Programa “Minha Casa, Minha Vida” autoriza construção de 1.140 casas no RN.

Mais 1.140 casas populares serão construídas no Rio Grande do Norte. As obras serão possíveis através de convênio formalizado entre o Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB), e programa "Minha Casa, Minha Vida", do Governo Federal.

A ação vai beneficiar famílias de 36 municípios potiguares. De acordo com o diretor-presidente da CEHAB, Damião Pita, as obras dessas unidades começarão em 60 dias e serão concluídas até dezembro, coma entrega das casas à população.

No Rio Grande do Norte, o programa "Minha Casa, Minha Vida" vai aplicar na construção das 1.140 casas mais de R$ 14 milhões, já incluindo a contrapartida financeira do Governo do Estado, equivalente a 10% do investimento total.

O PROGRAMA


O Minha Casa, Minha Vida viabiliza a construção em todo o Brasil de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada.
A.I

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – JARDIM DO SERIDÓ: MUDANÇAS EM SUA ORGANIZAÇÃO PASTORAL E CELEBRAÇÕES.

Vivemos desde do dia 17 de agosto do ano de 2009 uma nova realidade e ideologias na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Cidade de Jardim do Seridó – RN, após um Paroquiato de 08 anos e meio do Padre Joaquim José de Oliveira, no qual o mesmo saiu para fazer um curso na Cidade de Roma na Itália, como já foi postado neste blog, acolhemos em nosso meio o Padre Amaurilo José da Silva, que veio para a nossa Comunidade com o seu jeito simples de administrar e um grande zelador pela organização plena em todas as atividades paroquiais dentro da Igreja de Deus que lhe é confiada, o que mostra o eficiente pastoreio que teve nas Paróquias de Nossa Senhora do Ó em Serra Negra do Norte, São Sebastião em Jucurutu, São José em Caicó e Nossa Senhora dos Remédios em Cruzeta, comunidades que passou antes de vir para a nossa bela Jardim do Seridó.

Junto do Padre Amaurilo veio um conjunto de metas e arrumações em sua cabeça para o seu trabalho pastoral na nossa Igreja Jardinense, já que o mesmo em seu discurso de posse disse: “Não vim para Jardim do Seridó mudar tudo nem fazer reforma, e sim para incrementar o trabalho pastoral desta com o meu esforço”.

Já na primeira Assembleia de Pastoral dirigida pelo Padre Amaurilo aqui em Jardim do Seridó, no dia 20 de dezembro de 2009, foi elaborado um cronograma com a organização pastoral e os eventos fixos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição neste ano de 2010, para a melhor adaptação dos paroquianos e paroquianas aos horários de participação da Santa Missa, ou às outras diversas atividades ocorridas na Paróquia. Como estava previsto no calendário elaborado na referida Assembleia, já foi celebrada dos dias 21 a 28 de fevereiro, a Semana do Dízimo o que vem colhendo muitos frutos positivos e que mostra o verdadeiro sentido do Dízimo para a Igreja Católica, o que muitas pessoas, até mesmo de outras religiões, além de não saber, falam maldosamente sem procurar conhecer melhor.

Outra coisa muito positiva criada em nossa Comunidade, o que não tinha antes, foi o Terço dos homens, rezado todas as quartas-feiras, ás 19 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, contando com a participação de muitos homens de nossa Cidade. Mas ainda falta você homem que não foi, a nossa Mãe maior, Maria Santíssima, sempre estará de braços abertos para te receber venha você também se tornar um fiel devoto e rezar conosco em busca do prêmio das bem-aventuranças que Deus tem reservado para nós por intercessão de Maria Santíssima, Nossa Senhora da Conceição.

Abaixo todo o cronograma de celebrações da Paróquia para o acompanhamento de todos. Lembramos se surgir alguma dúvida ou qualquer outro questionamento, procure o Padre Amaurilo ou a Ademilson na Secretaria Paroquial para os devidos esclarecimentos.

ORGANIZAÇÃO PASTORAL

MISSAS
- Matriz de Nossa Senhora da Conceição:
Sextas-feiras (com exceção da 1ª sexta do mês): 07 horas da noite;
1ª sexta-feira do mês: 06 horas e 30 minutos da manhã;
Sábados: 16 horas (quando houver sepultamento ou missas de 30º dia);
Domingos: 07 horas da manhã.

- Santuário do Sagrado Coração de Jesus:
Quintas-feiras: 07 horas da noite;
2º domingo do mês: 09 horas da manhã (Missa das crianças).

- Abrigo Dispensário São Judas Tadeu:
Quartas-feiras: 08 horas da manhã.

- Capela de São José Operário (Bairro Bela Vista):
1º e 3º sábados de cada mês: 07 horas da noite.

- Capela de São Vicente de Paulo (Conjunto Luzia Leopoldina):
2º e 4º sábados do mês.

- Sítio Catururé e Malhada da Areia:
1º domingo do mês (intercaladamente).

- Povoado Currais Novos e Sítio Recanto:
2º domingo do mês (intercaladamente).

- Sítios Barra dos Morais, Riacho do Meio e São Paulo:
3º domingo do mês (intercaladamente)

- Batizados:
1º domingo: Após a missa das 07 horas da manhã (Igreja Matriz);
3º sábado: 09 horas da manhã (Igreja Matriz).

- Confissões:
Quintas-feiras: 09 horas da manhã (Igreja Matriz).
Ademilson Medeiros

CONJUNTO JOÃO HENRIQUE DANTAS RECEBERÁ SANEAMENTO, DIZ PREFEITO ALEXANDRE.

A população do Conjunto Habitacional João Henrique Dantas pode comemorar.
O prefeito Alexandre Dantas recebeu informação de Brasília dando conta da liberação de recursos para início das obras de construção do sistema de abastecimento de água daquela localidade.

Há muito tempo que a população do citado conjunto vem sofrendo. Mesmo possuindo uma quantidade satisfatória de residências, a população não dispunha de água encanada (o precioso líquido vinha do chafariz e do dessalinizador) assim como de sistema de esgoto.

“Colocaremos água encanada em todas as casas e, posteriormente, erradicaremos todo o esgoto a céu aberto que incomoda aquele povo ha muito tempo” colocou o prefeito.
As obras serão iniciadas em aproximadamente 30 dias, período em que será realizada o processo licitatório e emissão da ordem de serviço. Os recursos são oriundos da FUNASA e contra partida da prefeitura municipal.

Para o prefeito Alexandre o ano de 2010 ficará marcado na história administrativa de Carnaúba dos Dantas como o melhor ano de todos os tempos. São várias obras e ações previstas para serem iniciadas ainda em 2010, ambas oriundas de recursos federais e estaduais.
A.I-PMCD.

FIERN RENOVA CONVÊNIO COM TRIBUNAL.

O presidente da Federação das Indústrias, Flávio Azevedo, e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Rafael Godeiro, assinaram nesta terça-feira (27/04) o Termo Aditivo nº 001 que renova por mais um ano o convênio de capacitação profissional para cumpridores de penas e medidas alternativas no Estado.

Através do convênio assinado em abril do ano passado, o Sistema FIERN (SESI/SENAI/IEL) já formou a primeira turma com 16 apenados beneficiados em cursos de pintor predial e informática. Outras 19 pessoas estão sendo capacitadas, com boas perspectivas de ressocialização e inserção no mercado de trabalho.
Fiern

Inscrições para o Forronovos estarão abertas dia 03.

Definido o período de inscrições das Quadrilhas Tradicionais e Estilizadas para o Forronovos/2010. Será de 03 a 14 de maio, na Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Currais Novos, da segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 13h.

Poderão também se inscrever escolas das redes pública, particular e federal, que ainda terão oportunidade de concorrer ao Titulo de Rainha do Forronovos. O evento contará com: Gincana Escolar, Corrida da Fogueira e Corrida de Jegue.

O Forronovos deste ano que vai de 02 a 12 de junho, também terá as participações dos programas sociais: AABB Comunidade, PETI, Creches, Projovem, Centro de Reabilitação, Centro de Convivência de Idosos “Tereza Bezerra Salustino”, APAE e convidados.
A.I-PMCN.

120 PESSOAS FORAM ATENDIDAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL ITINENRANTE EM CARNAÚBA DOS DANTAS.

Foi um verdadeiro sucesso a presença (neste dia 28/04) do carro itinerante da Justiça Eleitoral em Carnaúba dos Dantas. Foram atendidas 120 pessoas das 8 às 19 horas, que foram beneficiadas pelos serviços de emissão e transferência de títulos, além de segundas vias.

Às 14:30 horas, a equipe de apoio distribuiu 63 fichas às pessoas da fila e todas foram rigorosamente atendidas até às 19 horas.

A comunidade de Carnaúba dos Dantas agradece a Justiça Eleitoral do nosso estado, especialmente ao Cartório Eleitoral de Acari, através da Juiza Eleitoral Substituta e dos servidores Augusto Cesar (Chefe do Cartório), Rodrigo Leite (analista) e Maria dos Anjos (analista), além do técnico do TRE Ricardo, que não mediram esforços em atender bem os usuários da comunidade.

Quem ainda não tirou seu título de eleitor, informamos que o Cartório Eleitoral de Acari ficará aberto ao público obedecendo os seguintes horários:

ATÉ SEXTA (30/04) DAS 8 ÀS 13 HORAS
SÁBADO (1º/05) DAS 8 ÀS 17 HORAS
DIAS 03/05 (SEGUNDA), 04/05 (TERÇA) E 5/05 (QUARTA) DAS 8 ÀS 21 HORAS.

As pessoas, então, devem procurar o Cartório Eleitoral de Acari, que fica localizado em frente a Praça do Rosário, na cidade de Acari, através, também, do telefone (84) 3433-2120.
A.I-PMCD.

SITUAÇÃO DO HOSPITAL DR. RUY MARIZ É CRÍTICA

O vereador da oposição de Jardim do Seridó, Iron Júnior, filho do médico Iron Lucas, se emocionou e fez todo público também se emocionar na sessão da câmara municipal desta terça-feira (27), ao relatar que seu Pai, o médico Dr. Iron Lucas não irá mais atender de graça no Hospital Dr. Ruy Mariz.

Segundo o vereador, seu pai teria tomado essa decisão por causa do corte do repasse da prefeitura para o hospital, o que segundo ele (Dr. Iron), mostra que nem todos estão engajados em ajudar a população, e ele não vai mais fazer sua parte. "É uma tristeza para Jardim do Seridó, mas tenho que dá esta noticia...(choro), Dr. Iron Lucas não vai mais atender de graça no hospital Dr. Ruy Mariz, pois ele disse que não está vendo nenhuma vontade da prefeitura em ajudar ao hospital, e ele não vai ficar sozinho atendendo as emergências, para não ver pessoas morrendo sem ele poder fazer nada... (Choro)". Relatou Iron Júnior. O pronunciamento do edil foi feito após a leitura de um oficio enviado à casa legislativa pela direção do Hospital, comunicando a suspensão dos plantões médicos a parti deste do dia 1º de Maio, por causa da suspensão do repasse da prefeitura para o único hospital da cidade.
Além do depoimento emocionado de Iron Júnior, o vereador Anchieta Júnior repudiou a atitude da atual administração, e fez um completo relato dos atendimentos que estavam sendo oferecidas pela casa de saúde, e ainda fez comparações sobre a qualidade do hospital, já que o mesmo foi um dos poucos que não foram fechados pela fiscalização. “Para se ter uma idéia de quanto nosso hospital é importante, hoje todas as cirurgias que antes aconteciam na cidade de Parelhas, são feitas em Jardim do Seridó, e o prefeito Francisco repassa quase trinta mil reais para o hospital de lá, e o de São José do Seridó, também repassa quase trinta mil reais”. Disse Anchieta Júnior. Outro vereador que também deu exemplo sobre a situação do hospital, foi José Dantas, que em suas palavras marrou que esteve em seis clinicas particulares em Natal cuidando de sua saúde, e que em quatro das seis, os próprios médicos estavam sabendo dessa “Briga” da prefeitura com o Hospital. “É triste chegar à capital e ao ser atendido pelos médicos, ter que ouvir os comentários dos mesmos sobre essa pouca vergonha, das seis clinicas que eu foi me consultar,em quatro delas os médicos me perguntavam sobre a situação do hospital, que segundo eles acompanham o caso pelos blogs”. Afirmou o vereador.
Do Blog do Paulinho Barra Pesada.

Currais Novos recebe investimentos em pavimentação.

A Prefeitura deu inicio a obras de pavimentação a paralepipedo. Já foi calçada a Rua do Níquel, no Conjunto Princesa do Seridó, Bairro JK e agora as obras estão na Rua Riacho do Feijão, no Conjunto Promorar, Bairro Dr. José Bezerra.

Estão previstas pela Prefeitura de Currais Novos contemplar um considerável numero de ruas ainda não pavimentadas, mas aguarda apenas a liberação de recursos conveniados para dar prosseguimento aos investimentos.
A.I

ERIVAN COSTA É PREMIADO PELO SEBRAE.

Uma cidade em constante avanço, com enorme crescimento na construção civil, com investimentos enormes no setor turistico e com uma gestão voltada para o crescimento. Após reunir todos estes ingredientes a gestão do prefeito de Lagoa Nova Erivan Costa foi novamente finalista do concurso Sebrae de empreendedorismo denominado Governador Cortez Pereira.

A cidade serrana ficou entre os 25 melhores municípios do estado na busca da geração de emrpegos e na crença á criação de pequenas e médias empresas. A premiação foi entregue no salão de eventos da Churrascaria Sal e Brasa em Natal. Este é o segundo ano consecutivo que Lagoa Nova chega na final e é condecorada pelo SEBRAE.

Segundo Erivan Costa, sem o apoio do orgão, nenhum avanço teria o sabor de sucesso e o alicerçe sustentável que estamos adquirindo para nosso município, destacou. A maior meta de Erivan ao lado do SEBRAE - RN é a concretização do turismo na serra com sustentabilidade e inovação.
A.I-PMLN

UM GESTO DE EXERCÍCIO DE CIDADANIA EM CARNAÚBA DOS DANTAS.

Um fato interessante chamou a atenção das pessoas nesta última quarta-feira (28), na cidade de Carnaúba dos Dantas. Foi durante a realização dos serviços itinerantes da Justiça Eleitoral naquele município, onde dezenas de pessoas puderam receber o primeiro título eleitoral, tirar segundas vias e realizar transferências com vistas as eleições do mês de outubro.

O exemplo de cidadania estava estampada na ação da senhorita Maria de Fátima Dantas, que mesmo sendo portadora de uma doença degenerativa (Síndrome de Bernardinelli), fez questão de requerer da justiça a transferência da localidade onde votava para outra onde o acesso fosse melhor.

Fátima, é cadeirante e dependente 24 horas de oxigênio artificial, o que vem estendendo a sua vida e, tambem, a de poder continuar participando das manifestações democráticas escolhendo os seus representantes no próximo dia 03 de outubro de 2010.
Em 2008, o eleitorado de Carnaúba dos Dantas era de 5.570 eleitores. Para as próximas eleições a estimativa é que ultrapasse os 6 mil eleitores aptos a votarem.
A.I-PMCD.

Fórum Antidrogas foi um grande sucesso.

Mais de 300 pessoas participaram durante toda esta quarta-feira (28) em Currais Novos, do Fórum Municipal Antidrogas, com o tema “Drogas: uma realidade a ser enfrentada”, tendo como local Justificaro CCI – “Tereza Bezerra Salustino”.

Integraram a mesa dos trabalhos, coordenada pela Assessora Jurídica da Prefeitura, Rayanny Mirella Gomes Cunha, o prefeito Geraldo Gomes, a Vice Milena Galvão, a Primeira-dama e gestora da Assistência Social Maria Coeli, o padre Welson Rodrigues representando Dom Delson Bispo de Caicó, o Presidente da câmara municipal João Neto o Comandante da 3ª CIPM Capitão Walmary Costa e a Coordenadora do CREAS, Gisele Braga Araujo.

Antes das palestras houve apresentações culturais pelos grupos do Projovem Adolescente e PETI.

Pela manhã falou Murilo Vieira (Coordenador do Instituto Potiguar de Prevenção e Combate as Drogas), e em seguida aconteceu a Mesa de Debate.

A tarde, A palestra foi com o Dr. Wanderley, Médico e Escritor, autor do livro “Drogas Existe uma Saída” – S.Paulo) e finalizando a programação Palestra por Netinho (Cantor e Apresentador da TV Século 21 – S.Paulo).

Todos os expositores parabenizaram o Município de Currais Novos por realizar evento de tamanha importância com um tema tão atual como é a conscientização antidrogas.
A.I-PMCN

HOSPITAL DE PARELHAS REALIZA TRABALHO DE COLETA SELETIVA.

Um grande exemplo socioambiental está sendo dado pelo Hospital Doutor José Augusto Dantas, em Parelhas. A equipe de funcionários realiza, desde o ano passado, um trabalho de coleta seletiva do lixo comum gerado diariamente na instituição e nos postos de saúde do Município. Com a venda dos resíduos são comprados equipamentos para a unidade.

“Um trabalho dessa natureza, além de contribuir com o meio ambiente, é um incentivo para a educação e uma colaboração com a área de saúde”, afirmou o Prefeito Francisco Medeiros. Aparelho de DVD, bebedouros gelágua, armários e mesas são alguns dos produtos que já foram adquiridos com a venda do lixo coletado.
A.I-PMP

Iberê visita presidente da Petrobras e reafirma parceria com a empresa.

O governador Iberê Ferreira de Souza fez hoje (28) sua primeira visita como governador do estado do Rio Grande do Norte ao presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, em Brasília, com a presença do deputado federal Henrique Eduardo Alves e diretores da empresa.

“Queremos estabelecer um relacionamento capaz de atender aos interesses da Petrobras e do Estado. Afinal, trata-se da maior empresa em atuação no RN e com quem temos, inclusive, uma importante parceria que é a construção da refinaria Clara Camarão. Vamos procurar agilizar os procedimentos para que possamos caminhar com mais rapidez em todos os projetos da Petrobras no RN", disse o governador ao final da reunião.

O presidente da Petrobras frisou que a meta da empresa é aumentar os investimentos no RN e finalizar a refinaria Clara Camarão, no município de Guamaré, região litorânea do Estado.
A.I

Emprotur confirma voo charter Lisboa-Natal.

O presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Gustavo Porpino, se reuniu com o diretor da operadora portuguesa Terra Brasil, Eduardo Pinto Lopes, nesta terça-feira (27), na sede da Emprotur. O encontro teve como pauta o desenvolvimento de ações promocionais para reaquecer o mercado turístico lusitano. Na oportunidade, houve a confirmação da temporada de voos charters semanais Lisboa-Natal, que começa em 25 de julho e se estende até 11 de setembro.

Participaram também da reunião o diretor executivo da ABIH, Murilo Felinto, e o diretor do receptivo Papa Tour, Junior Câmara. Gustavo Porpino comentou que o bom momento do Rio Grande do Norte é propício para fazer frente aos concorrentes internacionais. “O RN é um excelente produto turístico e possui condições de se reposicionar no mercado, enaltecendo as vantagens comparativas de Natal frente à República Dominicana, Cuba e Caribe, para onde os portugueses viajam em busca de grandes resorts”, disse o presidente da Emprotur.
A.I.

SEGURO SAFRA 2010 PREFEITURA EFETUA PAGAMENTO DA ÚLTIMA PARCELA.

A Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas, através da secretaria de finanças, efetuou o pagamento da última parcela do Programa Garantia Safra 2010.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do MDA, em parceria com o governo do estado/prefeituras.

O objetivo é proporcionar segurança ao exercício da atividade agrícola na região do semi-árido brasileiro. Em caso do agricultor perca a safra por causa da seca ou excesso de chuvas, ele poderá ter uma renda por tempo determinado (R$ 150 durante quatro meses).

O seguro é destinado aos agricultores familiares que cultivam arroz, milho, feijão, algodão e mandioca. O agricultor familiar precisa pagar R$ 6, enquanto a prefeitura participa com R$ 18 por agricultor inscrito no seguro, e o estado, com R$ 36 por pessoa. O restante do pagamento é de responsabilidade do Governo Federal.

"Estamos horando com o compromisso assumido com os pequenos produtores rurais que eventualmente venham perder a sua lavoura por falta de inverno ou excesso dele. É mais que compromisso, é uma obrigação do prefeito dar atenção ao homem do campo" completou o prefeito Alexandre Dantas.
A.I-PMCD

Iberê cobra agilidade nas obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

O governador Iberê Ferreira de Souza foi recebido no final da tarde de hoje pela diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, que assegurou ao governador empreender todos os esforços que lhe couberem para agilizar o andamento do processo licitatório para as obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante tão logo for publicado o decreto que define a modelagem do novo aeroporto. Até porque, ressaltou a presidente da Anac, a obra está priorizada e foi inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é quem vai conduzir o projeto de concessão que viabilizará a construção do novo Aeroporto de São Gonçalo.

Ao governador Iberê Ferreira, a diretora-presidente da Anac afirmou que “o aeroporto de São Gonçalo do Amarante é uma obra irreversível dada a sua importância não apenas para o estado do Rio Grande do Norte, mas para todo o país”.

Iberê se disse satisfeito com a conversa com a diretora-presidente da Anac e frisou que o Estado também está fazendo a sua parte para que a aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que quando concluído será o maior terminal de cargas da América Latina, seja uma realidade.
A.I

Torneio do Trabalhador.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes através da Subcoordenadoria de Esporte e Lazer convida os representantes de empresas e instituições de Currais Novos para participar do “I Torneio PID de Futsal “Dia do Trabalhador”, que será realizado no próximo sábado dia 01/05 às 14h no Ginásio Poliesportivo “Geraldo Gomes de Oliveira” – GERALDÃO.

Participe, forme a equipe de sua empresa ou instituição e vamos comemorar o Dia do Trabalho com atividade de esporte e lazer. Sua presença é importante!
A.I-PMCN

O SERIDO SERÁ EXIBIDO NA TELA DA GLOBO - CAÇA AO TESOURO DO SERIDÓ


Ao ousar seguir adiante, muito além das cordilheiras do Seridó, a Equipe de Reportagem da Globo formada pelo Jornalista André Natale e o cinegrafista Pedro Santana estiveram em busca de riquezas vivas e foram bem recompensados. Não há como sair do Seridó sem um baú abarrotado de aventura e encantamento.

Ao surgirem as primeiras serras, a explicação se materializa bem ali adiante: a paisagem uniforme vai aparecendo e manchas coloridas surgem no meio da caatinga, é a flora em tonalidades variadas de verde, amarelo, vermelho, azul etc, desabrochando e lançando seu perfume. Um refúgio em meio às águas quentes o Açude Gargalheira, um paraíso tropical para qualquer amante da natureza.

Enfim, trata-se de uma reportagem para ser exibida no Programa Terra da Gente, exibido aos domingos na TV GLOBO. E, também será lançada na revista Terra da Gente (www.revistaterradagente.com.br) nos próximos meses. É uma iniciativa e colaboração do Secretário de Turismo em Parelhas Carlos de Assis que muito vem contribuindo para a consolidação do Roteiro Turístico do Seridó.

Em Acari, a Secretária Virginia Dantas, compreende que tal iniciativa vem muito contribuir para a divulgação do nosso potencial turístico. Além de Acari, especificamente mostrando o potencial do Açude Gargalheira e da Igreja do Rosário (Patrimônio Histórico Nacional), a Equipe de Reportagem seguiu para Carnaúba dos Dantas ao encontro de Carlos Damião na terra da música. E, pernoitaram em Parelhas no aconchego da hospitalidade que todo seridoense sabe bem receber.

Fiquem atentos em breve anunciarei o dia que a reportagem será exibida na tela da globo. É mais um canal mostrando as belezas naturais e patrimônio cultural do nosso rico Seridó.
Sérgio Enilton

II COFERÊNCIA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO RN.

O Técnico da Emater de Parelhas, João Alves de MOURA, vai participar nos dias 29 e 30 de abril de 2010, como delegado, da II conferência Estadual de Economia Solidária do Rio Grande do Norte, tendo como local, o Praia Mar Hotel, em Ponta Negra.

O referido Técnico, representará a região administrativa da Emater de Caicó.
O eventeo será de fundamental importância, para o engrandecimento da região, como também para todo o estado do Rio Grande do Norte, uma vez que, a Economia Solidária é um passo importante para o desenvolvimento.

Dentro da programação, no dia 30.04.10 às 11:00 horas, acontecerá a eleição, para a escolha dos(as) delegados(as) que irão participar da II Conferência Nacional de Econimia Solidária.

Ministro garante a Iberê liberação de R$ 26 milhões para RN.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, garantiu ao governador Iberê Ferreira de Souza a liberação de R$ 26 milhões das emendas de bancada dos parlamentares do Rio Grande do Norte aprovadas no Orçamento Geral da União de 2010.

Do total dos recursos a serem liberados, R$ 16 milhões serão destinados à conclusão do terminal pesqueiro de Natal e outros R$ 10 milhões para garantir o acesso ao terminal.

“O ministro Padilha foi muito cordial e sensível com os nossos pleitos e prometeu nos atender com esses recursos para a conclusão da obra do terminal pesqueiro. Saímos dessas audiências em Brasília bastantes satisfeitos porque vamos poder fazer os investimentos necessários em benefício da população do Rio Grande do Norte”, disse o governador Iberê Ferreira.
A.I

SEMANA DE PROVINHA BRASIL EM PARELHAS.

Teve início ontem (26) a aplicação da Provinha Brasil em Parelhas. Durante toda a semana a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, estará aplicando o exame com os alunos do segundo ano do ensino fundamental da Zona Urbana e Rural do Município. “Através da Provinha é possível identificar qual o nível de alfabetização que os alunos se encontram e realizar melhorias no aprendizado desses estudantes”, disse o Prefeito Francisco Medeiros.

Esse é o terceiro ano da Provinha Brasil, que possui duas fases. A primeira acontece no início do ano e a segunda é aplicada no segundo semestre, no final do ano letivo. O objetivo da prova, que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), é avaliar o nível de alfabetização dos estudantes e servir de diagnóstico para as Redes Públicas de Ensino.

A Secretaria de Educação do Município é responsável pela aplicação, correção, análise e utilização dos resultados da avaliação. Segundo a Secretária Ildelita Roque, a primeira prova serve para conhecer o nível dos alunos e buscar maneiras para a evolução do aprendizado. “O objetivo principal é encontrar medidas rápidas para as dificuldades existentes mostradas no resultado. A segunda avaliação mostrará essa evolução”, explicou.
A.I

Iberê consegue junto a ministro início das obras de centros profissionalizantes em junho.

O governador Iberê Ferreira de Souza anuncia para junho o início das obras dos 10 centros de ensino profissionalizantes que serão implantados no Rio Grande do Norte numa ação conjunta entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. O anúncio foi feito logo após a audiência que o governador teve com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na manhã desta terça-feira (27) em Brasília. Os 10 centros vão totalizar investimentos da ordem de R$ 55 milhões, recursos dos governos do Estado e Federal.

Na audiência ficou acertada ainda a atuação conjunta entre os dois governos para agilizar a ampliação de 82 escolas de ensino médio no RN. Esta ação vai demandar investimentos de R$ 115 milhões, a serem partilhados entre Estado e União. Para isso, técnicos das secretarias estaduais da Educação (SEEC) e da Infra-estrutura (SIN) se somarão aos técnicos do Ministério da Educação, em Brasília, para dar início aos trâmites que definirão o cronograma das obras.

Tanto a implantação dos centros de ensino profissionalizantes quanto as ampliações das 82 escolas estaduais são projetos que constam do programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, mas em parceria com os estados. “O Rio Grande do Norte e o Paraná, foram os dois estados brasileiros que mais agilizaram as ações do programa Brasil Profissionalizado”, ressaltou o ministro Haddad.
A.I

Currais Novos realiza Fórum Antidrogas.

Com o tema “Drogas: Uma realidade a ser enfrentada” nesta quarta-feira (28) a Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social e Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, realiza o Fórum Antidrogas do Município de Currais Novos, no horário das 7 às 17h no Centro de Convivência de Idosos “Tereza Bezerra Salustino” – CCI.

A programação é a seguinte:

7h – Credenciamento
8h – Abertura
8h30min – Apresentação do CREAS
9h – Apresentação Cultural do PROJOVEM ADOLESCENTE
9H30min – Coffe Break
10h – Palestra por Murilo Vieira (Coordenador do Instituto Potiguar de Prevenção e Combate as Drogas).
11h15min – Mesa de Debate
11h45min – Almoço
13h30min – Palestra pelo Dr. Wanderley Pires (Médico e Escritor, autor do livro “Drogas Existe uma Saída” – S.Paulo)
13h45min – Momento Cultural
14h45min – Coffe Break
15h – Palestra por Netinho (Cantor e Apresentador da TV Século 21 – S.Paulo)
16h15min – Encerramento
15h45min – Entrega de Certificados
A.I-PMCN

Iberê recebe apoio da prefeita Marília Dias.

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) recebeu na manhã desta segunda-feira (26) em seu gabinete da Governadoria a prefeita do município de Macaíba, Marília Dias (PMDB). Acompanhada do deputado e líder do PMDB Henrique Alves e do deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB), a prefeita anunciou o apoio à pré-candidatura de Iberê na sucessão estadual.

Sobre o anúncio, Iberê ressaltou a importância de receber o apoio de uma importante liderança no Rio Grande do Norte. “Sempre tive um bom entendimento com a prefeita Marília e com o PMDB, o que foi selado hoje com o anúncio do apoio à minha candidatura”, acrescentou o governador.
A.I

JUSTIÇA ELEITORAL ESTARÁ QUARTA (28) EM CARNAÚBA DOS DANTAS COM ÔNIBUS ITINERANTE.

O Tribunal Regional Eleitoral, através do ônibus itinerante, estará amanhã (28) disponibilizando à população de Carnaúba dos Dantas os serviços eleitorais, tais como: emissão do primeiro título, transferência de título, emissão de segunda via de título e emissão de certidão eleitoral.

O carro itinerante ficará estacionado ao lado da prefeitura municipal e estará aberto ao público a partir das 8:00 horas da manhã.

O ônibus itinerante da justiça eleitoral faz parte do programa de interiorização dos serviços eleitorais visando atender a população carente, evitando assim o deslocamento até a sede da Comarca de Acari.

Vale sempre lembrar que o prazo final para emissão de títulos é dia 05 de maio de 2010.
A.I-PMCD.

Governador Iberê cumpre agenda em Brasília nesta terça-feira (27)

O governador Iberê Ferreira de Souza segue na manhã desta terça-feira (27) para Brasília, onde terá audiências com os ministros da Educação, Fernando Haddad, às 11h e com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, às 12h30.

Acompanhado do secretário de Educação Otávio Augusto Tavares, Iberê leva a Haddad as propostas de investimento nas parcerias seladas entre os governos estadual e federal, que incluem os programas Brasil Alfabetizado, Ensino Médio Inovador, Brasil Profissionalizado e qualificação de professores.

Em audiência com o ministro Padilha, Iberê vai pleitear a liberação de recursos para diversas áreas do Rio Grande do Norte.
A.I

Prefeito nos Bairros chega a quase 35 mil procedimentos.

A segunda edição de 2010 do projeto “Prefeito nos Bairros” sábado passado em Currais Novos alcançou 34.914 procedimentos, realizados por todos os serviços públicos do município, incluindo-se entre outros, atendimento a saúde, emissão de documentos, cortes de cabelos, recuperação de ruas, manutenção de esgotos, poda de arvores, palestras e oficinas educativas.

Como sempre o atendimento a saúde foi o grande alvo da procura por parte da população.

Para se ter uma idéia foram: 27. 268 atendimentos com medicamentos, 1.480 consultas médicas, 1.020 receitas atendidas, 732 exames laboratoriais e 616 aplicações de flúor.
A.I-PMCN

Governador inaugura Restaurante Popular em Santa Cruz.

A população de Santa Cruz passa a contar nesta segunda-feira (26) com uma unidade do Restaurante Popular. O equipamento será inaugurado nesta segunda-feira (26) pelo governador Iberê Ferreira de Souza, logo mais às 18h, na rua Senador João Câmara, 21, centro da cidade. Lá serão fornecidas diariamente mil refeições ao custo de R$ 1,00. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

O Restaurante Popular tem a finalidade de disponibilizar alimentação saudável à população de baixa renda, assim como realizar um trabalho de educação alimentar como propõe as Normas Sanitárias e Recomendações Nutricionais. Os pratos são elaborados com valor calórico médio de 1,5 mil calorias, que atende cerca de 70% das necessidades nutricionais segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A.I

Governador assina a ordem de serviço para a construção da Adutora do Seridó.

O governador Iberê Ferreira de Souza autoriza, nesta segunda-feira, 26, o início imediato da Adutora do Seridó, projeto que garantirá o abastecimento d’água dos municípios de Acari, Currais Novos e mais quatro comunidades rurais: Gargalheiras, bulhões, Barra Verde e Brejuí.

A assinatura da Ordem de Serviço ocorre na Governadoria, às 10h.O Governo do Estado investirá cerca de R$ 24 milhões. O Sistema Adutor Seridó beneficiará, ao todo, aproximadamente 70 mil pessoas.

A obra tem prazo de execução de dez meses e irá resolver, em definitivo, o constante problema de abastecimento de água no município seridoense de Currais Novos. “Essa é uma obra de governo que resolve, de uma vez por todas, a histórica dificuldade de abastecimento de Currais Novos e comunidades vizinhas. Estamos solucionando o problema, melhorando a qualidade de vida de quem mora na região, e trazendo maiores perspectivas de desenvolvimento”, explicou Iberê
A.I

Governador Iberê entrega troféu de campeão estadual ao ABC.

O governador Iberê Ferreira fez a entrega na tarde deste domingo (25) do troféu de campeão estadual de futebol, que levou o seu nome, ao ABC Futebol Clube. O último jogo da decisão do campeonato levou até o Frasqueirão quase 18 mil torcedores.

O ABC conquistou o título estadual mesmo perdendo no Frasqueirão por 2X1 para o Corinthians de Caicó. Isso porque no primeiro jogo da decisão o ABC goleou o mesmo Corinthians, em Caicó, pelo placar de 5X1. O ABC se sagra campeão após uma boa campanha no segundo turno do campeonato – 8 vitórias, 2 empates, e apenas 1 derrota. O primeiro turno foi conquistado pelo Corinthians de Caicó que terminou ficando como vice-campeão estadual de futebol.

Para o governador Iberê Ferreira, o ABC conquistou o campeonato de forma merecida e deu uma demonstração de força trazendo para seu estádio cerca de 18 mil torcedores alvinegros.

Sobre a presença de um time da região Seridó na decisão do campeonato estadual de futebol, Iberê vê como algo muito positivo e que reflete o crescimento do esporte no interior do Estado. “É importante também que times do interior cheguem, em pé de igualdade, para disputar a final do campeonato, e que o futebol não fique concentrado apenas na capital”, completou.
A.I

Prefeito nos Bairros contou com obras de pavimentação.

A segunda edição deste ano do Projeto “Prefeito nos Bairros” neste sábado (24) além de contar com todos os serviços públicos teve uma novidade, à pavimentação de ruas no Bairro “Dr. José Bezerra de Araujo”.

Prestigiaram o evento o prefeito Geraldo Gomes, a vice Milena Galvão, o deputado Ezequiel Ferreira, auxiliares da administração, o presidente da câmara João Neto e os vereadores Eduardo Pontes, Marinaldo Francisco, Silvano Araujo e Francisco Moreira.

Na sua fala o prefeito Geraldo Gomes disse que apesar das ações de saúde serem o carro-chefe do projeto, hoje contando com maior numero de especialidades presta também os outros serviços públicos de responsabilidade da administração municipal.

“E o bom de tudo isto é que apesar das dificuldades, estamos fazendo esse Prefeito nos Bairros, mas já estamos anunciando para próximo dia 29 o pagamento do salário do servidor”, disse o prefeito.
A.I-PMCN

ADMINISTRAÇÃO DE PARELHAS OFERECE PALESTRA.

Uma palestra sobre Regime Próprio de Previdência Social será ministrada às 14h de hoje (26), na Câmara dos Vereadores de Parelhas. A iniciativa é proporcionada pela Prefeitura Municipal com o objetivo de realizar um esboço sobre o assunto. O tema será apresentado pela representante do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte - IPERN, Sandra Garcia de Oliveira.

“Essa oportunidade é muito importante para que as pessoas tomem conhecimento de como funciona e as vantagens do seguro próprio”, explicou o Prefeito Francisco Medeiros. A palestra será direcionada para servidores da Prefeitura, integrantes de sindicatos, professores do Município e Estado, entre outros participantes.

Está prevista para Setembro de 2010 a conclusão da obra de construção da Agência da Previdência Social de Parelhas. O trabalho, que começou a ser executado no último mês de Janeiro, reúne em sua infraestrutura recursos que somam em média 702 mil reais.
A.I-PMP

Governador inaugura Restaurante Popular de Santa Cruz.

O governador Iberê Ferreira de Souza inaugura nesta segunda-feira (26), às 18h, o Restaurante Popular do município de Santa Cruz. A rede de restaurantes populares do Governo do Estado oferece diariamente 21 mil refeições ao preço de R$ 1. O programa representa um investimento anual da ordem de R$ 25 milhões.

Iberê destaca a importância social do Restaurante Popular e reforça o compromisso com a expansão do programa. "Nosso compromisso é com a melhoria da qualidade de vida da população. O programa Restaurante Popular é referência em toda a região Nordeste, e beneficia diariamente a milhares de pessoas com alimentação balanceada e de qualidade, a um preço simbólico. Vamos continuar a expansão do programa, fazendo-o chegar a outras cidades do Rio Grande do Norte", enfatiza.
A.I

PASSARELA DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO DEVERÁ SER INICIADA NESTA PRÓXIMA SEMANA.

O prefeito Alexandre Dantas recebeu essa semana a notícia do representante do IPHAN/RN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Dr. Onésimo Santos, dando conta que a construção das passarelas dos Sítios Arqueológios Xique-Xique I e II será iniciada na próxima semana.

Tal investimento é muito importante para a comunidade, principalmente para quem visita e realiza pesquisas no local. As passarelas, além de facilitar o acesso de alunos, pesquisadores e turistas, protegerão os registros rupestres da ação humana.

O IPHAN, órgão federal responsável pela proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, tem feito vários investimentos na região, além de Carnaúba dos Dantas, como a Igreja do Rosário em Acari, que está passando atualmente por uma grande reforma. Nas passarelas, serão investidos recursos aproximados a R$ 200 mil reais. Na reunião realizada na prefeitura, participaram o prefeito Alexandre Dantas, representante do IPHAN Dr.

Onésimo, representante da secretaria municipal de Cultura e Turismo Damião Carlos e o proprietário das terras Sr. Edivaldo Carvalho.

A.I-PMCD

Atividades da AABB Comunidade começam com novidades.

Contando com as presenças do prefeito Geraldo Gomes, da primeira-dama Maria Coeli titular da SEMTHAS e demais auxiliares da administração foram abertas na tarde desta quinta feira (22) as atividades do Programa “AABB Comunidade” em Currais Novos, que este ano conta com 300 participantes.

Falando na ocasião, o Coordenador do programa, Carlos Magno, anunciou algumas novidades para este ano, entre elas à prática da Capoeira. Também falaram o gerente do Banco do Brasil de Currais Novos Clovis Gutemberg e a presidente da AABB Claudenice Dantas.

Na sua fala o prefeito Geraldo Gomes disse da importância da participação também dos pais dos que fazem parte do programa, pois eles terão oportunidade de acompanhar o que seus filhos estão praticando. “Quero salientar a disponibilidade do Banco do Brasil que com esse programa, ao lado da prefeitura, contribui para a formação do cidadão curraisnovense”, declarou o prefeito.

Ao final foram destruídas lancheiras e servido lanches com a garotada presente.
A.I-PMCN

FESTIVAL DO PESCADO EM ACARI.

No período de 30/04, a 02.05.2010, os acarienses e visitantes estarão reunidos no XIII FESTIVAL DE PESCADO DO SERIDÓ, em Gargalheira/ Acari-RN. Será uma grande oportunidade de juntos realizarmos excelentes negócios, trocar experiências e aperfeiçoar as técnicas utilizadas na produção de pescado e no desenvolvimento do arranjo produtivo da aqüicultura, turismo e artesanato potiguar.
Dia 30/04 (Sexta-feira) -

20 horas – Abertura Oficial do XIII FESTIVAL DE PESCADO DO SERIDÓ/2010

Local: Terminal Turístico Oscar Alberto

22 horas – Forró do Piscicultor

Local – Largo da Quadra em Gargalheira

DE 01 a 03/05 - FEIRA DE ARTESANATO e CONCURSO GASTRONÔMICO “ACARI SABOR DE PEIXE”

Local: Largo do evento

DIA 01.05.2010 (Sábado)

XV SEMINÁRIO DE AQÜICULTURA DO SERIDÓ

“SEJA FISGADO POR ESTE NEGÓCIO” Local: Auditório do CLUBE GARGALHEIRA

13:30 horas – Credenciamento

14 horas – Abertura Oficial

14 h e 30 min – PALESTRA I - Estatística pesqueira em águas continentais

Palestrante – Prof. Antonio Cortez (Subsecretário de Pesca e Aqüicultura/SAPE)

15 horas – PALESTRA II - Apresentação do DRS DE Pesca e Piscicultura em Acari e Cruzeta

Palestrante – Banco do Brasil

15h 30min – PALESTRA III – Projeto Pescando Cidadania – IFRN Macau

16 horas – Mesa Redonda

17 horas - Encerramento do Seminário

21 horas – ATIVIDADE ARTÍSTICO CULTURAL – Largo da Quadra

Concurso da Garota do Pescado/2010

22 horas – Forró do Piscicultor

Local – Largo da Quadra

Dia 02.05.2010 (Domingo)

GINCANAS DESPORTIVAS

08 horas – Concurso Pesca em Anzol

09 horas - Concurso de nado livre/feminino

09h e 30 min - Concurso de nado livre/masculino

10 horas - Corrida de canoas/feminino

10h e 30 min – Corrida de canoas/masculino

12 horas – Encerramento do XIII FESTIVAL DE PESCADO DO SERIDÓ

Entrega de Certificação e Premiação.

Tarde de Sol – Animação – ATRAÇÃO MUSICAL.
Sérgio Enilton

GOVERNOS DE IBERÊ E WILMA FORAM OS QUE MAIS PERFURARAM POÇOS TUBULARES EM CARNAÚBA

De uma coisa o prefeito Alexandre Dantas não tem dúvidas. O governador Iberê Ferreira de Souza e a ex-governadora Wilma de Faria foram os representantes políticos que mais perfuraram poços tubulares em Carnaúba dos Dantas.

Somente nos últimos dois anos, foram perfurados e instalados mais de 40 poços tubulares na zona rural do município, beneficiando famílias que não dispunham do precioso líquido para uso humano, animal e doméstico, principalmente no período de estiagem. Isso é um ganho social relevante porque, antigamente, sem condições de viverem na zona rural, várias famílias abandanovam o campo por falta de água.

Agora, está acontecendo o inverso, homens e mulheres estão voltando para o sítio e até outras pessoas estão adquirindo terras exatamente em função da energia e água terem chegado. “Vou lutar para que mais poços tubulares sejam perfurados na nossa comunidade dada a sua importância para manter o homem no campo, na terra onde ele viveu e mantem sua família” disse Alexandre Dantas.
A.I-PMCD.

Judoca de Currais Novos na Seletiva para o Brasileiro.

Bárbara Duarte judoca curraisnovense participa neste sábado (24) em Natal da Seletiva para o Brasileiro Sub-23 que se realiza no palácio dos Esportes.

Recentemente ela conquistou Medalha de Bronze em Recife, no Campeonato Brasileiro Regional III de Judô, que reuniu judocas de todo o Nordeste.

Ela que é faixa laranja, competiu na categoria sênior meio pesado, com menos 70 quilos. De volta do Recife Bárbara esteve no gabinete do prefeito Geraldo Gomes para apresentar a medalha. A Prefeitura apóia a judoca.
A.I-PMCN

Saúde intensifica medidas de controle da Dengue de tipo 1 na região Seridó.

Secretaria de Saúde intensifica medidas para o controle da Dengue de tipo DENV 1 na região Seridó. Depois da confirmação da circulação do sorotipo DENV 1 de Dengue no Estado (que não circulava há 8 anos), os técnicos do Programa de Controle da Dengue da Sesap intensificam o trabalho de supervisão na região do Seridó.

A estratégia está sendo reforçada desde a última quinta-feira quando a Secretaria de Saúde recebeu a confirmação da circulação do sorotipo DENV 1 de dengue no Estado, através de 02 amostras isoladas e positivas para este sorotipo no município de Jardim do Seridó. O resultado serve de alerta para os profissionais de saúde, uma vez que o último registro desse tipo de vírus no estado ocorreu há oito anos.

Segundo a coordenadora do Programa, Kristiane Fialho, a circulação do dengue 01 (Denv 01) é preocupante pelo fato de que as pessoas que não foram infectadas por este sorotipo, ressaltando os que nasceram a partir de 2002, pertencem ao grupo dos considerados susceptíveis.
A.I

EMPARN PREVÊ CHUVAS EM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO.

A Emparn prevê a ocorrência de pancadas de chuvas em todas as regiões do Estado em razão de instabilidades decorrentes da atuação da Zona de Convergência. Pancadas de chuvas de maior intensidade poderão ocorrer ao longo da faixa litorânea leste durante a noite e início da manhã deste sábado (24) em função do sistema de brisa.

Ontem (22), os pluviômetros da Emparn registraram chuva em 63 municípios do Estado, das 7h da quinta-feira (22/) até às 7 horas desta sexta-feira (23). Choveu em todas as regiões do Estado, mas o maior índice foi registrado no Agreste potiguar, no município de Rui Barbosa, em que os pluviômetros marcaram 58 milímetros.

No Litoral Leste, os maiores índices foram em: Goianinha, com 52 milímetros, em Extremoz, 48 milímetros, e em Natal choveu 18 milímetros. No Oeste potiguar, o maior índice foi registrado em Carnaubais onde choveu 42 milímetros.
A.I.

ACARI NA BAND.

Tive a notícia do produtor da Band aqui em Natal que próximo sábado dia 24 de abril, no Programa Motores em Ação da Band, vai passar uma matéria sobre a antiga ambulância de Acari, um patrimônio de 1951, que ainda funciona em perfeito estado.

Inclusive causou maior sucesso no dia em que aconteceu a etapa do Rally RN 1500, onde os competidores ficaram entusiasmados e impressionados com a funcionalidade do automóvel. Causou verdadeiro espanto com a raridade em pleno sertão do Seridó.
Um destaque maior foi a sirene que alerta perfeitamente, e uma placa de sua fabricação.

O programa no sábado vai passar às 10:30 horas e no domingo dia 25 a reprise será a partir das 10 horas.

Vamos conferir.
Sérgio Enilton.

Governo investe R$270 mil em obras de ampliação da rede de abastecimento.

O Governo do Estado está investindo mais de R$ 270 mil em obras de ampliação do abastecimento de água em oito municípios. Os recursos, viabilizados por meio da Caern, estão sendo aplicados em serviços de extensão de rede, recuperação de reservatórios, perfuração e manutenção de poços tubulares tanto em áreas urbanas quanto na zona rural. Os municípios beneficiados são Barcelona, Jucurutu, Pedra Grande, Ielmo Marinho, Taipu, São Bento do Norte, Pendências, Macau.

Em Barcelona, na região do Potengi, será executada extensão de rede de abastecimento de água, para atender a comunidade rural de Poço do Serrote, onde serão aplicados cerca de R$ 90 mil. A obra está em licitação e deve ser concluída em 30 dias após a expedição da ordem de serviço. A Caern também está finalizando os preparativos para executar expansão da rede de fornecimento de água no conjunto habitacional Novo Rumo II, em Jucurutu, no Seridó, beneficiando trezentas pessoas. Serão aplicados R$ 52 mil e o serviço será concluído em 45 dias após expedida a ordem de serviço.
A.I

Sábado tem Prefeito nos Bairros.

Dia 24 haverá a segunda edição de 2010 do projeto “Prefeito nos Bairros” em Currais Novos, desta feita no Bairro Dr. José Bezerra o conhecido Promorar. O carro-chefe do projeto são as ações de saúde. Segundo a Coordenadora da SEMSA Raimunda de Fátima, já estão confirmados 23 médicos nas diversas especialidades para atendimento a população, que ainda conta com exames e recebe medicamentos.

Criado nas administrações passadas de Geraldo Gomes esse projeto de longo alcance social reúne no horário das 8 às 17h, todos os serviços prestados pelo município. Mês passado o “Prefeito nos Bairros” esteve no Paizinho Maria.
A.I-PMCN.

Estado terá nova vacina pneumocócica para crianças a partir de 1º de maio.

A partir do dia 1º de maio, todas as crianças menores de dois anos do Rio Grande do Norte irão receber gratuitamente, nos postos de saúde, a vacina pneumocócica 10-valente – que protege contra a pneumonia pneumocócica, meningite, olite, sinusite e outras infecções causadas pela bactéria pneumococ.

A nova vacina foi incluída no Calendário Básico de Vacinação da Criança pelo Ministério da Saúde. Antes dessa medida, a pneumocócica 10-valente apenas estava disponível em clínicas particulares, ao custo médio de 275 reais. Com a oferta gratuita das doses, a meta do Ministério da Saúde é vacinar seis milhões de crianças com menos de dois anos de idade em todo o Brasil. A previsão é reduzir, no prazo de cinco anos, em 83% o número de internações por pneumonia no país.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde Pública, Jeanny Guedes, o Ministério da Saúde enviará ao Estado 19 mil doses mensalmente. "Neste primeiro mês, quando a vacina está sendo inserida no calendário, serão 30 mil doses. E nos meses subsequentes, receberemos 19 mil doses regularmente, a cada mês", explicou a coordenadora.
A.I

Prefeitura compra mais de meio milhão em medicamentos.

O Município de Currais Novos através da Secretaria de Saúde acaba de adquirir junto a laboratórios R$ 665.463,25 em medicamentos. São 140 itens inclusive para cardiopatias. É um grande reforço na Farmácia Básica, numa melhoria da saúde da população curraisnovense, que terá no próximo final de semana mais uma edição do projeto “Prefeito nos Bairros”, desta vez no “Dr. José Bezerra”.

Pré-candidatos ao Senado terão primeiro encontro em Caicó.

Os pré-candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte confirmaram presença para a Sabatina Jurídico-Eleitoral, marcada para o sábado, dia 29 de maio, em Caicó. A Sabatina encerrará a programação do “Seridó Debate Eleições 2010” , evento realizado pela OAB Subsecção Caicó e pelo curso de Direito do CERES-UFRN.

Estarão reunidos em Caicó os Senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB), a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), o jornalista Sávio Hackradt (PCdoB) e o advogado Joanilson de Paula Rego (PSDC). Os pré-candidatos terão oportunidade de se posicionarem sobre as atuais regras eleitorais.

“Não teremos apresentação de propostas. Ouviremos dos pré-candidatos opiniões sobre temas como ficha limpa, regras de inelegibilidade, reforma eleitoral. Eles pretendem ocupar o legislativo e por isso devem falar o que pensam das atuais leis eleitorais”, explicou Diego Vale, coordenador executivo do Congresso.

A organização não permitirá confronto entre os participantes, para que a Sabatina não configure um debate, o que é vedado para o período. Jornalistas serão cadastrados para conduzir a Sabatina, que também será transmitida ao vivo por alguns meios de comunicação.
Diego Vale.

MAIS PAVIMENTAÇÃO EM CARNAÚBA DOS DANTAS.

Prosseguindo o Programa Municipal de Pavimentação de Ruas, o prefeito Alexandre Dantas deu a Ordem de Serviço para execução do calçamento e saneamento da Rua Elita Dantas, trecho 1, no Conjunto Dr. Anatólio Cândido de Medeiros.

A obra foi iniciada nesta terça (20) e os recursos foram conseguidos através de ação do prefeito em Brasília. Além da Rua Elita Dantas, será contemplada com esse convênio a Rua Cesário Cândido de Medeiros, no centro da cidade.

Segundo Alexandre Dantas, até o final do ano, a prefeitura deverá executar a pavimentação de várias ruas da cidade de Carnaúba dos Dantas e da zona rural, beneficiando todos os bairros, numa ação importante na erradicação da poeira e do esgoto a céu aberto, que tanto prejudicam a população local. Atualmente, a prefeitura está com obras em tres ruas da cidade.
A.I-PMCD.

HOSPITAL DE PARELHAS GANHARÁ CONSELHO DE ÉTICA.

Um novo Conselho será implantado no Município de Parelhas. A iniciativa para a criação do Conselho de Ética do Hospital Doutor José Augusto Dantas, que partiu da equipe da Casa, visa fiscalizar o cumprimento do código de ética de cada profissão e do regimento interno da Unidade entre outras atribuições.

A primeira discussão aconteceu na noite de ontem (20) e reuniu uma média de 90% dos funcionários da Casa. Participaram ainda o Prefeito Francisco Medeiros, o Secretário de Saúde, Tadeu Nicodemos, além da direção de saúde do Município e do Hospital e coordenação da Unidade.

A eleição para a votação dos sete membros está agendada para o próximo 01 de Maio, com duração de oito dias. A posse, cujo mandato será de um ano, acontecerá no dia 17. “É uma iniciativa muito importante que nos deixa bastante otimistas por ser uma maneira de aperfeiçoar o trabalho realizado nesta Unidade Hospitalar”, disse o Prefeito Francisco Medeiros.
A.I-PMP