O Galo cantou no terreiro alheio

O Corintians de Caicó, o Galo do Seridó, venceu por 2 a 1 o todo poderoso América em pleno Machadão e está na final do 1° turno do campeonato estadual do RN.

Os três gols da partida foram marcados de pênalti. O alvinegro sinalizou com Marcão e o recém contratado Nonato (ex Bahia), enquanto Thoni descontou para o time da casa.

Apesar da derrota, o América vai fazer a final com o Corintians. O clube foi beneficiado pela a derrota do Baraúnas e o empate do ABC, equipes que também poderiam chegar a final.

Segundo a FNF (Federação Norteriograndense de Futebol), as partidas finais acontecerão nos dias 03/03 (quarta-feira) e 07/03 (domingo), com vantagem para o time seridoense por ter acabado o turno na primeira colocação da classificação geral.

AMÉRICA
Rodolpho; Thoni. Edson Rocha, Adalberto e Rogerinho (Berg); Elielton, Robson Lima (Vaguinho), Saulo e Aloisio (Assis); Adriano Magrão e Ronny.
Professor: Carlos Moura

CORINTIANS-RN
Davi; Gabriel, Marcão, Deyvison e Geovane (Índio); Rafael Potiguar, Zé Maria, Deilson, Marquinhos (Skilo); Nonato e Marcos Alagoano (Samuel).
Professor: Pedrinho Albuquerque

Outros resultados

Santa Cruz 2 x 0 Pauferrense
Potyguar – CN 2 x 2 ABC
Alecrim 2 x 1 Baraúnas
Potiguar – MO 0 x 2 ASSU

Por André Medeiros (colaborador).

OBRIGADO PASTOR JOÃO BATISTA

Morei 50 anos em Currais Novos. Conheço todo mundo e todo mundo me conhece, até porque fui comunicador, radiofônico das rádios Brejuí, Currais Novos e Ouro Branco; jornalista do Diário de Natal, articulista de vários órgãos da imprensa local.

Assessor de comunicação das administrações Geraldo Gomes, Vilani de Melo Lula, Bitamar Bezerra Barreto, José Dantas de Araújo e Mozar Dias de Almeida, daí ter convivido com o “povão” e outros seguimentos da sociedade.

Ainda de quebra, Siderley Toscano, que foi vereador comigo, me testou, por amizade, na TV a Cabo, que ele implantou em Currais Novos, nesse pioneirismo, que ele sabia ter, e andei dando notícias.

Em Currais Novos, fiz administração de Empresa, na UFRN, e fui político, assessor de políticos, como Dinarte Mariz, José Agripino, Tarcísio Maia, Grinaldi Ribeiro, Silvio Bezerra, Teodorico Bezerra e outros meios votados. Com esse “currículo” era impossível não ser conhecido.

Pois bem, depois de me aposentar do Rádio, do diário e da Mina Brejuí, vim morar em Jardim, do Seridó, por conta do meu segundo casamento, mais sinto que o povo de Currais Novos continua sentindo falta do “divulgador das chuvas”.

Toda essa conversa, serve para agradecer ao Pastor João Batista, um amigo fraterno, que nunca misturou, comigo, religião nem política. Admirava ele pela rapidez do seu raciocínio, inteligência e tenacidade farta.

João Batista tem há muito um programa na TV a Cabo, às 12:30, diariamente, de muita audiência. Serve até de referência cultural. Quinta-feira passada fui lembrado por ele na TV. A minha foto, ao lado dos políticos serviu de referência para a pesquisa com os milhares de ouvintes.

João Batista, vários curraisnovense que comercializam na feira de Jardim, dentre ele Chagas, da verdura, e Marta, da bijouteria, me procuraram para narrar o fato. Pedi seu telefone e vou ligar para agradecer. Faço isso também através do meu blog.

Devo uma entrevista ai, sobre minha vida radiofônica em Currais Novos. Fui convidado por essa inteligência viva, que é Siderley, e pela comunicadora Ana Paula, a quem admiro pela facilidade de se comunicar com o telespectador.

Estou reunindo dados para escrever um livro sobre minha vida política ao lado de Dinarte Mariz. Quando estiver muitos subsídios, vou pedir à você, João Batista, e a Siderley, para dar esse depoimento e relembrar o tempo que trabalhava com Siderley na Rádio Brejui e ele “pintava o sete” com sua verve humorística.

Currais Novos, me deu tudo na vida. Recentemente, João Neto me homenageou, com meu nome na sala de imprensa da Camara Municipal. Ele estava certo. É gostoso ser homenageado vivo.

Obrigado João Batista pela lembrança e atenção. De coração, digo: você não mistura “alhos com bugalhos”. É coerente e sábio.

ANA BEZERRA : A NOSSA HEROÍNA.

Nasceu na fazenda Bom Sucesso, no município de Currais Novos, no dia 3 de março de 1919. Seu nome: Ana Bezerra de Medeiros Galvão da Câmara, filha de José Bezerra de Medeiros Galvão e Maria Amélia de Menezes Galvão.

Recebeu o nome de Ana em homenagem as minhas avó e bisavó paternas que também se chamava Ana. Outra homenagem a ela: Nossa Senhora de Santana padroeira de Currais Novos.

Foi batizada no dia 6 de maio de 1919, na Igreja de Santana pelo padre Brilhante, sendo a 4ª filha, entre 22 irmãos.

Ana Bezerra, que é vida, completa 91 anos, dia 3 de março, é viúva de Miguel Honório da Camara Filho e mãe desse blogueiro e mais Elmo, Miguelzinho, Eletiel e Aparecida reside em Natal em companhia de dois filhos e uma nora.

Fiz a biografia dessa mulher extraordinária, guerreira, heroína, simples, alegre e bondosa, que ama a Deus sobre todas as coisas, e a seus filhos, familiares e amigos. Queremos agradecer a ela, Ana, a mulher mãe, avó, companheira e amiga, que nos ensinou os primeiros passos, nos educou e orientou a trilhar todos os caminhos da vida.

Obrigado, senhor pela mãe que nos destes. Ela vai, apesar da idade e o mal de Parkinson, sendo o rumo e o exemplo para nossas existências. Da prole numerosa, 22 irmãos, estão vivos, mamãe e minhas tias Neném, Maria e meu tio Antônio.

Recentemente faleceu em Currais Novos, onde residia, meu tio Bezerra, irmão dela. Registro a data em meu nome, em nome de meus irmão e demais membros da família. Um beijo, mamãe, Ana, pelo seu aniversário. Espero dizer a mesma coisa no próximo ano.

Maia reafirma apoio do PR para candidatura de Iberê

O deputado federal João Maia, presidente do diretório estadual do PR no Estado, aproveitou a festa de aniversário do vice-governador Iberê Ferreira (PSB), na manhã deste sábado (27) em Santa Cruz, para reafirmar o apoio do Partido da República no projeto de levar Iberê ao Governo do Estado nas eleições deste ano.

Em suas recentes entrevistas, João Maia já tinha deixado claro que não tinha nenhuma condição de apoiar uma candidatura contrária a do Governo Lula no Estado. Seu partido, além de ser um dos principais aliados do PT, em âmbito nacional e estadual, está à frente de um dos mais importantes ministérios, o dos Transportes, responsável pelos maiores investimentos de infra-estrutura nos últimos tempos no Rio Grande do Norte.
A.I

PREFEITURA REALIZA PAGAMENTO DE SEUS SERVIDORES

Amanheceu hoje nas contas dos servidores efetivos da prefeitura de Carnaúba dos Dantas, nas agências do Banco do Brasil S/A o pagamento dos salários relativo ao mês de fevereiro/2010.

O pagamento vem sendo priorizado pela administração municipal num evidente compromisso com os servidores municipais.

Vale lembrar, que o prefeito municipal está cumprindo rigorosamente o plano municipal do magistério que previu um substancial aumento nos salários daqueles barnabés.
A.I-PMCD

Mais de 60 prefeitos prestigiam missa de aniversário em homenagem a Iberê

Milhares de pessoas participaram na manhã deste sábado (27) da missa em Ação de Graças pelo aniversário do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que comemorou também 40 anos de vida pública, na Igreja Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Mais de 60 prefeitos de todas as regiões do Rio Grande do Norte prestigiaram a comemoração, assim como deputados federais e estaduais, ex-prefeitos, vereadores e lideranças.

A vida pública do atual vice-governador foi destacada nas palavras de homenagens do vice-prefeito de Santa Cruz e filho de Iberê, João Olímpio Ferreira de Souza. Emocionado, Joca pediu licença aos políticos presentes para falar de "Iberê como pai, um exemplo para nossa família e o meu referencial".

A governadora Wilma de Faria foi objetiva ao falar do vice-governador, a quem caracterizou como fiel, ético e leal. “O sucesso de Iberê é o sucesso do Rio Grande do Norte e de seu povo. Estou 100% com você, Iberê, nesta luta”, enfatizou.

O deputado federal João Maia foi um dos políticos a ressaltar o prestígio que Iberê tem com os prefeitos e a responsabilidade de continuar o da governadora Wilma de Faria e do presidente Lula “A quantidade de pessoas aqui, hoje, demonstra que você essa luta não é apenas sua, é nossa, é de todo o Rio Grande do Norte”. Já Henrique Alves garantiu o apoio de seus liderados no PMDB ao vice-governador. “Que o PMDB de Aluízio Alves se prepare. Os prefeitos do PMDB estão com você”. O deputado federal disse ainda que, em reunião com o presidente Lula, pedirá atenção especial do presidente a Iberê.

Emocionado, o vice-governador agradeceu ao padre Valdair Lira e a todos os presentes “Em toda a minha vida pública, nunca tive inimigos, tive adversários políticos. E não terei medo de enfrentá-los nessa luta pelo Rio Grande do Norte”, garantiu Iberê. O vice-governador fez questão de citar o nome dos mais de 60 prefeitos presentes. Os deputados estaduais Ezequiel Ferreira, Márcia Maia, Wober Júnior, Nélter Queiroz e Gustavo Carvalho também foram prestigiar Iberê.

40 anos de vida pública - Natalense, nascido em 27 de fevereiro de 1944, Iberê é advogado de formação e tem em sua carreira política dois mandatos como deputado estadual (1971 a 1979) e seis mandatos como deputado federal. O atual vice-governador é também titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e assume o Governo do Estado a partir de abril, com a descompatibilização da governadora Wilma de Faria
A.I
Fotos:Alberto Leandro

VEREADORES JARDINENSES, LIGADOS A EDMAR DANTAS, TOMAM NESTE SÁBADO CAFÉ DA MANHÃ COM VIVALDO COSTA.

Os edis Iron Júnior e Anchieta Júnior estiveram em Caicó na manhã deste sábado tomando café da manhã com o deputado Vivaldo Costa. Os vereadores de Jardim do Seridó analisaram, com o líder político seridoense, o momento político atual principalmente a eleição da mesa Câmara Municipal jardinense que ocorrerá na próxima quarta-feira, devendo ser candidato a presidência Iron Júnior, integrante da oposição ao prefeito Jocimar Dantase ligado politicamente ao ex-prefeito Edmar Dantas.

Foi, pelos visitantes, questionado o novo posicionamento de Vivaldo Costa, com relação ao pleito para governo do Estado, com a adesão do líder caicoense a candidatura de Rosalba Ciarlini e as implicações dessa posição na política jardinense.

Anchieta Júnior é ligado a Vivaldo Costa desde muito tempo e comunga com seus pensamentos. Foi também, na caravana, o ex vice-prefeito José da Noite. Iron Júnior, saiu de jardim, disposto a apoiar Vivaldo para deputado estadual. “É, conversando é que se entende já dizia aquele sábio”.

CÂMARA MUNICIPAL DE JARDIM ELEGERÁ NOVA MESA DIRETORA

Na próxima quarta-feira, dia 3 de março, a Câmara Municipal de Jardim do Seridó, realizará uma sessão solene para empossar os novos funcionários, aprovados por meio de concurso público, realizado em janeiro próximo passado, sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2010 e sessão especial de eleição da nova mesa diretora da Câmara. O evento começará às 17 horas. O traje a ser utilizado é esporte fino.

Primeiro semestre em Caicó será de inaugurações.

Este primeiro semestre em Caicó será de inaugurações, segundo assessoria do prefeito Bibi Costa não serão poucas.

Será inaugurada e entregue as casas do conjunto Nova Caicó, também será inaugurado o novo mercado público, como a Praça José Augusto.

O prefeito ainda pretende inaugurar a nova rodoviária e começar as obras do shopping popular. na última terça-feira (24), o prefeito Bibi Costa viajou a Natal, para tratar de assuntos administrativos.

Nas secretarias do governo estadual, o prefeito foi buscar recursos financeiros em assinaturas de alguns convênios, entre eles, para o calçamento de ruas.

O prefeito ainda esteve reunido com a juíza Maria Zeneide, coordenadora do núcleo de projetos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, onde conversou sobre a 2ª edição do Programa Justiça na Praça em Caicó. O evento será marcado para o fim do mês de abril.
A.I-PMC

AUMENTARÁ O NÚMERO DE DIZIMISTAS EM JARDIM DO SERIDÓ.

A semana dizimista que começou domingo e termina dia 28/02, conseguiu sensibilizar um percentual relativo de católicos, graças a análise das “três dimensões”, religiosa, social e missionária, nos 10 setores missionários.

Os coordenadores levaram os futuros dizimistas a refletir sobre o dízimo e sua fundamentação bíblica recebendo os organizadores nos cinco encontros sugestões de como deve ser feito a “mídia” sobre essa opção de fé e como deve ser empregado para atender as dimensões.

Em Jardim do Seridó a média mensal de arrecadação é em torno de 11 mil reais e em alguns meses para atender a dimensão religiosa (pagamento de padres, manutenção de casa paroquial, subsídios dos funcionários, despesas com as igrejas) o caixa da paróquia fica inadimplente, trabalhando no vermelho.

Existem três despesas que se incluem no que é arrecadado pelo dízimo de Jardim: a casa das freiras, com o monsenhor Ernesto Spínola e o percentual para a Diocese.

Com a transparência da paróquia, prestando conta do que arrecada e gasta o dizimo é bem aceito na cidade. No fim do ano a arrecadação melhora com o Laudêmio.

Governadora entrega 15 veículos para municípios vencedores do Selo Unicef.


Quinze municípios da região Seridó receberam hoje do Governo do Estado veículos como premiação por ter conquistado o Selo Unicef. A solenidade de entrega foi no Clube da Caern "Pingo D"água" e, além da governadora Wilma de Faria, contou com as presenças do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, e de prefeitos de toda região.

Os veículos foram entregues aos prefeitos de Acari, Bodó, Currais Novos, Cruzeta, Equador, Ipueira, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas, São João do Sabugi, São Vicente, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte e Tenente Laurentino. Em breve serão entregues mais 28 carros, totalizando 43 automóveis que serão utilizados pelas prefeituras.
A.I

RN sedia BNTM.

Em mais uma ação de promoção e divulgação, o Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e Secretaria Estadual de Turismo, conseguiram fazer com que o RN sedie a Brazil National Tourism Mart (BNTM) em 2011. “A conquista acontece dois anos antes da data oficial do evento. E será confirmada num jantar oferecido para os participantes da feira durante a BNTM deste ano, em Pernambuco”, anunciou o presidente da Emprotur, Cláudio Porpino.
A.I

Governadora anuncia inauguração do Hospital do Câncer de Caicó ainda para Março.


O Seridó vai contar com o Hospital do Câncer e Cardiológico até o final deste mês. A governadora Wilma de Faria acaba de chegar ao Seridó onde entrega e visitas obras que somam investimentos da ordem de R$ 7 milhões. O primeiro compromisso da Governadora – que está acompanhada do vice-governador Iberê Ferreira de Souza – é nas obras do Hospital de Oncologia de Caicó, que está recebendo investimentos de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado. O novo hospital – que está sendo implantado no prédio onde funcionava a Maternidade Mãe Quininha – oferecerá todo o tratamento contra o câncer e de doenças do coração. “Vamos inaugurar a primeira etapa deste hospital até o final de março”, anunciou a governadora.

“Os investimentos que a Governadora está realizando na área de oncologia são intangíveis. Não temos como mensurar os benefícios trazidos para a população com esse novo hospital que tem total ajuda da governadora Wilma de Faria”, disse o superintendente-adjunto da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, Ricardo Curioso.

A governadora Wilma de Faria está acompanhada de vários prefeitos da região Seridó. Além do prefeito de Caicó, Bibi Costa, acompanham as visitas e inaugurações os prefeitos de Timbaúba dos Batistas, São Fernando São João do Sabugi, Acari, Serra Negra do Norte, Parelhas e Janduís.
A.I

SECRTÁRIAS DE EDUCAÇÃO VISITAM CAICÓ

A consolidação do campus Caicó do IFRN já é uma realidade no Seridó e foi possível graças à parceria firmada entre o Instituto e a sociedade da região. Essa parceria tende a crescer agora em 2010, em decorrência do número de alunos que subiu de 362 para 706. Com essa informação o diretor do campus Caicó, Caubi Ferreira, recebeu secretárias de Educação de cinco municípios seridoenses na manhã da última quarta-feira.

Juntamente com a assistente social do campus Caicó, Késsia França, Caubi explanou acerca da função social do IFRN, os cursos ofertados, as possibilidades de bolsas estudantis e apresentou às secretárias os coordenadores de Pesquisa, Gerlúzia Azevedo, e de Extensão, Carlos Eugênio de Faria. Ambos fizeram uma síntese dos projetos desenvolvidos pelo campus Caicó, que beneficiam a região. Já a pedagoga Débora Faria fez um relato sobre o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (Proitec), que beneficia estudantes de escolas públicas.

Um dos principais problemas enfrentados pelos alunos do campus Caicó, a ausência de um sistema de transporte adequado às suas necessidades, também foi abordado, com o consequente pedido de apoio às secretárias para saná-lo. Participaram da reunião as secretárias de Educação Josivânia Medeiros (Jardim do Seridó), Maria do Destêrro Costa (São João do Sabugi), Giuliana Azevedo (Ouro Branco) e Maria do Desterro dos Santos (Carnaúba dos Dantas). A municipalidade de Caicó foi representada pela professora Márcia de Sousa, coordenadora da secretaria de Educação.
A.I

Iberê recebe homenagem neste sábado (27).

Amigos, parentes e funcionários de Iberê Ferreira de Souza se reúnem para homenagear o vice-governador do Rio Grande do Norte neste sábado (27), em missa de Ação de Graças pelo seu aniversário. A comemoração acontece a partir das 10h na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, no município de Santa Cruz, terra que acolheu o vice-governador. Na ocasião, estarão presentes prefeitos e lideranças de todas as regiões do Estado.

Biografia - Natalense, nascido em 27 de fevereiro de 1944, Iberê é advogado de formação e tem em sua carreira política dois mandatos como deputado estadual (1971 a 1979) e seis mandatos como deputado federal. O atual vice-governador é também titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e assume o Governo do Estado a partir de abril, com a descompatibilização da governadora Wilma de Faria.

PREFEITURA REINICIA PERFURAÇÃO DE POÇOS NA ZONA RURAL.

Dando continuidade ao programa de valorização ao homem do campo, a prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas reiniciou ontem (25) os trabalhos de perfuração de poços tubulares na zona rural.

Nesta etapa, serão perfurados 16 poços tubulares em diversas localidades do município, beneficiando mais de 100 famílias. Desde o ano de 2009 a prefeitura completará, em parceria com o governo do estado, a perfuração de 42 poços tubulares, devidamente instalados com cata-ventos e reservatório, e até o final do ano a meta é dobrar esse número.

Na semana que entra, o prefeito Alexandre Dantas conversará pessoalmente com o Secretário de Recursos Hídricos Iberê Ferreira de Souza visando garantir mais poços tubulares para a nossa comunidade. Estão nesta cidade, 4 carros novos do governo equipados com perfuratrizes e geradores visando acelerar todo o processo de perfuração.
A.I-PMCD

PREFEITO DE PARELHAS APRESENTA MENSAGEM ANUAL À CÂMARA.

O Prefeito de Parelhas, Francisco Assis de Medeiros, apresentou na tarde de hoje (25), à Câmara Municipal dos Vereadores, a Mensagem do Executivo para o ano de 2010. Durante a leitura, Francisco fez um resumo dos trabalhos realizados nos catorze meses de administração, apresentou as metas a serem alcançadas em 2010 e citou ações desenvolvidas por cada secretaria.

Oito, dos noves membros da Casa Legislativa estiveram presentes na sessão presidida pelo vereador Gilson Enéas. Ao final do discurso, o prefeito recebeu elogios pelo seu posicionamento e respondeu as perguntas realizadas pelos integrantes do Plenário.

Francisco agradeceu o apoio e a parceria da Casa. “Agradeço a cada um que compõe o poder legislativo de Parelhas, reconhecendo o fundamental papel e parceria dos senhores para o sucesso das atividades executadas por nós durante todo o ano de 2009”, afirmou exaltando a importância de todos para o desenvolvimento dos trabalhos.

Em suas palavras, o Prefeito citou ações relativas a todos os setores administrativos e falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo Município durante um ano de crise mundial. “Mesmo perante as dificuldades enfrentadas pela escassez de recursos diante de um quadro de crise mundial, temos a certeza que em 2009 realizamos tudo que esteve ao nosso alcance”, enfatizou.

Pagamento em dia, Restaurante Popular, recapeamento do trecho urbano da RN 086, Projetos e campanhas realizadas em 2009, luta pela implantação do pólo da Universidade Aberta do Brasil e do IFRN, Agência do INSS, obras, dentre outros assuntos, foram destaques na mensagem no Chefe do Executivo da Cidade. “O que nos motiva a continuar sonhando e acreditando em nossos sonhos é a alegria de ver as coisas acontecendo e a cidade se renovando”, acrescentou Francisco.
A.I.-PMP

SESSÃO NA CÂMARA DE CURRAIS NOVOS.

Francisco Moreira:

Projeto de lei que estabelece o uso obrigatório do Papel reciclado em todos os setores da prefeitura municipal, a partir do segundo semestre de 2010 . No artigo primeiro fica estabelecido o uso de papel reciclado, em todas as secretarias municipais, gabinete do prefeito e demais departamentos a ele relacionados, a partir do segundo semestre de 2010. No parágrafo único, destaca o vereador Moreira, as escolas ficarão e estarão na obrigação de informar aos alunos o porquê da utilização do papel reciclado e incentivar este procedimento em suas próprias casas. Em requerimento destinado ao prefeito municipal, o vereador pede a reforma e ampliação da escola municipal Cipriano Lopes Galvão.

Odon Jr:

Apresentou projeto de lei que autoriza o poder executivo municipal a conceder fardamento escolar gratuito a alunos da rede municipal de ensino. No artigo segundo, do projeto de lei, diz que o fornecimento que trata o artigo, será entregue no primeiro dia de aula e/ou primeiro dia letivo, independente de já terem sido contemplados em anos ou series anteriores, bem como de sua idade, renda familiar, condições de aprendizagem e local de moradia. Requerimento para que seja realizada audiência pública sobre o tema: aplicação da lei número 11.947, que trata da aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar.

Maria Aparecida:

Requerimento, destinado ao prefeito municipal, para que seja viabilizado calçamento para a rua professora Ana Pinheiro, localizada no bairro Walfredo Galvão. Em outro requerimento pede que seja providenciada uma passagem molhada, para o final da rua Aristides Gomes, cruzando o rio Totoró, no acesso AABB, e condomínio parque Brejuí no bairro Gilberto Pinheiro. Solicitou, ainda, ao secretario de infra estrutura, para que seja feita reposição de lâmpadas na rua Zuza Othon, no bairro Walfredo Galvão e extensão da rede de energia elétrica, na rua Manoel Lopes Filho, imediações da entrada do campus da UFRN.

João Neto:

Requerimentos, solicitando a construção de casas de alvenaria, em substituição das casas de taipa, na comunidade Cachoeira, no município de Currais Novos. Em outro requerimento solicitou ao diretor da quarta CIRETRAN, para que seja providenciada a colocação de um redutor de velocidade, na rua professor Manoel Targino de Agripino, no bairro Silvio Bezerra de Melo. Pediu calçamento para as ruas Riacho Mulungú, riacho dos Angicos e Riacho do Cipó, no bairro Dr. Jose Bezerra.

Marinaldo Francisco;

Entrou com requerimento, ao diretor da quarta CIRETRAN, para que seja viabilizada a colocação de redutor de velocidade, na avenida Teotonio Freire, proximidades da rede Mais Venâncio. Solicitou calçamento para a rua Zé de Inez, no bairro Paizinho Maria.

Silvano Araujo:

Requerimento ao prefeito municipal para que seja viabilizada a colocação de luminárias nos postes existentes no assentamento São Joaquim, proximidades do povoado Trangola, na zona rural do município.
A.I.

Governo paga policiais e promotores

A folha de pessoal da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público será paga amanhã (sexta-feira-26). A decisão foi tomada agora há pouco durante reunião entre a governadora Wilma de Faria e a área técnica do Governo do Estado.

O pagamento da folha de pessoal dessas instituições estava sem disponibilidade orçamentária desde que uma emenda aprovada pela Assembleia Legislativa no orçamento deste ano – que remanejava recursos de royalties de petróleo e outras fontes vedadas para pessoal (por Lei Federal) - teve que ser vetada por inconstitucionalidade.

Ao desembarcar agora há pouco de Brasília, a Governadora convocou reunião de emergência com a área técnica do Governo para avaliar a situação, decidindo por mandar pagar em confiança que a Assembleia Legislativa aprove, ainda hoje, a lei que repõe o orçamento para as três áreas.
A.I.

TUDO PRONTO PARA A VIII EDIÇÃO DO CACTUS MOTO FEST.

A Diretoria de Eventos do Cactus Moto Clube divulgou hoje a programação completa da oitava edição do Cactus Moto Fest, que vai acontecer de 11 a 14 de março, na cidade de Currais Novos.

Maior e melhor evento de motociclismo do Norte Nordeste, o encontro deste ano terá uma programação bastante diversificada e promete trazer à Currais Novos mais de três mil motociclistas de todo o país para um dos principais eventos do calendário turístico da cidade.

Serão quatro dias com uma programação intensa, com shows, palestras e passeios para mostrar aos motociclistas visitantes, o que nossa região tem de melhor. Essa programação turística ficará a cargo da Vitória Régia Turismo, uma das parceiras do evento desse ano.

De acordo com Eugênio Oliveira, diretor de eventos do Cactus Moto Fest, a programação deste ano será especial com atrações bastante diversificadas, que vão desde o forró pé de serra, até o rock de alto nível, com bandas conhecidas no meio motociclístico, que prometem sacudir toda a cidade e seus visitantes.

No evento de 2009, mais de 2900 motociclistas de várias partes do país prestigiaram o evento, que transforma a rotina da cidade, que tem em sua população, o grande diferencial. Ainda segundo Eugênio, “não se vê essa hospitalidade gostosa do nosso povo em eventos país afora. Quem vem de fora fica impressionado como a nossa população recepciona os motociclistas visitantes. Isso já é marca registrada do nosso evento”, explica.

Para o presidente do Cactus Moto Clube, Jadson Gomes, o Cactus Moto Fest é mais do que um simples encontro de motociclistas. “Nosso evento cresceu e passou de um simples encontro, para uma grande festa, que hoje está, inclusive, inserida no calendário de eventos da nossa cidade. E isso é muito importante, pois passamos o ano inteiro viajando e divulgando o nome da nossa cidade país afora para que, a cada ano, mais pessoas venham nos visitar. E isso gera importantes divisas econômicas para o nosso município, não só para a rede hoteleira, mas também diversos outros seguimentos da nossa economia”, frisou Jadson.
Eugênio Oliveira.

Projovem de Currais Novos abre atividades.

Foram abertas oficialmente nesta quarta-feira (24) as atividades do Projovem Adolescentes em Currais Novos. O ato aconteceu na sede do programa que funciona no antigo prédio do SESI no bairro JK.

Além do prefeito Geraldo Gomes, prestigiaram o evento o Secretário Municipal de Saúde José Gomes, a Secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social Maria Coeli, o Presidente da câmara municipal João Neto, o Aspirante Josean Dantas de Araújo, representante da 3ª CIPM, a Psicóloga Marcianita Fernandes Nóbrega e a Pedagoga Fracione Garcia, ambas do Centro de Referencia em Assistência Social –CRAS.

O prefeito na sua fala destacou a importância do Projovem que “forma cidadãos que comandarão no futuro a nossa sociedade”, disse Geraldo Gomes, ressaltando que a gestão municipal sempre dá apoio a iniciativas que visem bem encaminhar os jovens curraisnovenses.

Na ocasião houve reflexão, apresentação cultural e ao final foram entregues os kits fardamento do programa, composto de camisa, calça, tênis e meias.
A.I.-PMCN

Governo do Estado entrega 15 veículos para municípios vencedores do Selo no Seridó.

Acontece nessa sexta-feira, às 10h, na cidade de Caicó, a entrega dos 15 carros dos municípios da região do Seridó contemplados com o Selo Unicef. A solenidade acontecerá no Clube da Caern “Pingo D'água” e contará com as presenças da governadora Wilma de Faria, do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, do titular da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Gercino Saraiva, dos prefeitos das cidades contempladas e demais autoridades locais.

Os veículos serão entregues para os municipios de Acari, Bodó, Currais Novos, Cruzeta, Equador, Ipueira, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas, São João do Sabugi, São Vicente, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte e Tenente Laurentino. Em breve serão entregues mais 28 carros, totalizando 43 automóveis que serão utilizados pelas prefeituras.
A.I.

PROGRAMAÇÃO CACTUS MOTOFEST 2010.

QUINTA-FEIRA, dia 11/03

20:00 – Abertura Barraca do Cactus – Venda de Kits e Inscrição de Moto Clubes
Shows Palco 1 (Praça Cristo Rei)
20:00 – Palco Sobre Rodas (Atrações locais)
22:00 – Forró Rela Bucho

SEXTA-FEIRA, dia 12/03

09:00 – Comissão de Boas Vindas – Entradas da cidade (CredAutos/Loura Gás e Posto
FAN).
09:00 – Barraca do Cactus – Início da venda de Kits e Inscrição de Moto Clubes
09:00 – Programação Turística – (Vitória Régia Turismo)
09:00 – Pit Stop 95 FM c/ Lava a Jato (Praça de eventos)
16:00 – Programação Turística – Pôr do Sol no mirante de Gargalheiras
(Vitória Régia Turismo)
20:00 – Transmissão ao vivo pela internet - Grupo CN Agitos (www.cnagitos.com)

Shows Palco 1 (Praça Cristo Rei)
20:00 – Daniel Show (gravando DVD)
23:00 – Geraldinho Lins
01:00 – Caveira e Banda

Shows Palco 2 (Largo do Tungstênio Hotel)
19:00 – Palco Sobre Rodas (Atrações locais)
20:00 – Desfile pra Escolha da Garota Motofest 2010
21:30 – Almanaará
24:00 – Mobydick

Tenda Eletrônica
22:00 – Dj Rômulo e convidados.

SÁBADO, dia 13/03

08:00 – Café da Manhã – YAMAHA Casa das Motocicletas
09:00 – Comissão de Boas Vindas – Entradas da cidade (CredAutos/Loura Gás e Posto
FAN)
09:00 – Barraca do Cactus – Início da venda de Kits e Inscrição de Moto Clubes
09:00 – Programação Turística – Circuito de aventura em Gargalheiras: tirolesa, rapel e
Canoagem (Vitória Régia Turismo)
09:00 – Pit Stop 95 FM c/ Lava a Jato (Praça de eventos)
10:00 – Workshop – Primeiros Socorros para motociclistas (Salão Nobre da Prefeitura)
13:00 – Confraternização entre os Moto Clubes – Du Rey Casa Show com Max e Banda
20:00 – Transmissão ao vivo pela internet – Grupo Cn Agitos (www.cnagitos.com)
20:00 – Transmissão ao vivo pela Sidys TV a Cabo (www.sidys.com.br)

Shows Palco 1 (Praça Cristo Rei)
20:30 – Palavra do Prefeito e Benção aos motociclistas
22:00 – Uskaravelho
01:00 – Mauricinhos do Forró

Shows Palco 2 (Largo do Tungstênio Hotel)
19:00 – Palco Sobre Rodas (Atrações locais)
22:00 – On The Rocks
24:00 – Antônio Macêdo e Banda

Tenda Eletrônica
22:00 – Dj Rômulo e convidados.


DOMINGO, dia 14/03

07:30 – Café da Manhã – Novo Posto Loura Gás
11:00 – Encerramento e despedida aos motociclistas


ÁREA DE CAMPING:
AABB: (84) 3412-2240 / (84) 9943-0091 (Plantão c/ Aldenira).
Eugênio Oliveira

PIT STOP 95 FM NO CACTUS MOTO FEST.

O Cactus Moto Fest acaba de fechar mais uma parceria. Desta vez com a 95 FM, emissora de maior audiência e alcance em toda a região do seridó do Rio Grande do Norte.

O pit stop será realizado nos dias 12 e 13, sexta e sábado respectivamente, das 9:00 às 13 h, na praça Cristo Rei, local do evento.

O pit stop constará de lava jato com a presença da equipe da 95 FM e terá distribuição de brindes para os motociclistas.

É mais uma parceria que vem enriquecer a programação do oitavo Cactus Moto Fest.
Eugênio Oliveira

MENSAGEM DO PREFEITO DE PARELHAS ACONTECE HOJE.

A abertura do ano legislativo da Câmara Municipal dos Vereadores de Parelhas, que acontece amanhã (25), será marcada pela leitura da mensagem anual do Executivo. Na ocasião, o Prefeito Francisco Medeiros fará um balanço sobre as ações desenvolvidas durante o primeiro ano como administrador do Município e apresentará metas a serem atingidas em 2010.

A primeira sessão do ano em exercício, cujo inicio está marcado para às 15h, aguarda a presença dos nove vereadores que compõe a casa legislativa da Cidade. Como nos outros anos, a Rádio Rural AM de Parelhas transmitirá o acontecimento ao vivo.
A.I.

Governadora consegue inclusão da Ufersa de Pau dos Ferros no PNE.

Pau dos Ferros terá um Campus avançado da Ufersa. A governadora Wilma de Faria conseguiu incluir a implantação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Pau dos Ferros, no Plano Nacional de Educação (PNE) ainda este semestre. A garantia foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante audiência nesta quarta-feira (24), em Brasília. O ministro se comprometeu a vir ao Estado para anunciar pessoalmente a novidade.

O Campus Avançado de Pau dos Ferros vai atender a toda a região do Alto Oeste, abrangendo a demanda de mais de 50 municípios. A única unidade da universidade no Rio Grande do Norte está instalada atualmente em Mossoró, mas com o projeto de descentralização da educação, a governadora vem lutando para implantar mais dois campus no Rio Grande do Norte: um em Caraúbas, com processo de implantação já em andamento, e outro em Pau dos Ferros.
A.I.

Currais Novos: Novo estádio já tem terreno.

Já foi definido o terreno onde será construído o novo Estádio de Futebol de Currais Novos. Segundo o vereador Marinaldo Francisco/PTB, a obra será edificada em terreno pertencente ao Município no Bairro Paizinho Maria, as margens da BR 226, próximo a “Pousada Sonho Meu”.

Os recursos que já se encontram na Caixa Econômica Federal são oriundos de Emenda Parlamentar do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), e foi um pleito do vereador. “Será mais uma importante praça esportiva, num claro incentivo ao entretenimento dos curraisnovenses”, disse Marinaldo presidente-eleito da câmara.
A.I

PREFEITO COMPARECE A CÂMARA MUNICIPAL PARA LER MENSAGEM ANUAL.

Como sempre faz todos os anos o prefeito Alexandre Dantas participou nesta quarta (24) da abertura dos trabalhos legislativos do ano de 2010, fazendo a leitura da mensagem anual do Poder Executivo.

Na sua fala, Alexandre Dantas fez um balanço da sua administração destacando as obras e ações realizadas no ano de 2009, tais como: construção de 25 casas; pavimentação de 14 ruas da cidade; construção de duas quadras de esportes e duas praças; construção de 102 banheiros nas zonas urbana e rural; apoio as ações de saúde com oferta de exames e distribuição de medicamentos; construção de dois tele centros, sendo um na zona rural; perfuração de poços tubulares; reforma de todas as escolas e postos de saúde do município; reforma e implantação do gramado do estádio municipal; e apoio as atividades sócios culturais da comunidade, promovendo as festas populares.

O prefeito destacou ainda a implantação do plano de cargos e salários do magistério e a realização de cirurgias semanais no hospital APAMI, fruto de parceria com a prefeitura municipal. Destacou ainda a criação de secretaria de agricultura que beneficiará a atenção ao homem do campo.

O pagamento dos servidores em dia é compromisso de governo. Para 2010, Alexandre elencou alguns investimentos que serão feitos na comunidade com ênfase a construção de 80 casas populares; reforma de casas (cheque reforma); pavimentação das ruas: Bartolomeu Justino (Monte do Galo) ligando ao centro da cidade; pavimentação José Cirino de Medeiros (Povoado Rajada); Elita Dantas (dois trechos) no bairro Dom Adelino; Cesário Cândido de Medeiros (centro); pavimentaremos as ruas Antonio Cândido de Medeiros; Pedro Justino; Toinho Nozinho e José Simeão e prosseguimento da Rua 13 de maio; Rua Ivan Roque no Conjunto Seu Anísio (todas no bairro São José); urbanizaremos a Rua Juvenal Lamartine, com construção de muro de contenção no trecho por trás da Escola João Henrique Dantas até o Alto do Vaqueiro; Construiremos a passarela sobre o Riacho do Marimbondo; e a cobertura da quadra do Monte do Galo; Urbanizaremos a Rua Antonio Justino; e realizaremos a perfuração de poços tubulares na zona rural; entre outras obras de pequeno porte.

Continuaremos a luta para resolvermos de vez o problema de esgoto e água no Conjunto João Henrique Dantas, assim como a solução do abastecimento de água do bairro Santa Rita.

Além disso, o prefeito conseguiu, através de convênio, a aquisição de um ônibus escolar; um veiculo popular para atender a demanda administrativa e de saúde; um trator para atender o homem do campo e as estradas vicinais; e um veiculo para a secretaria de agricultura. Em sua fala, o prefeito disse que a RN 288 será recapeada e que a luta pela adutora continua firme.

Por fim, o prefeito agradeceu a parceria dos vereadores na aprovação de matérias relevantes para a cidade e manifestou num verdadeiro ato de espírito público da classe política, assim como mostrou absoluta cortesia com o vice-prefeito Sergio Eduardo, quem vem trabalhando conjuntamente pelo desenvolvimento da cidade.
A.I.

JARDINENSE É EMPOSSADO NO TRT.

O desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, José Barbosa Filho, empossou na tarde desta segunda-feira (22) o novo diretor da Vara do Trabalho de Caicó, Neveton Azevedo de Brito. A solenidade de posse aconteceu no gabinete da presidência do TRT-21.

O Jardinense Neveton Azevedo é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e servidor da Justiça do Trabalho há 24 anos, tendo ingressado como técnico judiciário, chegando ao cargo de analista por conseqüência de concurso interno. Ao longo desse período, o servidor já ocupou as funções de ordenador de despesas do TRT da 13ª Região, na Paraíba, foi diretor da Secretaria Judiciária na implantação do TRT-21 e diretor das varas de Goianinha, da 2ª VT de Natal, de Currais Novos e da Vara de Caicó, posto ao qual retorna.

Para Neveton, é uma grande satisfação reassumir a diretoria da VT do município seridoense. “Agradeço a oportunidade e espero corresponder à expectativa de servir ao Tribunal e aos seus jurisdicionados, dando continuidade ao trabalho que já vem sendo executado e melhorando no que for necessário”, afirma.

O presidente do TRT, desembargador José Barbosa Filho, desejou sorte ao novo diretor. “Espero que você desenvolva um grande trabalho pela sua experiência e pelo currículo consagrado que carrega. Estaremos à disposição para o que for preciso”, disse, durante a solenidade.
Ascom/TRT

Prefeitura entrega kits esportivos as escolas.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Currais Novos reuniu nesta terça-feira (23) todos os gestores de escolas da rede municipal e de creches. Na oportunidade os diversos departamentos detalharam sobre o planejamento das atividades letivas de 2010.

No encontro coordenado pela Secretária Márcia Barbosa, também foram entregues kits de materiais esportivos e recreativos, num total de 2.100 itens: bolas para as diversas modalidades esportivas, bambolês, redes, jogos e cones de isolamento. O investimento total foi de aproxidamente R$ 100.000.

Segundo o Coordenador de Esportes e Lazer da SEMEC Judson de Lima este ano haverá inovações na prática esportiva na rede municipal, entre elas a introdução do Tênis de Mesa.
A.I-PMCN

Vice-governador abre Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais

Representando a governadora Wilma de Faria, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza abriu na noite desta terça-feira (23) o 8º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Norte, realizado no Mardunas Hotel, em São José de Mipibu. A solenidade foi prestigiada por lideranças do movimento sindical e pelo deputado estadual Fernando Mineiro.

A luta do trabalhador rural pelo trabalho digno e pelas políticas públicas direcionadas para o meio rural foram destacadas pelo vice-governador em seu discurso. Iberê ressaltou ainda a atuação do Governo do Estado no desenvolvimento de ações voltadas para o homem e para a mulher do campo. “Durante esses sete anos de administração o Governo voltou os olhos também para a população do campo”, afirmou.

Até a quinta-feira (25), o evento reúne cerca de 500 delegados e delegadas, sendo 48% mulheres, e é palco de debates, elaboração e definição das políticas de implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e da eleição da nova diretoria, que representará os 164 municípios com sindicatos.
A.I.

SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CURRAIS N OVOS.

Marinaldo Francisco:

Entrou com requerimentos solicitando providencias para recuperação do sangradouro do açude público do povoado Cruz, na zona rural do município; pediu também que seja efetuada a colocação de redutor de velocidade, na avenida Tungstênio, nas imediações do espetinho da Imaculada, no bairro JK; solicitou, através de requerimento, que seja viabilizada a internet sem fio, através do programa internet para todos.

Odon Jr:

Através de requerimento solicitou ao prefeito do município que execute a contrapartida do Proinfo- Programa Nacional de Informática na Educação, do ministério da educação, para que as escolas municipais das zonas rural e urbana, funcionem seus laboratórios de informática.

Silvano Araujo:

Solicitou que seja feito o esvaziamento de fossas em residências das comunidades Totoró, Quandú e adjacências, na zona rural de Currais Novos.

Francisco Moreira:

Solicitou que seja viabilizada, junto a secretaria de educação do município, a criação de cursos de línguas estrangeiras, tais como Inglês e Espanhol, para todos que direta ou indiretamente estejam envolvidos com o turismo que cresce em nosso município. Em outro requerimento pediu que sejam viabilizados aulões preparatórios para concursos vestibulares. Finalmente solicitou providencias, ao setor responsável, para o combate as muriçocas e consequentemente prevenção ao ataque do mosquito da Dengue.

João Neto:

Apresentou requerimento, em regime de urgência, que seja providenciada a colocação de um redutor de velocidade, na avenida Teotonio Freire, nas imediações da clinica de Dr. Jodinaldo Lucena e o setor comercial do senhor Jose Augusto, em nossa cidade. Em outro requerimento pediu melhoramento dos sinais das repetidoras do SBT, Globo e Record. Fez solicitação para cobertura e iluminação da quadra de esportes, localizada no sitio Maxinaré, na zona rural do município de Currais Novos. À Governadora do estado, solicitou, através de requerimento, que seja implantado o serviço de atendimento móvel de urgência – Samu – na jurisdição do município de Currais Novos.

Maria Aparecida:

Apresentou requerimento solicitando a instalação de redutor de velocidade, na rua Piauí, na cidade de Currais Novos. Em requerimento enviado a mesa diretora fez solicitação para que a reunião do dia 09 de março, seja voltada para homenagem pela passagem do dia internacional da mulher, que ocorrerá no dia 8 de março.

Governadora viaja à Brasília para tratar da implantação da Ufersa em Pau dos Ferros e estadualização do Samu.

A governadora Wilma de Faria viaja na madrugada desta quarta-feira (24) à Brasília onde será recebida, em audiência, pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, José Gomes Temporão. Durante o encontro, a governadora tentará acelerar o pedido de implantação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Pau dos Ferros, junto ao ministro Fernando Haddad, e tratará da estadualização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A primeira reunião ocorrerá às 10h, na Esplanada dos Ministérios. A Ufersa de Pau dos Ferros é sonho acalentado pelos pauferrenses, desde quando a governadora solicitou a implantação de um Campus avançado para a região, que poderá atender à demanda de mais de 50 municípios. A única unidade da universidade no Rio Grande do Norte está instalada em Mossoró.
A.I.

Avanço no setor eólico atrai grupo português para o RN.

Dois novos parques de energia eólica construídos em Areia Branca definirão a mudança do Rio Grande do Norte de Estado importador para exportador de energia. Os representantes do Grupo Martifer, responsável pela instalação dos parques, foram recebidos nesta terça-feira (23) pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza, na Vice-governadoria.

As obras de implantação terão início no início de 2011 e devem durar 10 meses. A expectativa do grupo responsável é de que mil empregos diretos e indiretos sejam gerados na região de Areia Branca, Mossoró e Porto do Mangue. De acordo com o secretário de Energia e Assuntos Internacionais Jean Paul Prates, a data limite para funcionamento do parque é julho de 2012, porém a expectativa é de que os parques já comecem a gerar energia em janeiro do mesmo ano.
A.I.

Caern substitui antiga tubulação de água no município de Parelhas.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) dará início, nos próximos 40 dias, à troca de tubulação de cimento amianto por PVC no município de Parelhas.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pelo diretor-presidente da Caern, Walter Gasi, durante reunião com o prefeito da cidade, Francisco Medeiros, na sede da empresa, em Natal. A troca de tubulação vai reduzir o número de vazamentos na rede de água, que é antiga e necessita de constante manutenção.

Segundo Walter Gasi, serão substituídos cerca de 2.650 quilômetros de tubulação de cimento amianto por PVC, mais resistente a vazamentos. “Como a Prefeitura já fez a implantação de asfalto em diversas ruas, a Caern vai realizar a obra por meio de rede dupla, passando pelas calçadas e não pela via”, informa.

Como o custo de implantação de rede dupla é superior ao de uma substituição convencional, o investimento da Caern na troca da tubulação, que estava previsto em R$ 258 mil, pode dobrar.
A.I.

Duas crianças no RN serão beneficiadas com transplante de rins

Duas crianças que esperam por um rim para ter melhor qualidade de vida estão para ter seus sonhos realizados. A governadora Wilma de Faria autorizou o envio em caráter de urgência do avião de propriedade do Governo do Estado à capital paraibana, João Pessoa, na tarde desta terça-feira (23) para que faça o transporte de dois rins que vão ser transplantados nestes dois pequenos pacientes.

Um dos rins irá para uma criança de 13 anos, residente em Natal, que está na lista de urgência da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, órgão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), segundo a coordenadora da Central, Francinete Guerra . O outro rim, também será transplantado em uma criança de 12 anos, que mesmo não estando na lista de urgência, está com a saúde fragilizada.
A.I.

Iº. FÓRUM DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE DO RN.

O 1º Encontro do Fórum dos Gestores Municipais de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte será realizado em Ceará Mirim. Os encontros serão realizados de modo itinerante e contam com a parceria dos Governos Estadual e Federal.

O fórum é um espaço de debate, fortalecimento, autonomia, reivindicações e parcerias das gestões municipais de meio ambiente. Entendendo isso, além dos técnicos envolvidos, as entidades participativas da gestão ambiental, como os Conselhos Municipais de Meio Ambiente, também são gestoras e podem participar e debater no Fórum.

A Coordenação do Fórum foi escolhida entre os titulares das entidades responsáveis pela gestão municipal de meio ambiente.

Município reforma Centro de Zoonoses.

A Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Saúde está fazendo uma reforma no Centro de Controle de Zoonoses, situado as margens da BR 226. Estão sendo construídas acomodações apropriadas aos animais que para lá são encaminhados.

O Centro serve para pesquisar e tratar as zoonoses, que são as doenças de animais transmissíveis aos humanos, assim como aquelas transmitidas pelos humanos aos animais. Geralmente são doenças ocasionadas por bactérias, fungos, vírus e vermes.
A.I-PMCN

Jardinenses participam de reunião na ADESE para discutir o PTDRS

Aconteceu na última sexta-feira (19), na sala de reuniões da ADESE (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó), mais uma reunião para discussão e implementação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Território do Seridó (PTDRS).

O evento, que contou com a presença da Igreja Católica, na pessoa do Sr. Bispo Diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz e de representantes dos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, além de outros setores da sociedade, objetivou o aprimoramento do PTDRS, do qual os trabalhos já se encontram avançados.

Na oportunidade, o Bispo Diocesano, Dom Delson; o consultor do Plano do Seridó, Elisângelo Fernandes da Silva; o assessor territorial, Emídio Gonçalves de Medeiros e representantes da sociedade fizeram suas valiosas explanações e contribuições.

De Jardim do Seridó estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilberto Valdeger (PSB) e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Medeiros.

VIVALDO COSTA AMPLIA BASES.

Em seu seu programa de rádio matinal o Deputado Estadual Vivaldo Costa (PR), voltou a demosntrar intusiamo com a sua corrida a Assembléia Legislativa. Contando com o apoio dos prefeitos Bibi Costa (Caicó), Ivanildinho (Timbaúba dos Batistas), Genilson Maia (São Fernando), Vivaldo espera garimpar o apoio de Rogério Mariz (Serra Negra do Norte) como de lideranças que fazem parte do grupo do prefeito Tom (Acari).

Além desses, Vivaldo tem o apoio de Dr. Edimar em Jardim do Seridó, Arnaud Macêdo (Parelhas), Elísio Galvão (São João do Sabugi), Bosco Costa e João Lázaro (São José do Seridó), Medeirinhos (Cruzeta), Irani Araújo (São Vicente), como também o apoio ao ex-prefeito Zé Braço (Ouro Branco).

Vivaldo vem despertando a curiosidade política nos últimos dias em virtude do grupo político da candidata ao governo Rosalba Ciarlini, através do presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, ter tentado leva-lo para suas hostes políticas.

JARDIM PARTICIPA DA SEMANA DO DÍZIMO.

Com missa às 7 horas da manhã, celebrada pelo pároco Padre Amaurilo José da Silva, domingo passado, na matriz de Nossa Senhora da Conceição, foi iniciada a semana do Dízimo, que vai até o dia 28 de fevereiro.

O Padre Amaurilo na sua pregação disse que “após ser implantado o sistema do dízimo precisa ser constantemente revitalizado. "Uma das formas de reavivar o dízimo é convidar a comunidade a refletir sobre ele”.

Em Jardim do Seridó os 10 setores missionários existentes na cidade farão os “cinco encontros dizimistas”.

No primeiro encontro, nesta segunda-feira, será debatida a fundamentação bíblica do sistema do dízimo. No segundo encontro, na terça-feira, reflete-se sobre a finalidade religiosa. No terceiro encontro na quarta-feira, estuda-se a dimensão social. No quarto encontro, quinta-feira, debate-se sobre a dimensão missionário. No quinto e último encontro, sexta-feira, aprofunda-se o dízimo enquanto co-participação na sustentação e manutenção da comunidade.

Domingo, 28 de fevereiro, haverá missa matutina, no encerramento da Semana do Dízimo. AS contribuições do dizimo variam de 1% (R$ 5,00) a 10% (51,00.)

EMPROTURN FOCADA NO MERCADO NACIONAL.

Em mais uma ação de promoção e divulgação do RN, a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) está apoiando a equipe do Pesca Alternativa. O programa, do SBT, tem uma hora de duração e vai ao ar todos os domingos pela manhã.
O apresentador Marcos Conceição, o Marcão, está em Barra do Cunhaú desde a última semana e as gravações devem ir até a próxima quinta-feira (25). Este é o segundo ano consecutivo que a praia do município de Canguaretama é escolhida pela produção para as locações da atração.

“Esta é uma oportunidade que temos para mostrar ao Brasil o quão diversificado é o estado do RN. O ecoturismo é um dos segmentos que a Emprotur vem investindo e apoiando naquela região”, afirmou o presidente da Emprotur, Cláudio Porpino.

IFRN - GRADUAÇÃO EM FÍSICA

Termina nesta terça-feira 23, o prazo de matrícula dos novos alunos da graduação em Física (licenciatura) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

São 40 alunos que ingressam de duas formas no Instituto, 20 tendo como passaporte o resultado do ENEN e a outra metade, da Plataforma Freire, destinada a alunos oriundos de escolas públicas. Os novos alunos devem fazer suas matrículas nos horários matutino ou noturno, na sede do campus Caicó.

Devem apresentar duas fotos 3 x 4, originais e cópias de RG, CPF, Título de Eleitor (também comprovante de votação), histórico e certificado de conclusão do ensino médio, certificado de alistamento militar e certidão de casamento (caso se enquadrem nesse estado civil).

ESCOLAS MUNICIPAIS DE PARELHAS INICIAM ANO LETIVO.

Tem início hoje (22), em Parelhas, o ano letivo de 2010 na rede municipal de ensino. Todas as 18 unidades educacionais existentes na cidade, entre creches e escolas municipais, começam a cumprir o calendário anual de acordo com o planejamento elaborado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a comunidade escolar.

Este ano mais uma escola receberá o projeto de educação integral, que compreende a permanência do aluno na instituição educacional durante o dia todo. O trabalho, que é executado desde 2007 na Escola Municipal Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo, está sendo implantado na Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos.

Para o Prefeito Francisco Medeiros, o sucesso do trabalho depende do comprometimento de todos que fazem a escola. “O sucesso desse projeto depende muito do envolvimento de todas as pessoas comprometidas com a educação, principalmente a direção, supervisão, professores, demais funcionários e a própria família do aluno”, destacou.
A.I-PMP

PARABÉNS FLÁVIO...

O blog rende homenagem a um seridoense que é expoente no cenário estadual e nacional. Ele tem como ponto fundamental o desenvolvimento industrial do estado do Rio Grande do Norte.

É o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Flávio Azevedo, que também é vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Esta semana, como gosto de dizer, Flávio se tornou "mais sábio", com a mudança de idade.

Parabéns pela data e felicidades.

NOVO ESTÁDIO

Já foi definido o terreno onde será construído o novo Estádio de Futebol de Currais Novos. Segundo o vereador Marinaldo Francisco/PTB, a obra será edificada em terreno pertencente ao Município no Bairro Paizinho Maria, as margens da BR 226, próximo a “Pousada Sonho Meu”.

Os recursos que já se encontram na Caixa Econômica Federal são oriundos de Emenda Parlamentar do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), e foi um pleito do vereador. “Será mais uma importante praça esportiva, num claro incentivo ao entretenimento dos curraisnovenses”, disse Marinaldo presidente-eleito da câmara.

CACTUS MOTO FEST INICIA VENDA DE KITS.

O Cactus Moto Clube informa que os kits do Oitavo Cactus Moto Fest já estão a venda nos seguintes locais:
- Alvo da Moda
- Água de Cheiro
- Farmácia Divina II
- Garcia Colchões
O kit é composto por uma camisa, um boné, um boton e um adesivo. Está sendo vendido ao preço de R$ 20,00 (vinte reais).

Corintians de Caicó vence e cola no líder

Com um único gol, o Galo do Seridó derrotou o Potyguar – CN por 1 a 0 e empatou em números de pontos com o América, ambos têm 15, porém o alvirrubro leva vantagem no saldo de gols, e por esse motivo ocupa a liderança do estadual.

Pela nona rodada, que acontecerá no próximo domingo, América e Corintians se enfrentarão no Machadão às 16h.

Outros resultados:

América 0 x 0 Baraúnas
ABC 1 x 1 Alecrim
Potiguar 3 x 2 Santa Cruz
Pauferrence 0 x 0 ASSU


Por André Medeiros (colaborador).

O SUCESSO DO MANGUEIRAL.

Mais uma vez o Mangueiral mostrou sua força no carnaval jardinense. O clube deu o tom da folia e juntamente com o bloco dos "Papangus" fez bonito no carnaval. Um abraço e reconhecimento da diretoria pelo esforço e competência no "reinado de momo".

As fotos foram feitas pelo site Agita Jardim. Elas são uma gota no oceano de foliões que se deslocaram até o clube.






Em ACARI, conferência de defesa civil irá definir propostas.

A 1º Conferência Municipal de Defesa Civil em Acari será realizada nessa próxima quarta-feira, 24, com o Tema Central “Prevenção e assistência humanitária: fundamentos para a organização da Defesa Civil brasileira”. O evento ocorrerá das 7h30min às 12 horas, no Municipal Clube de Acari, aberto à participação dos cidadãos acarienses, bem como de representantes de órgãos públicos, iniciativa privada, sociedade civil organizada, entre outros segmentos.

A conferência terá como base três eixos temáticos: desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI: Estado, sociedade, clima, desigualdade social e desenvolvimento; políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da assistência humanitária; mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil; e proteção global da população.

A Conferência será promovida pela Prefeitura Municipal de Acari, sob a coordenação do Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Alberto Querino da Costa e por meio de parcerias institucionais. O município de Acari pelo índice populacional terá que indicar 03 delegados, e as propostas decorrentes do evento serão apresentadas em plenária pelos delegados escolhidos sendo encaminhadas para a Conferência Estadual e, posteriormente para a Conferência Nacional.
Sérgio Enilton

WENDERSON MÁRCIO REALIZOU TREINAMENTO.


O técnico em equipamentos odontológico Wenderson Márcio, Viajou a São Paulo para participar de treinamento. O treinamento foi realizado durante o 28º Congresso Internacional de Odontologia. O evento teve a seguinte Programação:

Dia 31/01/2010 visita ao stand das fábricas de equipamentos o qual ele é credenciado; dia 01/02/2010 participou de treinamento em consultório odontológico lançados pela Cristófoli, os Conjuntos Marco Polo 1 e 2; no dia 02/02/2010 participou em Ribeirão Preto, na empresa PROCION RAIOS-X, de treinamento necessário para o credenciamento para atender aos equipamentos em garantia estando assim credenciado para atender o Rio Grande do Norte, visitou também a MEDICAL SUPPORT EMPRESA de blindagem e controle de qualidade em aparelho de
raios X; dia 03/02/2010 assistiu palestra ministrada pela Dra. Liliane Junqueira P. Donatelli, com o tema validação e monitorizarão de Autoclave.

Wenderson é o único Técnico do interior do Rio Grande do Norte a estar apto a dar assistência técnica autorizada nos equipamentos da Cristófoli, empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional.

Além da Cristófoli, Wenderson também representa as marcas Olsen, Microdent e PROCION RAIOS-X. Para contatos ligue 9962 7904 e 8888 5882.

PREFEITO DE CARNAÚBA DOS DANTAS PRESTIGIA ANIVERSÁRIO DE WILMA DE FARIA E CONVERSA COM IBERÊ.


O prefeito Alexandre Dantas esteve ontem (19) na capital do estado prestigiando a Missa em Ação de Graças pelo aniversário da governadora Wilma de Faria. Bastante participativa, a solenidade aconteceu na Catedral e contou com a participação de várias autoridades e, principalmente, de lideranças comunitárias de todos os bairros de Natal.

Na oportunidade, Alexandre Dantas conversou com a governadora e também com o Vice-Governador Iberê Ferreira sobre projetos para a cidade, que brevemente serão anunciados pela administração municipal.
A.I

Grupo de afro-descendentes de Acari visita a cidade de Mossoró.


O Grupo de afro-descendentes de Acari visitou a cidade de Mossoró. Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Acari, através das Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, junto com a Casa das Famílias/CRAS.

O grupo formado por 40 atores sociais e públicos, envolvendo a Secretária de Assistência Social Adaltiva Medeiros, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Virginia Dantas, a Coordenadora da Casa da Família Maria Neuza, a Psicóloga da Casa da Família Angélica Medeiros, os Monitores Josenildo Dantas, Túlio Cortês, Neide Medeiros e Sérgio Enilton. A visita técnica a cidade de Mossoró teve por objetivo conhecer o centro cultural mossoroense, visando despertar as habilidades artísticas dos beneficiários do Grupo de Afro-Descendentes acompanhados pela Casa das Famílias desde o ano de 2004 que vem fortalecer a cultura quilombola remanescente do nosso município.

A viagem possibilitou a visualização da organização do Centro Cultural de Mossoró aos beneficiários do referido Grupo, buscando estimulá-los a organizar espaços no Mercado Público Municipal, centrando os esforços na fundação do Centro Cultural de Acari, obedecendo às prioridades da administração municipal para o ano de 2010.

No Mercado Público já funciona stands, onde famílias servem refeições, ajudando a complementar a renda familiar. Neste aspecto, o CRAS visa promover a inclusão social e produtiva deste público que durante a história brasileira sofreu com segregação racial.

A referida viagem contou ainda com a visita ao Espaço Cultural Arte da Terra, ao Mercado Público, ao Restaurante Popular, Corredor Cultural e ao Memorial da Resistência de Mossoró. Todos estes vinculados a cultura regional serviram de exemplo para a organização e estruturação do Espaço Cultural Afro-Descendente, local idealizado pelo CRAS e pelo grupo referido desde 2004 e que agora está cada vez mais próximo da sua realização, já que é uma das propostas prioritárias do governo municipal para 2010.
Sérgio Enilton