sexta-feira, 23 de abril de 2010

Estado terá nova vacina pneumocócica para crianças a partir de 1º de maio.

A partir do dia 1º de maio, todas as crianças menores de dois anos do Rio Grande do Norte irão receber gratuitamente, nos postos de saúde, a vacina pneumocócica 10-valente – que protege contra a pneumonia pneumocócica, meningite, olite, sinusite e outras infecções causadas pela bactéria pneumococ.

A nova vacina foi incluída no Calendário Básico de Vacinação da Criança pelo Ministério da Saúde. Antes dessa medida, a pneumocócica 10-valente apenas estava disponível em clínicas particulares, ao custo médio de 275 reais. Com a oferta gratuita das doses, a meta do Ministério da Saúde é vacinar seis milhões de crianças com menos de dois anos de idade em todo o Brasil. A previsão é reduzir, no prazo de cinco anos, em 83% o número de internações por pneumonia no país.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde Pública, Jeanny Guedes, o Ministério da Saúde enviará ao Estado 19 mil doses mensalmente. "Neste primeiro mês, quando a vacina está sendo inserida no calendário, serão 30 mil doses. E nos meses subsequentes, receberemos 19 mil doses regularmente, a cada mês", explicou a coordenadora.
A.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário