sábado, 29 de janeiro de 2011

Órgãos da Defesa Civil falam sobre medidas de prevenção contra chuva.

Representantes de órgãos da Defesa Civil Estadual reuniram a imprensa na tarde desta sexta-feira (28), para informar quais as medidas vêm sendo tomadas para evitar problemas em relação às chuvas nas áreas de risco de cidades do estado. Conversaram com os jornalistas o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; o coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, Cel. Josenilton Acioli; a coordenadora de gestão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recurso Hídricos, Joana D´arc Medeiros, além do diretor-presidente da Caern, Walter Gasi.

Thiago Cortez iniciou a coletiva dizendo que o objetivo do encontro era prestar contas com a sociedade e tirar todas as dúvidas com relação ao trabalho que vem sendo realizado pelos órgãos. "Fomos noticiados sobre o inverno rigoroso deste ano quando estávamos trabalhando na equipe de transição do governo, no ano passado. Desde aquela época a equipe ficou apreensiva", disse. O secretário revelou também que logo que assumiu a Sejuc sugeriu à governadora que a Coordenadoria da Defesa Civil fosse ocupada por um técnico, no caso um integrante do Corpo de Bombeiros, uma vez que até então o cargo vinha sendo ocupado por civil, por indicação política. "A governadora aceitou de imediato a sugestão e essa medida vem contribuindo muito no trabalho que está sendo realizado", completou.

Thiago Cortez comunicou, ainda, que o Departamento de Estradas e Rodagens - DER disponibilizou duas máquinas para obras emergências de desassoreamento de alguns rios. O secretário citou o problema da enchente em Jucurutu, que deixou 135 famílias desalojadas. "Ali foi um problema gravíssimo, que obrigou cerca de 600 pessoas a abandonarem suas casas. A governadora reuniu uma comitiva e fomos ao local, onde constatamos que a falta de manutenção dos equipamentos como bombas e comportas, de responsabilidade do Dnocs, provocaram o desastre, pois não funcionaram como deveriam", completou.

Açudes e estrutura
Sobre a questão dos açudes, a coordenadora de gestão da Semarh, Joana D´arc Medeiros, explicou que o RN tem vários reservatórios construídos pelo Estado, outros pelo Dnocs, prefeituras municipais, açudes comunitários e outros particulares. "Atualmente não sabemos o número exato dos reservatórios existentes no estado", disse ela. Segundo a engenheira, existe uma legislação em vigor que determina que a construção de açudes deveria ser comunicada à Semarh para serem fiscalizados, mas isso não ocorre.

A Secretearia apresentou um relatório que mostra o resultado das fiscalizações realizadas em 26 reservatórios das regiões Agreste, Oeste e Seridó. "Os reservatórios de menor porte estão com a manutenção relativamente boa, não correndo o risco de romper, mas quando se trata de natureza, tudo pode acontecer", explicou. "Fazemos um apelo aos proprietários de açudes para nos informar sobre as condições dos mesmos. Caso suspeitem de algum problema enviaremos técnicos para fiscalizar e tomar as providências cabíveis" disse Joana D'arc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário