segunda-feira, 22 de março de 2010

ÊXITO TEVE O CONGRESSO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR.

De 19 a 21 do corrente foi realizado, em Caicó, no Centro Pastoral Dom Wagner, o I congresso Diocesano da Pastoral Familiar, com a presença de cerca de 80 pessoas da Região Seridoense, notadamente membros de pastorais, serviços, movimentos, comunidades de vida, religiosos, presbíteros e diácones, convocados a uma reflexão sobre a resposta da igreja as dificuldades da família de Hoje, sendo ela santuário da vida e do amor.

De Jardim do Seridó, participaram os casais, Vereador José Dantas e Odilma, José Ailson Dantas e Goreth Dantas, Marcos Jardim e Márcia, Zé Araújo e Vânia.

No dia 19, tivemosa abertura do evento, formação da mesa, apresentação por zonal e a palestra do pároco de Santana, de Currais Novos, padre Welson Rodrigues do Nascimento.

No dia 20 de março o congresso teve a seguinte programação: palestra de Henrique e Márcia, casal coordenador Regional da Pastoral Familiar. À seguir partilha grupal das temáticas apresentadas com os padres, diácones e religiosos presentes; conferência do diácono Francisco Teixeira, da arquidiocese de Natal com mesa redonda, na sequência dirigida por ele; palestra do casal José Taumaturno e Iza membros da arquidiocese de Natal e da pastoral familiar; apresentação do projeto diocesano “missão jovem” por Maria Dalva Dantas, articuladora da comissão diocesana do setor; finalmente a palestra do Padre Manoel Pedro Neto, coordenador das comissões das grandes campanhas.

No último dia – domingo 21/03, acolhida e missa do 5º domingo da quaresma tendo como celebrante o monsenhor Edson e a palestra do padre Fabiano Mauricio Dantas, reitor do Seminário Diocesano.

No final do conclave, circulo por zonal, conforme a orientação da comissão Diocesana, apresentação das propostas e cerimônia do envio.

Do congresso esse blog tira essa colocação: “Hoje, diante de uma sociedade impregnada de falsos valores, falta de ética e de escrúpulos, com total separação entre fé e vida, temos como conseqüência um distanciamento entre critérios evangélicos e o mundo do trabalho, da economia, da política, da ciência, da arte, da literatura e dos meios de comunicação social. Em conseqüência decorrência, a família sem a plena consciência de sua presença a igreja é afetada por uma profunda incoerência entre a fé que deve professar e praticar e o compromisso que assume na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário