sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

VISITA DA EQUIPE DA TV BRASIL AO SERIDÓ.

Mais uma vez o Seridó será exibido nas telas da televisão. Dessa vez, será por intermédio da TV BRASIL de São Paulo, canal 02 ou 03 na antena parabólica. A visita ficou por conta da equipe de reportagem composta pelo Repórter-Produtor Herbert Henning e o Cinegrafista Léo, ambos de São Paulo.

Programado de acordo com a pauta a ser exibida que trata da música, do artesanato, das paisagens naturais e o patrimônio cultural voltado para as impressões do cotidiano seridoense - o fazer de sua gente. E, isso mais que nunca o "Seridoense" tem cultura de encher os olhos.

Em Acari, precisamente, a Equipe esteve visitando o Museu do Sertanejo mostrando todo o universo cultural do seridoense. Em seguida visitamos o artesão/artista Dimauri Lima que sabe expressar sua arte em sucata produzindo figuras ou personagens do dia a dia e com a preocupação sobre o meio ambiente reutilizando a sucata de automóveis etc.

A caminho para o Gargalheira visitamos o artesão/artista Josenildo Dantas que mostrou uma arte diferente que divulga o místico, gótico, imaginário, impressões da mitologia apresentada em cerâmica, sucata, pedras etc. Outra arte a ser divulgada enquanto patrimônio cultural, sua beleza atrai turistas o ano inteiro.

Chegando à Gargalheira fomos até a parede do açude, onde a equipe ficou horas e horas vislumbrando a beleza incomparável de nosso maior patrimônio - o "GARGALHEIRA". Lá podemos observar o encantamento da equipe ao chegar à terceira maravilha do RN. Imagens marcantes como o personagem tradicional das águas - aquele pescador, mesmo solitário estava ali para mostrar sua experiência de sertanejo.

Depois, fomos até a Pousada Gargalheira saborear um cardápio bem sertanejo a base de tilápia e camarão. Prosseguindo o roteiro, chegamos à Fazenda Pitombeira, onde o anfitrião Marcus Nepomuceno, com toda sua hospitalidade abriu as porteiras do lugar para mostrar a cultura genuinamente sertaneja.

Participamos de uma "PEGA DE BOI" e a manifestação cultural da "ARGOLINHA", praticada pelos vaqueiros veteranos (Raimundo do Belém, Zé Ferreira, Juca Moisés, Eronides Souza, Félix da Pendanga, Naldo, Zeca de Tôtô, Zé Leite e Zé Mário, Veinho, Zé das Pinturas, Toinho Medeiros, Ivan da Pitombeira, Ailton do Pedra e Cal, Ademildo Pedro), estes fizeram a demonstração de uma atividade marcada por uma simbologia de traços que preservam a tradição da cultura do vaqueiro.

Além da cantoria, do grito do aboio encenado por Zeca de Tôtô e Adriano Batista (Veinho) que enalteceram a Equipe de Reportagem em sua poesia.
Sérgio Enilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário