se aproximou do garoto Sílvio Bezerra colocando-o no cavalo enquanto se dirigia ao proprietário Manoel Salustino, seguido por seus companheiros dizendo que ia passear com o menino Sílvio, o galeguinho, como foi chamado.

Dona Ananília preparou comida para os cangaceiros, que, sentados a mesa, somente se alimentaram quando o dono da casa iniciou a refeição, afastando assim o risco de envenenamento.

Manoel Salustino, a pedido da esposa, pegou uma certa importância em dinheiro, oferecendo ao visitante, que não aceitou. Disse que diante da hospitalidade do casal passaria mais alguns dias na casa farta e agradável.

Foi embora, o bando de cangaceiros, depois de uma semana, a angústia de dona Ananília, Sílvio Bezerra e José Bezerra. Logo no dia seguinte, foram devolvidos aos pais. Sílvio em Barra Verde e José na casa da Vila, em fase de acabamento.

Os meninos liderando as brincadeiras passaram a imitar os cangaceiros. E quando interrogados respondiam: "so faziam jogar cartas com meu avô, comer queijo, feito por vovó e dormia nas redes dos alpendres". Foi a única imagem pacífica, na visão inocente das crianças, deixada pelos cangaceiros, liderados pelo capitão Antônio Silvino".

Nota do Blog: o amigo Bira Viegas pede emprestado o livro de Sílvio Bezerra. Logo que chegue aí em Jardim emprestarei.

2 comentários:

  1. SILÊNCIO INSURDECEDOR! Caro Bloqueiro,o que aconteceu com a oposição em Acari.Parece que ao assumir a prefeitura,o vice-prefeito Alexandre Fernandes intimidou a oposição por lá.Acabou-se aquela efervessência do eterno candidato Isaias Cabral?O que o Dr Alexandre sabe que TOM não sabe?O fato é que a oposição parece preferir atacar o prefeito com nome de gato.Porque será?

    ResponderExcluir
  2. Gostei do relato da passagem dos cangaceiros por Currais Novos! Parabéns. Gostaria de ler algo mais da estadia tbm pelo Seridó. Resgatando nosso passado. Obrigada.

    ResponderExcluir