quarta-feira, 30 de março de 2011

Fátima busca apoio do governo federal para o Furna Feia.

Dando continuidade ao compromisso assumido em reunião que ocorreu na última segunda-feira, 28/03, no gabinete da governadora Rosalba Ciarline com entidades ambientalistas e parlamentares do estado, a deputada federal Fátima Bezerra apresentou ontem (29/3) o Requerimento 257/11 à Mesa Diretora da Câmara, através do qual faz indicação à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no sentido que seja criado o Parque Nacional da Furna Feia, sítio espeleológico localizado entre os municípios de Mossoró e Baraúna.

A Furna Feia, segunda maior caverna do Rio Grande do Norte, com 766 metros de desenvolvimento linear, é apenas uma das 213 cavernas que foram identificadas em apenas 2% área total da reserva, sendo a maior concentração de cavernas do Estado. Também faz parte do Parque, o Abrigo do Letreiro, que apresenta inúmeras pinturas rupestres.

Os levantamentos preliminares apontam flora e fauna diversificadas e bem preservadas, tornando a área uma das mais representativas do bioma Caatinga no Estado, com a ocorrência de 105 espécies de plantas, sendo 22 endêmicas; 101 espécies de aves; 23 espécies de mamíferos e 11 espécies de répteis. Várias dessas espécies que lá ocorrem constam nas listas de fauna e flora ameaçadas de extinção. A área, portanto, tem imenso potencial para pesquisa científica. Nesse sentido a UFRN, a UERN e a UFERSA já realizam estudos na área, além de outras universidades no Brasil.
A.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário