terça-feira, 6 de setembro de 2011

CURRAISNOVENSE PROTESTA CONTRA POLUIÇÃO SONORA.

O ser humano apresenta como diferencial das demais espécies de animais a capacidade de se comunicar através de linguagens, códigos e sinais, diferentemente dos demais animais que apresentam um som característico para cada espécie. Com tais linguagens o ser humano se comunica e expressa seus sentimentos, e além da comunicação em si, este se apropria da linguagem para produzir arte como, por exemplo, a música e a poesia.

No tocante à música, percebe-se que o ser humano cria os mais diversos ritmos e com isso ele expressa alegria, raiva, paixão, amor (dentre outros sentimentos) e cabe ao ouvinte se apropriar do referido som e se identificar, daí existem os ritmos como o forró, o axé, o rock, o funk e infinitos estilos musicais pelo mundo afora.

Outro fenômeno observado na vida do ser humano é a capacidade deste em se aglomerar, ou seja, habitar próximo de outros humanos, dessa forma, as cidades vão surgindo e crescendo.

Com o crescimento das cidades, acontece também o surgimento de indústrias e do setor comercial, onde estes para adquirirem mais consumidores de seus produtos se apropriam do chamado marketing e montam estratégias para atraírem sempre os olhares dos clientes.

O que observa-se nas cidades atualmente é que as lojas utilizam-se dos meios de comunicação para mostrarem seus produtos e a qualidades destes, seja através da televisão, do rádio, da mídia impressa, internet e os chamados “carros de som” fazendo assim a sua propaganda, o que é absolutamente aceitável e normal ser feita tal ação. O que não é aceitável, é que tais lojas abusem de seu poder de trazer empregos e fazer com que haja circulação de capital nos municípios tragam malefícios à população através de sons altos nas ruas através dos carros de som.

É um abuso o que observamos em Currais Novos, vemos que loja X e loja Y colocam carros de som demasiadamente alto incomodando constantemente a população. O que parece é que o povo está no meio de uma guerra para ver quem vende mais, porém, não é necessário colocar-se um trio elétrico com sons de altíssimos níveis de decibéis para vender bem.

O que eu pretendo dizer aqui neste texto é que nossa cidade não é mais tão sossegada. Essa presença constante de sons altos nas nossas ruas trás um dos piores tipos de poluição, a chamada POLUIÇÃO SONORA, percebemos que o barulho ou ruído (definição dos sons que prejudicam a saúde humana e do ambiente) a partir de 85 decibéis trazem malefícios àqueles que encontram-se expostos, como a perda da audição, irritabilidade, dores de cabeça, interferência na concentração, no aprendizado e na própria comunicação, aumento da pressão arterial, perturbação do sono e tantos outros prejuízos.

Este recado também serve para aquelas pessoas que têm vizinhos e que não respeitam o sossego alheio ouvindo música em níveis extremamente altos, não se dando a devida atenção para quem está nas proximidades (se existem idosos, crianças ou enfermos). É importante que NÓS habitantes das cidades saibamos respeitar nossos semelhantes, apropriando-se da tolerância. Só assim o respeito chegará e reinará e menos prejuízos a nossa saúde haverá.
Anna Paola de Oliveira
Ambientalista e cidadã curraisnovense

Nenhum comentário:

Postar um comentário