quinta-feira, 15 de setembro de 2011

IPI PARA CARRO VAI BAIXAR.

Os ministros Guido Mantega (Fazenda), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) vão anunciar nesta quinta-feira, a partir das 18h, a redução de IPI para as empresas fabricantes de veículos automotivos instaladas no Brasil.

A medida vale até 31 de julho de 2016 e faz parte do plano de estímulo à indústria "Brasil Maior", anunciado no mês passado pela presidente Dilma Rousseff.

Além disso, também deverá ser anunciado o aumento de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para os carros importados. A ideia é proteger a indústria nacional que tem perdido espaço para os automóveis que estão vindo do exterior.

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) defendeu ontem a redução. Segundo ele, o elevado número de carros importados que estão entrando no país e o aumento dos estoques de automóveis nos pátios das montadoras prejudicam a indústria nacional e, consequentemente, reduzem o número de empregos nas fábricas.

Os estoques de veículos atingiram 398,8 mil unidades em agosto, o equivalente a 37 dias de vendas, considerando o ritmo atual, o maior período desde novembro de 2008 (56 dias), no auge da crise econômica mundial.
Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário