Em audiência com Rosalba, Vivaldo entraga Projetos e reivindica estradas para o Seridó

Na manhã desta quinta-feira (31), o deputado Vivaldo Costa tomou café com a governadora Rosalba Ciarlini.

De companhia, Vivaldo levou dois irmãos: o prefeito de Caicó, Bibi Costa e o irmão conselheiro do TCE, Tarcísio Costa.

Além de discutir a situação do Hospital do Seridó, Vivaldo pediu a governadora, a instalação de um Distrito Industrial em Caicó e de um Pôlo Têxtil.

Sem esquecer, claro, de disutir os últimos acontecimentos da política do Rio Grande do Norte, do Seridó e de Caicó.

Terminado o café com Rosalba, Vivaldo e Bibi tiveram uma audiência na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já para apresentar o Projeto do Distrito Industrial e do Pôlo Têxtil.

Ainda no café com a Rosa, o papa pediu estradas que interligam vários municípios do Seridó.

Uma saindo de Ouro Branco, passando pelo Distrito da Palma, prolongando-se até São João do Sabugí, passando por Serra Negra do Norte, finalizando em Timbaúba dos Batistas.

E outra, saindo de Jardim do Seridó, passando pela comunidade da Caatinga Grande, em São José do Seridó, finalizando em Florânia.
A.I.

POLÍCIA DE TRÂNSITO DESCONTENTE EM CURRAIS NOVOS?

O blog recebe email de um internauta narrando descontentamento no Grupamento da Polícia de Trânsito em Currais Novos. Abaixo ipsis litteris a narração do internauta:

"Acabo de receber uma informação no mínimo curiosa ou, pelo menos espantosa. Segundo um telefonema que recebi ás 18h46min, desta quinta feira 31, me foi informado de que o Capitão Egidio, responsável pelo policiamento de transito de Currais Novos, foi transferido sumariamente e ainda nem se sabe pra onde e muito menos o porque da transferência.
Segundo alguém do outro lado da linha telefônica, ao qual me reservo o direito de preservar o nome, tudo aconteceu por causa da apreensão de uma Kombi, ocorrido na última terça feira 29.
Como se sabe, o Cap. Egidio era o comandante responsável pela 2° Grupamento de Policia Rodoviária Estadual (GPRE), e até onde se sabe, é um oficial responsável e competente no que faz.
Mas, comentários na esquina do pecado em Currais Novos, davam conta de que um superior tinha determinado a apreensão do veiculo citado, mas, o Cap. Egidio que até então era o responsável pelo setor do transito, determinou a liberação do tal veiculo.
Agora, o que se comenta nas rodas de bate papos da cidade, é que, a transferência do oficial do transito currais-novense, se deu devido a esse desentendimento entre os dois oficiais, mas, como já foi dito acima, são comentários, ou melhor, tudo ainda são especulações.
Contudo, um fato que ninguém nega na cidade, é o fato o descontentamento dos policiais do Grupamento de Policia do Transito do município, com a saída do Oficial."

Vivaldo solicita a governadora a recuperação asfáltica da estrada que liga Caicó à Jardim de Piranhas.

O deputado estadual Vivaldo Costa (PR), deu entrada com requerimento na Assembleia Legislativa, solicitando a governadora Rosalba Ciarlini e ao diretor do DER, Demétrio Paulo Torres, a recuperação asfáltica, bem como de operação “tapa buraco” da RN-288, que interliga os municípios de Caicó à Jardim de Piranhas.

“Por essa estrada circulam bens e mercadorias produzidos em Jardim de Piranhas, e boa parte da produção rural do Seridó, que geram milhares de empregos diretos e inderetos. Por isso, solicito que as autoridades tomem as medidas cabíveis, o mais rápido possível”, justificou Vivaldo.

O problema foi relatado a Vivaldo, pelo ex-vice-prefeito do município, Alberto Araújo, em recente visita ao deputado.
A.I.

Ex-Bispo Diocesano de Caicó comemorou aniversário ontem

Dom Jaime Vieira Rocha, ex-bispo da Diocese de Caicó-RN e atual bispo diocesano de Campina Grande-PB, esteve comemorando ontem (30) seu 64º aniversário natalício, celebrando o dom da vida que recebeu do Pai Celeste.

Natural de Tangará no Rio Grande do Norte, Dom Jaime Vieira Rocha, nasceu no dia 30 de março de 1947 e ordenado em 6 de janeiro de 1996 e tem como lema no seu episcopado: "Scio Cui Crediti" (Sei em quem acreditei). Dom Jaime antes do Episcopado foi pároco de Pendências (1975-1987); Membro da Comissão Regional de CEBs (1984-1987); coordenador diocesano das CEBs; Reitor do Seminário Maior de Natal (1987-1995); vigário episcopal para as Pastorais Sociais (1993-1995); coordenador diocesano de Vocações e Ministérios; diretor espiritual do ECC. Estudou teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo. Filosofia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo. Formado também em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; IBRADES, Rio de Janeiro; Atualização para Formadores de Seminários, Roma.

Assumiu a Diocese de Caicó em 1996, como sua primeira diocese, exercendo seu pastoreio aqui até o ano de 2005, quando foi sucedido por Dom Delson, atual bispo de Caicó-RN.


Por Matheus Araújo

Copa Social reúne poder público e iniciativa privada na Assembleia Legislativa.

A Copa do Mundo em Natal e, no Rio Grande do Norte, ganhou um viés diferente na manhã desta quinta-feira (31), no plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Uma audiência pública discutiu o tema "Copa do Mundo no RN: Implantação de Políticas Públicas na Prevenção da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente".

Na abertura do debate, a deputada estadual e propositora da audiência, Márcia Maia destacou a importância de iniciar um planejamento estratégico para combater o problema desde já. Segundo ela, os impactos de grandes dimensões podem ser minimizados, ou mesmo evitados, se os mecanismos de combate forem ativados desde o quanto antes.

“Na África do Sul, os trabalhos começaram apenas um ano antes da Copa. Aqui, podemos dar um passo importante; Garantir o legado social com instrumentos fortes e bem definidos de combate a essa mazela sócia l”, afirmou a parlamentar.

Márcia reconheceu a importância dos investimentos em infraestrutura, mas ressaltou que o grande desenvolvimento humano, será alcançado se a Copa tiver cunho social. “Não podemos pensar apenas em concreto e tijolo, precisamos de um legado de carne e osso, uma Copa de verdadeiras oportunidades para as pessoas.”
A.I.

Os quiosques ficam.

Depois de anos de um processo rolando na justiça, um acordo firmado hoje entre prefeitura, donos de quiosques, comerciantes, moradores e ministério público decidiu que os quiosques da Praça Arnaldo Bezerra devem permanecer.

Uma ação movida em 2006 pelo promotor DR. Glauco Coutinho pedia a retirada dos quiosques, porque segundo o promotor os estabelecimentos de propriedade privada foram construídos em espaço público, sem que fosse feita licitação. Dr. Glauco também apontava que os quiosques foram construídos no meio da rua, sem um parecer de um engenheiro de trânsito.

No entanto, várias questões foram levantadas ao longo dos anos, como o meio de sobrevivência dos proprietários dos estabelecimentos e o lazer dos parelhenses, já que os quiosques se tornaram referência como ponto de encontro da sociedade local. Todas estas questões foram levantadas na audiência de hoje (31), presidida pelo juiz Dr. Rivaldo Pereira Neto.

Representantes dos variados setores falaram e todos se manifestaram a favor da permanência dos quiosques, em especial o prefeito Francisco Medeiros, que defendeu a posição e demonstrou como é o projeto de reforma da Praça Arnaldo Bezerra, que inclui a construção do antigo coreto e a eliminação das ruas laterais para a ampliação do calçadão. “Esses quiosques representam não só o meio de sobrevivência destas famílias, como é um grande lazer para o nosso povo. Retirar os quiosques seria jogar dinheiro público fora e acabar com um ponto de encontro de homens e mulheres de nossa cidade”, defendeu o prefeito.

Na audiência também ficou decidido que uma nova resolução será feita para estabelecer regras para a exploração da concessão de utilização dos quiosques. Além de manter o local limpo, os donos dos estabelecimentos terão que manter os banheiros abertos e obedecer aos espaços estabelecidos, com uma quantidade específica de mesas. O acordo agradou os comerciantes.
A.I.

Governo do RN anuncia novas ações do Prodetur na reunião do Pólo Costa das Dunas.

Na tarde desta quarta (30), a Setur RN participou da 53ª reunião de trabalho do Pólo Costa das Dunas, no Hotel Escola Barreira Roxa, em Natal. Dentro dos assuntos debatidos na pauta do Conselho, a subsecretária de Estado do Turismo, Sânzia Cavalcanti, representou o secretário de turismo, Ramzi Elali, e fez uma apresentação sobre a situação do Prodetur no Estado.

"O Prodetur está em fase de transição. Estamos finalizando o Prodetur Nordeste II e também nas últimas negociações para assinar o novo contrato de empréstimo do Prodetur Nacional, no valor de U$ 75 milhões, que beneficiará três pólos de turismo do RN: Costa das Dunas, Seridó e Costa Branca", esclarece Sânzia.
A.I.

PREFEITO BOBOCA DIZ QUE MAIS CINCO PASSARELAS SERÃO CONSTRUÍDAS EM SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE CARNAÚBA DOS DANTAS.

Depois de participar da 1ª Reunião do Pólo Seridó de 2011, na cidade de Currais Novos, na última terça-feira (29), o prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas (Boboca) foi informado que outros sítios arqueológicos do município serão contemplados com a construção de passarelas.

Três municípios do Seridó: Carnaúba dos Dantas, Acari e Parelhas vão ser beneficiados com 10 passarelas e, a terra de Tonheca Dantas, por possuir o maior conjunto de sítios, receberá, também, o maior número de passarelas (5).

Os investimentos serão bancados pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Turismo.

"Fico feliz em saber que a nossa comunidade receberá esses investimentos que melhorarão cada vez mais a estrutura turística do município. Darei total apoio." afirmou o prefeito.
A.I.-PMCD

Vivaldo passa a integrar a Comissão de Saúde da Assembléia.

Nesta quarta-feira (30), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte formou as comissões permanentes. Fruto de um consenso entre as bancadas governistas e de oposição.

O deputado estadual Vivaldo Costa (PR) foi convidado e aceitou integrar uma das três titularidades da Comissão da Saúde.

“Para mim é uma honra integrar a Comissão da Saúde. Primeiro porque toda minha atuação como homem público, sempre foi voltada a Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Vamos assumir com altivez essa responsabilidade”, afirmou Vivaldo.
A.I.

São Sebastião está entre os bairros que mais se desenvolveram em Parelhas nos últimos 10 anos.

Quem via o bairro São Sebastião há 10 anos e chega ao lugar hoje em dia se depara com uma nova realidade. Problemas ainda existem, mas é fácil perceber que o “Outro Lado do Rio”, como também é chamado, vem passando por significativas transformações ao longo dos anos.

Diferente do final da década de 90, hoje as principais ruas são calçadas, o que mudou a vida de muita gente, que tinha que conviver com a lama em períodos de chuva. Além disso, o São Sebastião ainda conta com o Posto de Saúde mais bem estruturado do município, com salas equipadas e distribuição de remédios para o atendimento gratuito à população. Isso sem contar com o posto odontológico, que dispõe de uma estrutura capaz de fazer inveja a muitas clínicas particulares.

No Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, mães e filhos cadastrados no Bolsa Família, desenvolvem atividades profissionalizantes e de cidadania. O posto policial trouxe mais segurança e a quadra coberta proporcionou lazer a crianças e jovens.

Mas são os novos investimentos que prometem transformar de vez a vida dos moradores do lugar. Atualmente estão sendo construídas uma passagem molhada e uma passarela no valor de 260 mil reais, através de uma emenda do Senador Garibaldi Alves. Antes desta obra, os parelhenses do bairro São Sebastião ficavam impossibilitados de atravessar o Rio Seridó, para chegar ao centro da cidade, no período de chuvas. “Quando chovia forte, principalmente quando o Boqueirão sangrava, o povo daqui tinha que pagar aos carros de lotação para ir pela ponte de pau (outra via de acesso bem mais distante) até a cidade”, completa dona Maria de Lourdes, moradora do Bairro.

Entre as novidades está a construção de 60 residências, através do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, que vai extinguir as antigas casas de taipa que ainda existem na comunidade. Será a realização do sonho de dona Valdenira, que mora em uma dessas residências de barro com marido, filhos e netos. “Eu sempre sonhei em viver num lugar descente com a minha família e agora é muito bom saber que isso se tornou realidade”, afirma a dona de casa.

O maior desafio agora é construir o Saneamento Básico do lugar. Apesar de ser o bairro mais antigo de Parelhas, o São Sebastião é o único lugar da cidade que não possui uma só casa saneada. “Nós fizemos o projeto e estamos lutando pelo saneamento, que deve custar mais de um milhão e quatrocentos mil reais. Mesmo que eu não consiga fazer no meu governo, quero deixar tudo encaminhado para o próximo prefeito”, declara o prefeito Francisco Medeiros, que completa: “A única coisa que eu quero é ser lembrado um dia como o prefeito que lutou o quanto pôde para trazer benefícios para o povo do Bairro São Sebastião”.
A.I.-PMP

PREFEITO ALEXANDRE DANTAS PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DAS PASSARELAS.

Foram inauguradas na última segunda-feira (28), na cidade de Carnaúba dos Dantas, duas passarelas que dão acesso aos Sítios Arqueológicos Xique-XIque I e II, uma obra construída através do Ministério da Cultura/IPHAN e apoio da prefeitura municipal de Carnaúba dos Dantas.

Participaram do ato solene de inauguração o prefeito municipal Alexandre Dantas, superintendente regional do IPHAN/RN Dra. Jeanne Fonseca, Dra. Maria Clara Meligliaccio, representante do IPHAN Nacional, Secretário Estadual Adjunto de Turismo do RN Luiz Eduardo e equipe, representantes da ADESE, e do roteiro turístico do Seridó, vice-prefeito Dr. Sergio Eduardo, vereadores Adjanira Dantas e Marcos Dantas, ex-prefeito Paulo Medeiros, representantes da UFRN de Caicó, Secretários, diretores escolares e coordenadores municipais, demais autoridades e comunidades ribeirinhas.

Logo após a solenidade, a prefeitura municipal serviu um almoço na sede do CRAS local.
A.I-PMCD

A IDÉIA DE BIRA.

O amigo, blogueiro e  representante da monarquia do principado de Carnaúnba dos Dantas, Bira Viegas, em seu blog sugere ao executivo jardinense uma idéia para reconstrução da prefeitura da cidade:

Eis o texto, que está em seu blog:

"Passado o impacto causado pelo desabamento da sede da prefeitura local e agradecidos pelo lamentável acontecimento não ter ceifado nenhuma vida, todos os jardinenses voltam as suas atividades normais e as autoridades responsáveis começam os trabalhos visando a contrução de uma nova edificação para abrigar o poder executivo local.

Projeto, solicitações de verbas, articulações políticas e outras providências são condições essenciais para atingir o objetivo. Mas... uma outra providência tem que ser tomada de imediato. Onde será construída a nova prefeitura jardinense. No mesmo local? Noutro?

No intuito de colaborar, e caso a opção final do excelentíssimo senhor prefeito seja um outro local, tomo a liberdade de sugerir o aproveitamento do prédio que foi iniciado a vários anos para servir de hospital municipal e que até o presente momento não foi concluído. 
 
Localizado a margem da BR 427, que corta o município, o prédio poderia com facilidade e após a devida adequação e vistoria técnica quanto as suas atuais condições de segurança, servir não apenas de sede da prefeitura, mas também, como centro administrativo para abrigar as diversas secretarias de governo.

Seria uma excelente oportunidade de resgatar os recursos públicos já aplicados na obra. Resta saber da legalidade jurídica da transformação do que seria (ou será) um hospital em um prédio de atividades administrativas.

Fica aqui a minha modesta sugestão".

AMAZAN JÁ É ELEITOR EM JARDIM DO SERIDÓ.

José Amazan da Silva, pré-candidato a prefeito de Jardim do Seridó, recebeu nesta terça feira no forum municipal seu título de eleitor, de inscrição 004150401260, zona 023, secção eleitoral 0006. Ele votará no CEFE.

Amazan esteve visitando pela manhã o vereador José Dantas, casal José Ailson e Goreth e manteve contato com este blogueiro.

Amazan confirmou que vai reformar sua casa no bairro comissão. Disse também que almoçou em Roma com o padre Joaquim José de Oliveira, amigo de muitos anos.

Fotos de Amazan, amigos e Eliel na casa do edil José Dantas.

 Foto do título: Paulinho Barra Pesada

Parelhas vai ganhar associação de produtores de leite.

Se depender do grupo que trabalha para formar a associação, Parelhas será referência na produção de leite no Seridó. O grupo aguarda agora somente a liberação do IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN), órgão que fiscaliza os empreendimentos do setor no Estado, para iniciar os trabalhos da associação, que já conta com um prédio cedido pela prefeitura.

Cerca de 41 mil reais foram gastos na reforma e estruturação do prédio do antigo matadouro, para possibilitar o funcionamento do projeto, que já conta com equipamentos adequados, a exemplo do tanque de resfriamento. O leite produzido por 25 agricultores familiares e médios produtores será exportado e será mais um meio de geração de renda no município.
Com informações de Wanderley Filho.

ELEITORES DE CARNAÚBA DOS DANTAS E ACARI PODERÃO TER SEU TÍTULO ELEITORAL CANCELADO.

Cerca de 50 (cinquenta) eleitores da 22ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Acari e Carnaúba dos Dantas, estão prestes a ter seus títulos CANCELADOS, por terem faltado às três últimas eleições ou não terem justificados a sua ausência.

Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral Dr. Augusto Cesar, para evitar o cancelamento e regularizar a situação, os eleitores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral de Acari até o próximo dia 14 de abril, no horário das 8 às 13 horas, munidos de qualquer documento oficial com foto.

RELAÇÃO ELEITORES - ACARI
1. ADRIANO INACIO SILVA – TE - 017909611694
2. ANA MARIA DE ARAUJO DANTAS - TE - 005580341600
3. CICERO DA SILVA SANTOS – TE - 005580971686
4. DANIEL JONATAS FELIPE GOMES - TE - 024869861643
5. DRANIO JOSE DE OLIVEIRA – TE - 011220561627
6. EDFRAN ROQUE DOS SANTOS - TE - 024902121686
7. EDILSON PAULINO DOS SANTOS – TE - 016684721694
8. FABIANO EOSCHIL DA COSTA – TE - 017913931643
9. FLAVIA PATRICIA DE ARAUJO – TE - 023758631651
10. FRANCENILDA EURIPA DE OLIVEIRA - TE - 025290951694
11. FRANCISCA FERREIRA CONFESSOR DA SILVA – TE - 004758401643
12. FRANCISCO FERNANDO DE OLIVEIRA – TE - 014912301694
13. GERALDO NOBERTO – TE - 017909901627
14. INES SILVA - TE - 005573571627
15. ISAC FRANCISCO DA SILVA – TE -025023151627
16. JOSE DAMIÃO GARCIA - TE - 023700361600
17. JOSE GILDASIO PEREIRA DE LIMA – TE - 019424921627
18. JOSE ODIMILSON LOPES DA SILVA – TE - 025307911660
19. JOSENILDO FLAVIO DE ARAUJO – TE - 012640191600
20. LEANDRO ARNALDO DOS SANTOS – TE - 027760321643
21. LUCIANO ALEXANDRE DA SILVA – TE - 017088491660
22. LUZIA ARAUJO DE MELO – TE - 025676771660
23. MANOEL DANTAS DE MELO – TE - 027006331660
24. MARCIO DA SILVA RODRIGUES – TE - 023133061660
25. MARIA DE LOURDES SILVA – TE - 005567361600
26. MARIA DO SOCORRO SILVA – TE - 005538351619
27. MARIA FREITA DA TRINDADE – TE - 014913861600
28. MARIA LUCIA DA SILVA – TE - 005556981686
29. MARIA LUZINETE PONTES SANTOS – TE - 017909841686
30. MARILENE DIAS DA SILVA – TE - 021017041627
31. MARY JEANNE MEDEIROS DE MOURA – TE - 005557461619
32. MATHUSALEM DYANDERSON MEDEIROS DE ARAUJO – TE - 016684911651
33. MICHAEL FERREIRA DA SILVA – TE - 024648501678
34. PAULO SERGIO DA SILVA – TE - 023819091600
35. RAIMUNDO JOSE DA CUNHA – TE - 005793301600
36. REINALDO GOMES DA SILVA – TE - 005540921651
37. RONALDO PONTES DE MORAIS – TE - 023376741600
38. TEREZINHA DA SILVA SIRINO – TE - 005559051678
39. TEREZINHA VASCONCELOS DA SILVA – TE - 005570281600
40. VIVALDO BARBOSA DA SILVA - TE - 019267851619

RELAÇÃO ELEITORES - CARNAÚBA DOS DANTAS
1. ANANIAS ALVES TRINDADE – TE - 022981961295
2. ARIVAN TIBURCIO DANTAS – TE - 005599341627
3. EDINALDO COSTA DE ARAUJO – TE - 005609451635
4. FERNANDO ANTONIO ASSIS DE PAULA – TE - 037659440884
5. JOSE NETO ALVES DE LIRA - TE -023410361619
6. MARCOS ALEXANDRE DAMIAO DE SOUZA – TE - 033261961325
7. MARIA DA GUIA DE ARAUJO – TE - 005612601686
8. MARIA DA GUIA GONZAGA DO NASCIMENTO – TE - 013898391660
9. MARIA DAS DORES ALVES – TE - 012952242097
10. SEBASTIANA DANTAS SOUTO – TE - 018593501600
Com informações de Tota de Aristóteles

Semarh participa de Seminário em Caicó sobre a Campanha da Fraternidade.

A campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” motivou a Diocese em Caicó, que fica na região Seridó do Rio Grande do Norte, a organizar um Seminário que reunirá a sociedade civil e órgãos governamentais na próxima quinta-feira (31), às 19h, no Centro Pastoral Dom Wagner com objetivo de planejar as ações de preservação do meio ambiente.

O Seminário tem dois importantes focos: planejar ações de coleta seletiva de materiais recicláveis nos bairros de Caicó e apresentar o trabalho do consórcio público de resíduos sólidos do Seridó, uma ação integrada entre o Governo federal, estadual e Prefeitura de Caicó, promovendo a conscientização ambiental com participação da sociedade.

Para apresentar o projeto do consórcio de resíduos sólidos, o engenheiro sanitarista e técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Josivan Cardoso fará a exposição do andamento do projeto na região Seridó e as perspectivas para este ano.

O evento tem entrada gratuita e deve contar com a participação de mais de 200 pessoas do Seridó.
A.I.

Márcia Maia debaterá Copa Social na Assembléia.

A deputada estadual Márcia Maia promove nesta quinta-feira (31), às 10 horas, uma audiência pública com o tema "Copa do Mundo no RN: Implantação de Políticas Públicas na Prevenção da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente".

O Unicef calcula que mais de dois milhões de meninas e meninos são vítimas das redes de exploração sexual do turismo e de crianças e adolescentes. "É um problema social grave que precisa da nossa atenção, independente de crescer ou não apartir do mundial", comentou.

No entanto, a parlamentar destaca a necessidade de uma preocupação das organizações e de especialistas que atuam na área de defesa dos Direitos da Infância e Turismo para minimizar os impactos que um evento de grande porte tal qual a Copa do Mundo possa ter sobre esse problema.

"O enorme volume de turistas e fluxo de trabalhadores pode representar um risco maior para crianças em situação de vulnerabilidade, com o incremento do trabalho infantil e da exploração sexual de crianças e adolescentes", justificou a pessebista.

Fátima busca apoio do governo federal para o Furna Feia.

Dando continuidade ao compromisso assumido em reunião que ocorreu na última segunda-feira, 28/03, no gabinete da governadora Rosalba Ciarline com entidades ambientalistas e parlamentares do estado, a deputada federal Fátima Bezerra apresentou ontem (29/3) o Requerimento 257/11 à Mesa Diretora da Câmara, através do qual faz indicação à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no sentido que seja criado o Parque Nacional da Furna Feia, sítio espeleológico localizado entre os municípios de Mossoró e Baraúna.

A Furna Feia, segunda maior caverna do Rio Grande do Norte, com 766 metros de desenvolvimento linear, é apenas uma das 213 cavernas que foram identificadas em apenas 2% área total da reserva, sendo a maior concentração de cavernas do Estado. Também faz parte do Parque, o Abrigo do Letreiro, que apresenta inúmeras pinturas rupestres.

Os levantamentos preliminares apontam flora e fauna diversificadas e bem preservadas, tornando a área uma das mais representativas do bioma Caatinga no Estado, com a ocorrência de 105 espécies de plantas, sendo 22 endêmicas; 101 espécies de aves; 23 espécies de mamíferos e 11 espécies de répteis. Várias dessas espécies que lá ocorrem constam nas listas de fauna e flora ameaçadas de extinção. A área, portanto, tem imenso potencial para pesquisa científica. Nesse sentido a UFRN, a UERN e a UFERSA já realizam estudos na área, além de outras universidades no Brasil.
A.I.

SÓ 66 cm.

Seguindo a Folha de Cruzeta faltam 66 cm para o açude da cidade transbordar.

PREPAREM O BOLSO...

O Governo do Estado aumentou ontem o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) sobre a gasolina comum e energia elétrica. De acordo com o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, o aumento em 2% foi autorizado por uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada na gestão anterior.

A nova lei altera a fonte de receita do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e autoriza um complemento de 15% no valor recebido pelas famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, do governo federal, no Rio Grande do Norte, sobretaxando estes dois itens. Parece pouco. Mas o aumento gera uma receita de R$ 33 milhões por ano. Dinheiro que vai para o Fecop.

Segundo Paulo de Tarso, o aumento do imposto vai pesar no bolso do consumidor. O aumento na gasolina vale para todos os consumidores. O da energia elétrica, para quem consome mais. “O aumento é pequeno, mas existe. No litro, pode parecer insignificante. Mas no tanque cheio, vai pesar. Sabemos que a população vai pressionar. Mas é uma lei tributária. O governo não pode deixar de cumprir. O que pode ocorrer é a revogação da lei pela Assembleia Legislativa”.
TN Online

Vivaldo vota favorável ao Projeto que destina recursos ao saneamento básico.

Na tarde de terça-feira (29), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte votou o Projeto de Lei que autoriza o Estado a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 56.854.244,53 para custear a execução de obras de saneamento básico.

Dos 22 deputados presentes, todos votaram favoráveis ao Projeto, inclusive o deputado estadual Vivaldo Costa (PR), que expôs em plenário a importância do Projeto.

“Como médico, sei da importância do Saneamento Básico. Saneamento é Saúde, por isso acho que todos devem votar favoráveis a este Projeto. Desde já declaro que sou favorável e fico muito feliz, por saber que Caicó será beneficiado com R$ 25 milhões”, disse Vivaldo.
A.I

Governadora declara apoio às atividades da Cruz Vermelha do RN.

A presidente da Cruz Vermelha no Rio Grande do Norte, Francisca Montenegro, visitou nesta quarta-feira, 29, a governadora Rosalba Ciarlini. Entre os assuntos da audiência estavam a inauguração da sede da Cruz Vermelha em Natal, marcada para o dia 29 de Abril e a oferta do trabalho em parceria. "Nossa visita aqui foi para nos colocarmos à disposição para trabalharmos como parceiros no que for possível", disse Fátima Montenegro.

Com atividades no Rio Grande do Norte desde 1942, a Cruz Vermelha conta no estado com cerca de 2.000 voluntários, sendo que destes, 1.200 estão concentrados em Mossoró, cidade onde a instituição trabalha de maneira mais atuante até então. "Sempre tivemos um certa dificuldade com a documentação, tanto que sempre usamos o CNPJ da Cruz Vermelha de Mossoró para as ações no estado, agora vamos poder ampliar nossa rede em Natal também", disse Francisca Montenegro.
A.I.

PAGAMENTO

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte inicia o pagamento dos servidores, referente ao mês de março, a partir desta quarta-feira, 30. O pagamento será efetuado na quarta e quinta-feira (31).

Recebem no dia 30, os servidores com matrículas terminadas entre 1 e 5. No dia 31 serão efetuados os pagamentos das matrículas com final 6 a 0.

Implantação de Escola Militar da PM em Caicó.

O deputado estadual Vivaldo Costa, recebeu do comando do 6º BPM de Caicó um projeto para a implantação de uma Escola Militar da PM em Caicó. O projeto foi idealizado pelo corpo de oficiais do 6° BPM e visa o aprimoramento no conhecimento intelectual das crianças, jovens e adultos.

A missão dos colégios militares é ministrar o ensino básico nos níveis Fundamental e Médio, visando aprimorar o modelo educacional e acompanhar mais de perto os jovens e adolescentes.

A proposta de implantar a escola no modelo militar,de forma experimental, no município de Caicó/RN será de grande ganho para o municipio já que o ensino privilegiado e a metodologia embasada na disciplina, conhecimentos científicos e cooperação mútua e apreendizagem, colaboram significativamente no desenvolvimento dos alunos.

A idéia é instalar a unidade de ensino onde hoje funciona a Escola Estadual Joaquim Apolinar, que na atualidade só funciona com apenas seis salas de aula no turno matutino. O turno da noite esta funcionando com os alunos da escola Senador Guerra que atualmente passa por reforma.

Este modelo de escola tem sido reconhecido pelo MEC em todo Brasil, pela qualidade do ensino aplicado nas unidades, bem como, pelo efetivo trabalho de socialização e desenvolvimento da cidadania.
A.I.

Pelo twitter, Vivaldo Costa se pronuncia sobre a morte de José Alencar.

O deputado estadual Vivaldo Costa (PR), utilizou sua página pessoal no twitter, para se pronunciar a respeito da morte do ex-vice-presidente da República, José Alencar.

@VivaldoCosta: O Brasil se despede de um homem público que deixa marcas na história política e empresarial do país: José Alencar.

@VivaldoCosta: No Rio Grande do Norte, José Alencar gerou milhares de empregos, com a instalação de uma sede da Coteminas.

@VivaldoCosta: José Alencar é um exemplo de vida e superação.

@VivaldoCosta: Veio de uma família de 15 filhos, começou a trabalhar aos 14 anos, como baconista em uma loja de tecidos. Estudou só até a 5ª série.

@VivaldoCosta: E tornou-se um dos maiores industriais do país.

@VivaldoCosta: Na Assembleia Legislativa, subscrevo o voto de pesar do colega @Ezequiel14567, pela morte de José Alencar.

@VivaldoCosta: "Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra. Um homem público sem honra é um homem morto" (Ex-Vice Presidente José de Alencar ).
A.I.

Sessão da Câmara de Vereadores de Currais Novos – 29/03/2011.

Marinaldo Francisco:

Apresentou três requerimentos na noite desta terça feira, 29, na câmara municipal de Currais Novos. Um destinado ao secretário de infra estrutura da cidade, Raimundo Marinho, para que seja feita a colocação de quatro luminárias nos postes localizados no Sítio Totoró de Baixo. Um Segundo requerimento foi destinado ao deputado federal, Rogério Marinho, para que viabilize a intermediação, com o ministério da saúde, no sentido de conseguir uma ambulância para o povoado da Cruz, na zona rural de Currais Novos. O terceiro requerimento foi destinado a 4ª Ciretran, com sede em nossa cidade, para que coloque um redutor de velocidade na avenida Silvio Bezerra de Melo, nas imediações da rua Dona Germana, no centro da cidade.

João Neto:

Apresentou dois projetos de lei autorizando, o poder executivo, a denominar de Jose Antonio da Cruz, a rua projetada , situada entre as ruas Zé Damião e Manoel Felix, no bairro governador Radir Pereira de Araujo, no município de Currais Novos. Em outro projeto de lei, autoriza o poder executivo a denominar de Ludemário Max de Azevedo Dantas, a atual Trav. Manoel Severino Neto, situada no bairro Silvio Bezerra de Melo.

Francisco Moreira:

Deu entrada em dois requerimentos. Um destinado ao secretario de infra estrutura e serviços urbanos, Raimundo Marinho, para que, após entendimentos com a CAERN, escritório local, haja a possibilidade de resolver o problema de canos estourados em vários pontos de nossa cidade, inclusive esgotos no parque Dourado. Em outro requerimento a mesma secretaria, pediu que viabilize a passagem da maquina motoniveladora em algumas ruas da cidade.

Silvano Araujo:

Em requerimentos, solicitou ao secretário de saúde do município, Jose Gomes Filho, a eficácia da lei que obriga os cães da raça Pitbull, a utilizarem a focinheira quando estiverem em via pública. No segundo requerimento destinado ao prefeito, solicitou, a construção de uma passagem molhada na comunidade Serrote do Melo, na zona rural de Currais Novos.

Oodon Junior:

Dois requerimentos endereçados ao gabinete da deputada federal , Fátima Bezerra, solicitando que se empenhe na luta por recursos da União, para construção de centro poliesportivo, para Currais Novos, incluindo pista de atletismo, para beneficiar os atletas e a juventude curraisnovense. Solicitou, também, que a deputada coloque emenda parlamentar, junto ao ministério da educação, para reformar escolas em Currais Novos. Requerimento destinado ao secretário de infra estrutura, que coloque lixeiras públicas, no largo Junior Toscano, para melhorar a limpeza urbana daquele espaço público e dos quiosques. Um outro requerimento, destinado a quarta Ciretran, foi pedindo a vistoria e levantamento do trânsito, para implantação de um redutor de velocidade na rua Manoel Targino, no bairro Silvio Bezerra de Melo.
A.I-CMCN

Setur participa da reunião do Pólo Seridó.

Na manhã de hoje, foi realizada, em Currais Novos, a 1ª reunião do Pólo Seridó de 2011. Pensar, planejar e discutir ações que possam desenvolver a atividade turística na região são os objetivos dos integrantes deste grupo formado por associações, entidades, instituições, gestores e representantes dos dezessete municípios participantes.

O secretario adjunto de Turismo do RN, Eduardo Bulhões e a subsecretaria de Turismo do RN, Sânzia Cavalcanti, representaram o secretario de Turismo Ramzi Elali. Na abertura da reunião, Sânzia destacou os investimentos previstos no orçamento do Prodetur para a região este ano. “A Setur tem priorizado a diversificação do produto turístico e a interiorização do turismo. Seguindo este pensamento, este ano, a região do Seridó receberá muitos investimentos do Prodetur. O Governo do Estado investirá, por exemplo, em um diagnostico da demanda e oferta da capacitação turística da área e na implantação de vinte cursos profissionalizantes”, afirmou.

Outra novidade da reunião foi a validação pelo Conselho do Pólo Seridó da listagem dos sítios arqueológicos que serão contemplados pelo projeto conveniado entre a Setur e o Ministério do Turismo. O convênio para visitação dos sítios arqueológicos do pólo contemplará 10 sítios distribuídos em Carnaúbas dos Dantas, Acari e Parelhas (Casa Santa, Xique Xique III, Mão Redonda, Pedra do Alexandre, Furna dos Caboclos, Furna do Mateus, Poço do Artur, Pedra do Chinelo, Pedra do Vem Vem e Olho d’agua das Gatas).

Dentre os assuntos discutidos os destaques foram para uma apresentação da ADESE como realizador do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Seridó; a apresentação do relatório preliminar do Inventário Turístico do Seridó, produzido pela UFRN; a apresentação do estudo preliminar da Indicação Geográfica do Bordado do Seridó e a apresentação do II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre drogas e Messoregião do Seridó e a apresentação da ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).
A.I.

ATLETA KÔKA VISITA PREFEITO ALEXANDRE PARA AGRADECER APOIO

Depois de participar da Meia Maratona Internacional de Florionópolis-SC, no último dia 20 de março de 2011, o atleta Carnaubense visitou o prefeito Alexandre Dantas (Boboca), primeiro para descrever a sua viagem a capital catarinense e sua participação naquela importante corrida de rua, quando obteve o 7º lugar na colocação geral e 1º lugar na faixa etária 25-29 anos.

Depois, Kôka agradeceu ao prefeito pelo importante apoio que a prefeitura de Carnaúba dos Dantas lhe deu na sua viagem ao sul do país, proporcionando ao atleta a oportunidade de galgar novos horizontes na sua carreira e elevar cada vez mais o nome do município nos patamares do esporte nacional.

A prova teve a participação de mais de 2500 atletas distribuídos nas provas de 5, 10 e 21 km e ainda a maratoninha para a criançada. O vencedor da prova dos 21 km masculino foi o gaúcho Claudir Rodrigues com o tempo de 1h05min35seg sendo que no feminino a paranaense Dione Chillemi venceu com o tempo de 1h19min22seg.

A prova contou com a presença do medalhista olímpico Robson Caetano e também de Márcia Narloc.

Kôka continuará os seus treinamentos preparatórios a sua participação em eventos estaduais e nacionais.
Por Tota de Aristóteles

Democratas fecha questão pelo fim das coligações proporcionais

No primeiro encontro partidário, realizado em Brasília, para discutir “Reforma Eleitoral”, o Democratas fechou acordo pelo fim das coligações proporcionais. Em um seminário técnico, os principais líderes da legenda no Senado, na Câmara, dirigentes regionais e cientistas políticos iniciaram o debate sobre as mudanças no sistema eleitoral brasileiro.

Os dirigentes querem estabelecer um consenso para apresentar à sociedade propostas que vão sintetizar o ideário do partido sobre o tema polêmico, em pauta no Congresso Nacional. “Uma posição que já podemos anunciar hoje é que o partido fechou questão pelo fim das coligações proporcionais, mas esse é apenas o começo dos debates que devemos realizar para instituir a coerência partidária sobre o assunto”, declarou Agripino.
A.I.

Prefeitura de Carnaúba e TV Seridó lançam documentário sobre Monte do Galo na Paixão de Cristo

Todos os anos, no período da Semana Santa, milhares de Católicos de vários lugares do Brasil se encontram no Monte do Galo, em Carnaúba dos Dantas. Fiéis comparecem em busca de fazer e cumprir promessas, em especial na Sexta-Feira da Paixão, quando o município que tem cerca de 7 mil habitantes, recebe quase vinte e mil visitantes vindos em caravanas, para subir o monte e assistir a encenação sobre os últimos momentos de vida de Cristo.

Toda essa tradição será mostrada no documentário “Monte do Galo: No caminho da Peregrinação”, produzido pela TV Seridó em parceria com a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas. O filme que tem cerca de 40 minutos, foi gravado na Semana Santa do ano passado e está sendo considerado a melhor produção dirigida até hoje pelo jornalista Wanderley Filho, que já tem no curriculum filme premiado como, “Boqueirão: o espetáculo das águas” e uma série sobre a transposição do Rio São Francisco, feita em 2008, quando o jornalista trabalhava na afiliada da TV Cultura, em Campina Grande.

“Este documentário será um grande meio para divulgarmos ainda mais as nossas belezas e o que temos de melhor em nosso município”, afirma o prefeito de Carnaúba Alexandre Dantas.

“Monte do Galo: No caminho da peregrinação” será lançado no próximo domingo (3), às oito horas da noite, no largo da igreja de São José, em Carnaúba dos Dantas. A exibição será gratuita e todo mundo está convidado.
A.I.

FALECEU EX PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR

O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu nesta terça (29), às 14h45, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político mineiro lutava contra um câncer na região do abdômen.

Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.

O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou.
G1

Caicoense é a 3ª mulher mais bela do RN.

A caicoense Natália Clemente de Araújo, atual Miss Seridó, conquistou o terceiro lugar e foi escolhida a Miss Elegância do RN 2011, sábado, no Teatro Dix-Huit Rosado em Mossoró, durante a 56ª edição do concurso Miss Rio Grande do Norte 2011, concorrendo com representantes de 24 municípios do Estado.

Bancada federal declara apoio ao projeto do Parque Nacional da Furna Feia.

A deputada federal e coordenadora da bancada federal do Estado, Sandra Rosado, afirmou na manhã desta segunda-feira, 28, que o projeto para criação do Parque Nacional da Furna Feia pode contar com total apoio da bancada federal do Rio Grande do Norte em Brasília. O anúncio foi feito na reunião convocada pela governadora Rosalba Ciarlini, que aconteceu no Auditório da Governadoria, no Centro Administrativo.

A reunião foi solicitada, pois para que a regulamentação do Parque aconteça, é preciso ter, além da aprovação da sociedade, a aprovação da Casa Civil do Governo Federal, o que exige união dos políticos potiguares. "Precisamos do apoio de todos para que o projeto ande com agilidade, pois é um sonho possível. Até os acessos para o Parque já estão prontos, já que fica às margens da BR-304. Podemos ser referência nesse tipo de turismo como a Chapada Diamantina já é", disse Rosalba.
A.I.

CN Agitos presente no Cactus Moto Fest 2011.

O Grupo CN Agitos montou uma equipe formada por dez profissionais e se desdobrou para registrar todos os detalhes e momentos da 9ª edição do Cactus Moto Fest, em Currais Novos.

Esse ano, o CN Agitos buscou homenagear os milhares de motociclistas que desembarcaram aos milhares na “terra da sheelita” para curtir o melhor evento do segmento, no Nordeste.

Além da tradicional cobertura fotográfica e da transmissão ao vivo, via internet, para todo mundo, que já realiza há cinco anos, nesta edição, o grupo criou o Prêmio Destaque CN Agitos e elegeu alguns motociclistas que se destacaram no evento. “Quero agradecer a organização do Cactus Moto Fest por ter nos dado a oportunidade de criar esse prêmio e homenagear os motociclistas, que nos trata com tanto carinho”, disse a jornalista Fátima Souza, diretora do Grupo CN Agitos.

Confira a relação dos ganhadores do Prêmio Destaque CN Agitos

- Organização do Cactus Moto Fest – Entregue a Dr Eugênio Oliveira, Cactus Moto Clube, que ofereceu a todos os motociclistas de Currais Novos que contribuíram com a organização e sucesso do evento.

- Motociclista mais original – Dragão – Caçadores de Alma – Natal/RN

- Motoclube mais animado – Clã-Destinos – Alagoas

- Motoclube mais distante – Pastor André Fernandes (Geleia) – Esquadra de Cristo – Brasília/DF

- Moto mais irada – Zhenus – Facção Natal

- Super Máquina – Ailton – Cães de Guerra – Recife/PE

- O motociclista mais novo – Erick Vinícius (6 meses) – Potiguares do Asfalto – Currais Novos

- O casal motociclista destaque – Graça e Roberto – Natal/RN

- Banda Destaque – Joazinho e Banda Sete

- Maior motoclube – Dorian –Natal – 96 componentes presentes no Cactus Moto Fest 2011

- Motociclista destaque - Claudivan (Baiano) – Chacal do Asfalto – Mossoró/RN

- Imprensa Destaque – Maia – Revista Motoclube.

Santana do Seridó - Campanha de Mobilização para Emissão de Documentos para Crianças e Adolescentes.

O município de Santana do Seridó está realizando Campanha de Mobilização para emissão de CPF. O objetivo da mobilização é assegurar a todas as crianças a certidão de nascimento e ampliar o acesso à documentação básica, através da emissão do CPF.

A mobilização é coordenada pelas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde e pretende erradicar o sub-registro civil de nascimento e ampliar o acesso aos demais documentos básicos. Esta é uma mobilização que visa garantir o direito à cidadania para todos os nascidos em solo santanense. A atuação da Secretaria de Assistência Social se concentra na mobilização dos beneficiários do Programa Bolsa Família, através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

Na educação, a estratégia se concentra na mobilização das turmas das escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino. Já na Secretaria Municipal de Saúde a mobilização se concentra na Estratégia Saúde da Família – ESF e nos Agentes Comunitários de Saúde.

Os Agentes são identificados como figuras importantes nas comunidades, informando os novos pais sobre as responsabilidades civis de se ter um novo membro na família, como também identificando pessoas que ainda não possuem documentos básicos.

A emissão do CPF é de fundamental importância para efetivação de cadastros, matrículas, além de ser indispensável para realização de procedimentos de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde.
Com informações de Rafael Fagné.

Em seu programa de rádio, Vivaldo esclarece mal-estar com o prefeito de São Fernando.

O deputado estadual Vivaldo Costa (PR), aproveitou o programa que apresenta diariamente, na Rádio Caicó – AM, para prestar alguns esclarecimentos sobre o mal-estar ocorrido entre ele e o prefeito de São Fernando, Genilson Maia (PSB), durante uma reunião ocorrida na última sexta-feira (25), para discutir o processo de estadualização do Hospital Regional do Seridó, antigo SESP.

“Não sei qual foi o mal que eu fiz a Genilson. Apoiei a candidatura dele em 2008, e o troco que ele me deu foi votar em Nelter. Ano passado, eu tive o apoio de Baiquinha que é a futura prefeita de São Fernando, com o nosso apoio. Mesmo tendo sido abandonado por Genilson, sempre o cumprimentei normalmente e civilizadamente, inclusive, quando cheguei à reunião da última sexta-feira. Minha revolta foi porque ele afirmou que os políticos de Caicó negligenciaram com relação à estadualização do Hospital Regional. Quero deixar bem claro uma coisa: o meu projeto de vida pública sempre foi voltado para melhorar a Saúde de Caicó e do Seridó. Ele cometeu uma ingratidão a minha história, pois nunca um cidadão de São Fernando deixou de ser atendido pelo Hospital do Seridó. O momento não era de politicagem, e sim de discutir um assunto de suma importância”, esclareceu Vivaldo em seu programa de rádio.

Fátima propõe abertura de negociação entre professores e prefeito de Currais Novos.

A deputada Fátima Bezerra reuniu-se nessa segunda-feira (28) com o prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes, para mediar o diálogo entre a Prefeitura e os professores da rede municipal em greve desde 11 de fevereiro.

De acordo com a parlamentar, a próxima reunião está marcada para segunda-feira (4/4), quando a Prefeitura vai apresentar uma proposta aos professores após o estudo de receita. “Neste momento, o papel do meu mandato e do vereador Odon Júnior PE de mediar este conflito. A partir da reunião de hoje, conseguiremos criar um ambiente de negociações e construir uma proposta concreta para que a greve acabe e o ambiente escolar de Currais Novos volte a ter funcionamento normal”, disse a deputada.

Após tentativas pela correção do piso, sem obterem resultados concretos, os educadores resolveram parar suas atividades. A reivindicação da categoria é que a correção dos salários siga o reajuste do piso nacional, que em 2010 obteve um incremento equivalente a 7,86% e em 2011, 15,29%. A prefeitura de Currais Novos, no entanto, está há dois anos sem reajustar os salários dos profissionais, que continuam recebendo um piso proporcional de R$712,50. Esse valor deveria ser de R$886.

Participaram da reunião o prefeito de Currais Novos, a secretária de Educação Elizângela Dantas, a Assessora Jurídica de Currais Novos, Rayanne Mirella, o vereador Odon Júnior e a diretora estadual do Sinte-RN, Vera Messias.
A.I.

Mobilização marca a implantação do Programa Saúde na Escola em Ouro Branco.

Com trabalho integrado, as secretaria de Saúde e Educação realizaram na sexta-feira (25), uma grande mobilização que marcou a implantação do Programa Saúde na Escola (PSE) em Ouro Branco. Uma caminhada saiu do Mercado Público até o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde aconteceu a apresentação do projeto. Os secretários Noaldo Medeiros (Educação) e Maiara Figueiredo (Saúde) prestigiaram o ato que lotou o auditório pela manhã.

Alunos da Escola Municipal José Nunes de Figueiredo (EMJONF), Escola Municipal Professora Ivanilde Silva de Azevedo (EMPISA) e da Escola Estadual Manoel Correia (EEMC) conheceram o projeto. À tarde, a programação aconteceu na Quadra de Esportes José Agripino Maia. “Notamos que a participação dos estudantes, professores e pais foi muito grande. Acho que estamos conquistando nossos objetivos com a divulgação do projeto”, ressaltou o secretário Noaldo Medeiros.

Segundo a secretária Maiara Figueiredo, nos próximos dias a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) estará discutindo o cronograma de atuação e os estabelecimentos onde as atividades serão iniciadas.

Nas escolas públicas de Ouro Branco profissionais como dentistas, enfermeiros, médicos, nutricionista, psicólogo, entre outros vão disponibilizar seus serviços aos estudantes. O PSE contribuirá na formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
A.I-PMOB.
Foto:Netinho

Exploração de sexual da criança e adolescente na Copa-2014 será tema de audiência na Assembléia.

A deputada estadual Márcia Maia promove na próxima quinta-feira (31), às 10 horas, uma audiência pública com o tema "Copa do Mundo no RN: Implantação de Políticas Públicas na Prevenção da Exploração Sexual da Criança e do Adolescente".

O evento reunirá na Assembleia Legislativa representantes do segmento do Turismo, Segurança Pública e órgãos de defesa dos direitos da criança do adolescente no Estado.
A.I.

Teto de ginásio desaba em Escola Municipal de Natal.

Parte do Estádio do Ginásio da Escola Municipal Henrique Castriciano, situada na Rua Décio Fonseca, no bairro das Rocas, em Natal, desabou na ultima sexta feira, 25.

No entanto, os bombeiros só foram acionados por volta das 9:20 horas da manhã desta segunda, 28 de março.

Duas viaturas foram deslocadas para a escola para avaliar a situação e isolar o local.
A.I.

Blogueiro André Dedé é o mais novo funcionário da prefeitura de Jardim do Seridó

Desde o dia 10 de fevereiro deste ano que o amigo e colaborador André Medeiros (Dedé), que postava matérias esportivas para o Blog de Eliel, está lotado no Centro de Reabilitação, escola de alunos especiais da cidade, depois de ter sido aprovado em concurso.

Ele atualmente tem um Blog intitulado de “André Dedé”, que faz crítica jocosa, política e social.


André faz faculdade de Administração, à noite, no Campus da UFRN, em Currais Novos, e ainda tem tempo de curtir um dos hobby's que é atualizar o seu blog.

Jovem, impetuoso, é simpático e amigo. Antes, André passou dois meses gerenciando a Facção de Anchieta Júnior, deixando a função por ter passado no concurso da prefeitura.

Terço dos homens completou o primeiro ano que é realizado em Jardim

Sob o comando espiritual do pároco Amaurilo José da Silva, o terço dos homens, que é rezado todas as quartas-feiras, às 7 horas da noite, na matriz de Nossa Senhora da Conceição, completou, no último dia 23, o primeiro ano que é realizado em Jardim do Seridó.

O blog, tem observado que é sempre crescente o número de adeptos e recentemente 52 jardinenses estiveram em Cruzeta, participando do terço daquela cidade, recebendo homenagens dos c
atólicos cruzetenses pelos 365 dias que o terço dos homens foi realizado em terra jardinense.

O padre Amaurilo designou 10 coordenadores, incluindo o membro do ECC, José Ailson Dantas, e os participantes usaram uma camisa azul padronizada. A partir de quarta próxima esse blogueiro vai ser um a mais no universo dos rezadores.

Comissão do terço:
Tiago
José Ailson
Joaquim Neto
Nenem de Aragão
Gilberto Valdeger
Bolinha
Dormiro
Bartolomeu
Chagas do ECC
Corrinha

Exaltado até pela Fifa, centésimo gol de Ceni repercute pelo mundo.

O centésimo gol de Rogério Ceni não foi exaltado apenas no Brasil. Veículos de imprensa de vários lugares do mundo deram destaque ao feito histórico do capitão do São Paulo, alcançado na tarde deste domingo, na vitória por 2 a 1 sobre o rival Corinthians.

Até a Fifa, que não reconhece dois gols marcados em amistosos, deu espaço ao são-paulino: "O dia é dele", foi o título escolhido para a matéria que destacava a emoção dos torcedores por comemorarem o momento marcante diante de um dos adversários mais tradicionais. No texto, porém, consta que este foi o gol 100 de acordo com as contas tricolores.

"Rogério Ceni, centenário com um golaço" era o destaque da versão digital do diário espanhol Marca, que definiu o tento como "espetacular". O uruguaio El Pais, que também destacou os 965 jogos de Ceni com a camisa do São Paulo, diz que "para a maioria das torcidas, não é habitual ver um goleiro marcando gol, mas é para a brasileira, mais precisamente a do São Paulo".

Já os jornais portugueses deixaram Liedson "de lado" neste fim de semana. Acompanhado de perto pela imprensa do país europeu em razão do período em que atuou pelo Sporting, o Levezinho foi citado, mas o goleiro-artilheiro tricolor era o centro das atenções: "Rogério Ceni vezes 100".

"Cem vezes Rogério Ceni" foi o destaque do argentino Olé, que não poupou elogios à "esplêndida carreira do brasileiro" e ao feito "histórico".
yahoo.

Cine educar é deixar-se aprender.

Nesta quarta-feira 30, o campus Caicó inicia o projeto Cine Educar é Deixar-se Aprender, uma iniciativa das coordenações de Comunicação e Pesquisa e do pedagogo Alex Oliveira. O projeto consiste na apresentação de filmes que abordem o fazer pedagógico em suas mais variadas nuances, seguida de discussão entre profissionais do campus Caicó, pais de alunos e outras pessoas da comunidade interessadas na temática educacional.

“O nosso objetivo é buscar uma integração cada vez maior entre família e escola”, explica a professora Gerlúzia Azevedo, coordenadora de Pesquisa. “E nada mais apropriado do que discutir a respeito de autores e suas propostas de abordagem pedagógica”, acrescenta Alex. O primeiro filme será a respeito do pensamento de Paulo Freire, a partir das 19h.

O projeto Cine Educar é Deixar-se Aprender ocorrerá na última quarta-feira de cada mês. Professores de outras instituições escolares de Caicó também estão convidados a participar, como também pessoas interessadas na temática educacional.
André Alves

João Maia destaca dedicação de Luiz Macaco na construção da nova Câmara Municipal de Jardim de Piranhas

O filho da terra, deputado federal João Maia (PR) fez questão de prestigiar, na noite deste sábado (26), a inauguração do novo prédio da Câmara Municipal de Jardim de Piranhas. Maia estava ao lado de familiares, como os irmãos Agaciel Maia (deputado distrital) e Galbê Maia (vice-prefeito), sua mãe Anunciada Maia, dentre outros. João Maia também dividiu a mesa com políticos, como o ministro da previdência Garibaldi Filho, deputados estaduais George Soares, Nelter Queiroz e Raimundo Fernandes, do prefeito Antônio Macaco e demais lideranças políticas da região.

Em seu discurso, João Maia destacou a dedicação do presidente da Câmara Municipal, Luiz Macaco pela conclusão da construção da nova Câmara. “Eu sei que a ponta da política é o vereador, porque eu sou deputado federal, Garibaldi é ministro, Nelter, George e Raimundo são deputados estaduais, depois nós voltamos para Brasília e Natal, e quando alguém precisa do poder público, o vereador é a porta de entrada. Essa casa é uma demonstração de que nós de Jardim de Piranhas respeitamos os legítimos representantes da nossa cidade. Não é todo dia que numa inauguração temos a presença de um ministro de Estado. Luiz Macaco vai entrar para a história dessa cidade, por ter resgatado o respeito pelo Poder Legislativo”, explicou.
A.I.

PREFEITO DE JARDIM DO SERIDÓ VAI EM BUSCA DE RECURSOS PARA RECONSTRUIR PREFEITURA.

Em entrevista dada a rádio Cabugi do Seridó, o prefeito Jocimar Dantas declarou que vai em busca dos poderes estadual e federal com a finalidade de reconstruir a prefeitura de Jardim, que veio abaixo sexta-feira depois de 70 anos de existência.

O prefeito enfatizou que vai manter a fachada original, modificando no entanto o interior do prédio. Ele garantiu que vai mandar fazer uma revisão nos demais prédios que estão na faixa centenária, pois em novembro do ano passado desabou o teto do "sobrado" onde funcionava a secretaria de Educação.

O blog sugere que sejam incluídos os colégios Calpúrnia e Maria de Lurdes,o  Centro de Reabilitação e as três creches, além da casa da cultura e a casa mais velha de Jardim do Seridó.

É melhor prevenir que remediar.

Felipe Maia comparece a evento esportivo em Boa Saúde.

Um dia de lazer e de muita música movimentou o município de Boa Saúde, na região do Agreste potiguar, neste sábado (26). A terceira edição do torneio de mini campo promovido pelo vereador Júnior Fonseca levou cerca de mil pessoas a fazenda Ana de Kátia durante todo o dia. 36 equipes disputaram o título de melhor em campo.

O deputado federal Felipe Maia (DEM), o segundo mais votado na cidade no último pleito, compareceu ao evento e acompanhou algumas partidas do campeonato. “Aplaudo a iniciativa deste torneio, pois além de motivar a prática esportiva, proporciona um momento de confraternização entre os moradores do município. Creio que o esporte tem um papel fundamental no desenvolvimento de crianças e jovens, e é preciso incentivar a atividades como esta”, destacou o deputado.

Felipe Maia foi recepcionado pelo grupo que o apoiou nas eleições, o intitulado G-3, formado pelo vice-prefeito Pedro Birico, o ex-vice-prefeito Mário Cordeiro, e as lideranças Júnior Fonseca, Valtinho Brandão, Manoel de Saturno e Dr. Wellington.
A.I.