quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Governo vai levar água para mais de 30 mil pessoas em 135 comunidades rurais.

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), está investindo R$ 2 milhões para ampliar o abastecimento de água em comunidades rurais.

A expectativa da empresa é que, com a conclusão dos sistemas de abastecimento, sejam atendidas 32,5 mil pessoas em áreas de assentamentos, sítios, distritos e comunidades que ficam distantes das zonas urbanas até 2012. A meta é levar água para mais 135 comunidades rurais, muitas delas hoje consumindo água de qualidade duvidosa, captada em açudes e barreiros localizados distantes das moradias.

Segundo o assessor de Saneamento Rural da Caern, Marcelo Queiroz, atualmente a Caern, através do modelo de autogestão, leva água de boa qualidade para 2.700 famílias, cerca de 13,5 mil pessoas, em comunidades instaladas ao longo das adutoras espalhadas por todas as regiões do Estado e outras abastecidas através de poços tubulares, totalizando 39 comunidades rurais.

O modelo chamou a atenção da revista Sanear, uma das mais importantes do setor de saneamento do Brasil, publicada pela Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe). Nesta quinta-feira (21), o jornalista Aurélio Prado, da Aesbe, fará uma visita a comunidades que implantaram o modelo adotado pela Caern.
A.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário