terça-feira, 20 de setembro de 2011

Fragmentos de uma Tradição.

O coletivo Byreçá Foto Potiguar retorna a Acari, cidade onde nasceu a ideia do ensaio, desta vez com a exposição fotográfica “Fragmentos de uma tradição”, que foi um sucesso em Natal. As imagens fazem parte do primeiro projeto da série Ensaios Potiguares de Fotografia, intitulado Vaqueiros Tradicionais do Seridó e estarão expostas no Museu Histórico de Acari no período de 01 a 10 de outubro.

Neste retorno ao município berço do projeto, a principal intenção é mostrar para os retratados suas imagens, possibilitando-os se ver, despertando assim a possibilidade de uma leitura individual e de seus pares, por eles próprios, sobre o seu cotidiano.
 
Os fotógrafos Alex Fernandes e Pablo Pinheiro mergulharam durante cerca de um ano, entre idas e vindas, em pesquisas, vivências, ensaios; convivendo e captando o dia a dia dos tradicionais vaqueiros do Seridó.     
 
A região do Seridó foi escolhida em função de sua natureza com uma flora e fauna típicas, com singularidades construídas nesse cenário onde o vaqueiro torna-se majestoso sem nenhuma imposição, simplesmente porque o é. Agregado a estes valores encontra-se a forte presença icônica de toda a tradição vaqueira que vai desde a vestimenta, os instrumentos, o modo de olhar, de se mover, a cantiga (o aboio), o cavalo, o gado, as heranças culturais e de trabalho, como a apartação, os derrubadores, arrebanho e outros.
 
A importância deste ensaio sobre os Vaqueiros Tradicionais do Seridó está não só no registro fotográfico, mas na paixão pelo assunto, que apesar de envolver um tesouro nacional, de riqueza inestimável, não parece ter o crédito e o espaço que por certo mereceria na mídia ou mesmo, na vida acadêmica.
Parte desta lacuna deve-se, por certo, à escassez de registros e de catalogação de qualidade das mais diversas expressões autênticas regionais do interior brasileiro, integrando uma imensa variedade de técnicas e instrumentos, destes verdadeiros cavalheiros que atuam, muitas vezes de acordo com tradições transmitidas através das gerações, em contextos culturais, sociais e econômicos muito adversos.
O cenário da exposição será o mesmo usado na capital potiguar, onde os visitantes poderão no espaço ora proposto, perceber a realidade retratada com leves apontamentos de como é a vida do campo.
 
                         
A exposição tem curadoria de Ricardo Junqueira.
               
Local: Museu Histórico de Acari (Rua Antônio Basílio nº 11 – Centro – Acari/RN – 84 3433-3988)
De 01 a 10 de outubro de 2011
Horários de funcionamento e visitação:
De segunda-feira a sexta-feira - 7h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min.
Sábados: 8h às 11h.
Sérgio Enilton 

Nenhum comentário:

Postar um comentário