segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pastoral da Criança lança em Jardim do Seridó A campanha “Antibiótico: primeira dose imediata” .

 Campanha Nacional! “Antibiótico: primeira dose imediata” é uma promoção da Pastoral da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Unicef, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Academia Brasileira de Pediatria (ABP), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas/RS.

Seu objetivo é orientar os gestores municipais de saúde, e principalmente a sociedade, sobre a necessidade de ministrar a primeira dose de antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) logo após a consulta em especial nos casos de crianças com suspeita de pneumonia.

A Pastoral da Criança orienta as mães sobre os sinais de risco, o que possibilita as crianças com problemas de saúde mais graves chegarem mais cedo aos Serviços de Saúde. Assim a chance de serem curadas são bem maiores.

A primeira dose de antibiótico dada logo após a consulta, ainda no posto de saúde, poderia evitar uma parte significativa das cerca de 4 mil mortes anuais entre crianças menores de 5 anos no Brasil, registradas no Ministério da Saúde. Segundo dados do governo, as infecções respiratórias causadas por bactérias são a segunda causa de morte de crianças no país.

A pneumonia é uma infecção respiratória grave. Se a criança não receber o tratamento certo e a tempo, pode morrer. Por isso quando a criança apresentar algum sinal de infecção respiratória, a mãe, pai ou familiar deve ser orientado para que leve ao médico o mais rápido possível;

Continue a amamentar;

Exigir os medicamentos e a primeira dose na Unidade Básica de Saúde (UBS), e continuar o tratamento em casa, nos horários e pelo tempo recomendado pelo médico;

Volte ao serviço de saúde no dia marcado ou a qualquer momento, se o bebê não apresentar melhora ou piorar.

Segundo dados de 2009 do Ministério da Saúde, no Brasil:
43.638 mortes de crianças menores de 1 ano, 3,5% (1.567) por Pneumonia. 

7.488 mortes de crianças entre 1 e 4 anos, 10,5% (786) por pneumonia, a pneumonia foi a causa de 354.292 internamentos de crianças nestas duas faixas etárias no ano de 2009.

(MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM, situação da base de dados nacional em 14/12/2009).

O evento contou com a entrega de varias cestas básica que foram doadas pelo empresário Nilson Imagem e brindes ofertado pela Loja o Boticário.
Com informações de Gilvan Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário