Vivaldo: "O PSD é o partido do milagre".

O deputado estadual Vivaldo Costa participa neste momento, do encontro do PSD que acontece no Hotel Praia Mar.

Vivaldo acompanhou a comitiva que foi recepcionar o líder nacional do partido, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, no Aeroporto Augusto Severo, e chegou ao local do evento juntamente com toda a comitiva.

Em seu discurso, o Papa-Jerimum disse que o PSD é o partido do milagre.

“O PSD é o partido do milagre, acho que porque sou o papa e filho de uma Santa. O partido conseguiu unir um bicudo e um pela bucho”, afirmou Vivaldo se referindo a ele e o colega-deputado José Dias.
A.I

Secretaria de Saúde realiza programação para atrair público para se vacinar.

Quem chegava à Escola Estadual Dr. Mauro Medeiros, na manhã deste sábado (30), em Parelhas, encontrava uma grande festa, com direito a grupo de forró, café da manhã e sorteio de brindes.

O evento foi programado pela secretaria municipal de saúde para atrair o público alvo para o dia “D” da Campanha de vacinação contra a gripe. A meta é vacinar 80% da população de idosos, gestantes e crianças de meses a dois anos de idade, além de profissionais de saúde.

Além do CAIC, no Cruz do Monte, as vacinações aconteceram também em todos os outros bairros da cidade.
A.I.-PMP

Ministro Garibaldi Filho visita prefeito Geraldo Gomes.

Na tarde deste sábado (30), o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, esteve na casa do prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes de Oliveira, onde trataram de assuntos políticos e de interesse da cidade.

Em conversa com o Ministro, o prefeito relatou algumas situações vividas por Currais Novos, onde na ocasião fez vários pedidos ao mesmo que se prontificou a ajudar.
A.I.-PMCN

Inscritos no ProItec devem apresentar documentação no campus Caicó

Os 475 alunos inscritos no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ProItec) para o campus Caicó do IFRN deverão se apresentar no período de 3 a 6 de maio, nos horários de 7h às 12h e 18h às 21h, com a seguinte documentação:

- Uma foto 3x4 recente
- Documento de identificação oficial com foto (fotocópia e original).
- Certidão escolar que comprove que tenha cursado do 6° ao 8° ano (antigas 5ª, 6ª e 7ª séries) exclusivamente em escola da rede pública de ensino e esteja matriculado no 9° ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental também exclusivamente em escola da rede pública de ensino.
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original).

No ato da entrega da documentação será entregue o material didático para subsidiar os estudos desses alunos. Já o cartão de inscrição para realização das provas estará disponível para impressão na página eletrônica do ifrn (http://www.ifrn.edu.br) a partir de 20 de junho.

O processo seletivo consta de duas provas escritas que serão realizadas nos dias 17 de julho e 25 de setembro, no horário das 13h às 17h. Os alunos que obtiverem as melhores notas se tornarão alunos do campus Caicó no primeiro semestre de 2012.

Além dessa forma de ingresso existe também um processo de seleção, destinado tanto a alunos oriundos da rede pública quanto da privada, que será realizado no final do ano. Para ingresso nos cursos técnicos subsequentes de Informática e Eletrotécnica (destinados a quem já concluiu o ensino médio) e de Física, uma licenciatura plena, são utilizados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A.I.

Deputado e senador receberam membros do movimento “Combustível Mais Barato Já"

O deputado federal Felipe Maia e o senador José Agripino (DEM) tiveram um encontro na sexta-feira (29), com representantes do movimento “Combustível Mais Barato Já” - que reivindica a redução do preço dos combustíveis praticados pelos postos do Rio Grande do Norte.

Na ocasião, o senador José Agripino e o deputado Felipe Maia garantiram o apoio a causa e pediram ao grupo que o tema fosse levado aos demais parlamentares da bancada federal. “Somos a favor da sociedade, e por isso é preciso fazer um movimento suprapartidário e apolítico. É juntando nossas forças que poderemos discutir o problema com os seus responsáveis para conseguirmos encontrar uma solução em que a população não seja prejudicada”, afirmou Felipe Maia.

Do encontro, ficou definida a data para apresentação da pauta do movimento a bancada que ocorrerá no próximo dia 13, às 18h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio Grande do Norte.

Participaram da reunião o promotor de Defesa do Consumidor, José Augusto Peres, o diretor do Procon/RN, Araken Farias, representante da OAB- RN, Paulo Couto, e dos Diretórios de Centros Estudantis de diversas instituições de nível superior do estado. Além dos presidentes dos Sindicatos dos Jornalistas (Sindjorn), Nely Carlos e Bugueiros, (Sindbuggy), Paulo Severo, e membros da sociedade civil.
A.I.

Prefeito se reúne com servidores para discutir pagamento do novo valor do piso.

O Supremo Tribunal Federal decidiu: o piso salarial é o valor inicial do salário. Isso significa dizer que as gratificações não podem ser utilizadas para complementar o valor do piso nacional dos professores, hoje de R$ 1.187,97.

Diante da decisão, o prefeito Francisco Medeiros já se reuniu com a categoria nesta sexta-feira (29) para iniciar a negociação. Durante o encontro ficou acordado que será feito um estudo de impacto na folha de pagamento, para que uma nova reunião possa acontecer no próximo dia 17.

Nesta sexta-feira também foi iniciada a discussão para a implantação do piso de outras categorias.

Atualmente a prefeitura, juntamente com o sindicato, estuda a possibilidade da implantação de uma previdência própria do município, na qual os servidores não precisariam mais contribuir com INSS, e sim, com um fundo municipal, que possibilitaria os funcionários da prefeitura se aposentar com o mesmo valor do salário que recebe em atividade.

Hoje, os servidores que se aposentam através do INSS sofrem perdas. “Sem dúvidas essa é uma iniciativa ousada em nosso município, mas completamente viável. Este fundo daria muito mais qualidade de vida aos nossos futuros aposentados, porque iriam receber salário integral, sem perda alguma. Para isso, basta que tenhamos sempre gestores honestos e responsáveis, porque este dinheiro não poderá ser usado para outra finalidade, a não ser o pagamento de aposentadoria de quem contribuiu”, afirma o prefeito Francisco Medeiros.
A.I-PMP

Presença do governo em Caicó tem reflexos em outros municípios do Seridó.

A instalação do governo itinerante nesta quinta-feira, 28, em Caicó, não deixou benefícios apenas para o município. Acompanhada de diversos secretários, a governadora Rosalba Ciarlini, anunciou medidas com reflexos para outras cidades da região, como a recuperação da RN 288, por exemplo. Rosalba determinou pressa na restauração do trecho entre Acari e Caicó, ampliando o serviço até a entrada da cidade.

Outra ação considerada importante para a região, foi o plantão 24 horas para o Hospital Regional do Seridó, com o compromisso de melhores condições de trabalho e atendimento. "Já conversei com o ministro Padilha (Saúde|), para a implantação de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)", afirmou, adiantando que o governo também está tomando todas as providências para enfrentar a crise no Hospital Dr. Mariano Coelho, de Currais Novos, que tem um débito de mais de R$ 3 milhões somente com fornecedores. Segundo a governadora, a Secretaria de Saúde está dando atenção especial para suprir a falta de material e outros problemas. "Temos que ser transparentes e mostrar a população o que está acontecendo", ressaltou, reafirmando que o governo vai encarar todas as dificuldades de frente e sempre passando informações à opinião pública.

Entre as prioridades do governo para os seridoenses foi incluída a Casa do Estudante que abriga 110 jovens. O governo quer regularizar a situação da alimentação e fez inspeção na estrutura física da Casa. A equipe de secretários que foi com a governadora também esteve na Penitenciária Estadual do Seridó, Pereirão, Teatro Adjunto Dias e escolas de Caicó.

Acompanharam a governadora, os prefeitos Bibi Costa (Caicó), Júnior Queiroz ( Jucurutu), Jackson Dantas (São José do Seridó), Padre Jocimar (Jardim do Seridó) Ivanildinho( Timbaúba dos Batistas),Concessa Macedo (Ipueira), Novinho (Cerro Corá) e Anibal Pereira (São João do Sabugi), a suplente do senador Garibaldi Alves, Ivonete Dantas e o deputado Vivaldo Costa.
A.I.

Prefeito de Parelhas recebe boas notícias durante encontro com Governadora.

Apesar de ter recebido as boas novas no evento com Governadora Rosalba, em Caicó, nesta quinta-feira (28), o assunto não tem nada a ver com a chefe do executivo estadual. É que durante o almoço na ADESE, no qual o prefeito Francisco Medeiros estava representando a AMSO (Associação dos Municípios do Seridó Oriental), ele encontrou o superintendente do Banco do Brasil no RN, Sergio Cordeiro de Oliveira, que deu algumas grandes notícias.

A primeira delas é que anda muito bem a negociação para que Parelhas seja sede de um projeto de coleta seletiva, que servirá como referência para todo o Estado, através de um parceria entre Prefeitura, Fundação Banco do Brasil e SEBRAE.

O município atualmente está avançando nesse aspecto, já que uma cooperativa de catadores foi criada, com toda estrutura doada pela prefeitura. Os catadores parelhenses terão um prédio, para onde serão levados os resíduos sólidos, para que estas pessoas não precisem mais ter contato com lixão. Nas escolas, estão sendo desenvolvidos projetos, através de uma parceria entre as secretarias de educação e meios ambiente, para a implantação da coleta seletiva. “É desta forma que queremos sempre ver a cidade de Parelhas, servindo de exemplo não só para o RN, mas também para o Brasil. Estamos lutando para isso”, declarou o prefeito Francisco Medeiros.

O representante do Banco do Brasil também informou que através da fundação da instituição, serão doados recursos para a conclusão da construção da Associação dos Moradores do Bairro Maria Terceira.

Por último, o prefeito também foi informado que o Banco de Brasil de Parelhas será reformado

Rosalba lança diagnósticos cardiológicos com apoio à distância em todo RN.

O Rio Grande do Norte é o único Estado da União onde a Telemedicina para cardiologia (tele-eletrocardiograma) é uma política de Estado. A governadora do Estado do RN, Rosalba Ciarlini, participa do lançamento do sistema nesta sexta-feira (29), às 9h, na sede da Associação Médica do RN, AMRN, no bairro Tirol, em Natal, entidade pública e sem fins lucrativos, parceira do sistema com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN).

O funcionamento é simples. São feitos os procedimentos clínicos básicos nos municípios com um paciente com suspeita de cardiopatia. O equipamento faz o eletrocardiograma que é enviado em tempo real via internet.

Na Central de Telemedicina (CTM), ao analisar os exames recebidos em tempo real por um especialista, se constatado qualquer problema relacionado ao coração, imediatamente o cardiologista discute o caso com o médico generalista na cidade e o orienta sobre o tratamento adequado. Se for caso de ser encaminhado para outra unidade, o paciente já chega direto no hospital, e é logo atendido sem burocracia.
A.I.

Abertas inscrições para oficina de iniciação ao teatro.

A professora de artes do IFRN/Caicó Monique Oliveira ministra, brevemente, uma oficina de iniciação ao teatro. O objetivo é desenvolver habilidades e competências na arte teatral que possibilitem a contextualização e a valorização de produções artísticas. 15 vagas se destinam a estudantes da rede pública federal e mais 15 para estudantes das redes municipal e estadual do Seridó, que cursam o nono ano.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, com encerramento no próximo dia 6 de maio. Quem estiver interessado deve enviar mensagem para o endereço eletrônico nique.oliveira@hotmail.com, indicando no texto os seguintes dados: Oficina de Teatro, seguido de nome completo, idade e escola na qual estuda. Após o envio, o interessado deve aguardar a confirmação da inscrição. Na primeira aula será feito o cadastro completo e encaminhada carta de autorização aos pais.

As aulas ocorrerão nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h30.
A.I.

Aluna do campus Caicó participa do 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.

Quando a estudante Janete Joyce da Costa, do curso técnico de Eletrotécnica-EJA do campus Caicó, recebeu dos Correios um envelope do Serviço Público Federal, no início deste mês, primeiro teve uma sensação de susto. Em seguida, ao ler o conteúdo, viu que se tratava de uma grande surpresa. E das boas. A correspondência, assinada pela então ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, tratava de um certificado de participação do 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – Programa Mulher e Ciência.

Em agosto do ano passado, Janete participou do 6º Prêmio com uma redação intitulada "A mulher e sua participação na ciência". Em 34 linhas, a estudante escreve trechos como este: "No mundo em que vivemos hoje, cheio de modernidade e tecnologia, não podemos pensar que a mulher é apenas uma corpinho e rostinho bonito, que ela foi feita à imagem e semelhança do homem...".

A redação termina da seguinte forma: "A mulher é um ser especial e extraordinário, capaz de designar tarefas como qualquer outro ser seria, não é à toa que hoje milhares de mulheres estão atuando no ramo científico como: médicas, bioquímicas, farmacêuticas etc. Porque fomos lá, marcamos nosso território e mostramos que somos capazes de vencer".
A.I.

Deputado Ezequiel Ferreira: “O Rio Grande do Norte quer Parques e Centros Eólicos”.

O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre a energia eólica e o desenvolvimento que trará para o Rio Grande do Norte. “Na verdade a construção do futuro energeticamente limpo já começou e tem que ser dramaticamente acelerado. É a hora do Rio Grande do Norte... A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens ante as energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis”, frisou.

Enumerando as vantagens para o Estado, Ezequiel disse que reduz a dependência energética do exterior e adapta­se ao protocolo de Quioto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou os seguintes centros e parques eólicos no Rio Grande do Norte: Parque Eólico de Guamaré I e II, Parque Eólico de Jurema, Parque Eólico de Três Irmãos, Parque Eólico de São Bento do Norte, Parque Eólico de Pititinga e Parque Eólico de Santana; aprovou ainda a Central Eólica de Alegria I e II.
A.I.

Prefeito Alexandre Dantas visita SEMARH.

O prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas (Boboca) esteve ontem (27) em Natal em missão administrativa e, logo pela manhã, visitou a SEMARH - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para acompanhar o andamento do processo do Sistema Adutor Parelhas/Carnaúba dos Dantas, uma importante obra que solucionará o abastecimento de água do município e, lá, foi recebido pelo Secretário-Adjunto Jáder Torres.

Segundo o secretário, as obras foram paralisadas por questões financeiras do estado mas que havia previsão orçamentária para sua execução, e adiantou que os serviços seriam retomados, igualmente como a adutora ligando a cidade de Acari com Currais Novos.

"Tal informação já me deixa tranquilizado pois a adutora de Carnaúba dos Dantas é um sonho de mais de 50 anos da população" expressou o prefeito.

Desde que foi paralisada, o prefeito Alexandre vem acompanhando de perto em Natal todo o desenronlar para retomada da maior obra de engenharia hídrica do município.
A.I.-PMCD

Fátima relata, em plenário, situação de Ipanguaçu.

Em discurso feito hoje de manhã no plenário da Câmara dos Deputados, a deputada Fátima Bezerra relatou a situação de calamidade pública em que se encontra o município de Ipanguançu, devido as enchente. “Segundo o prefeito Leonardo Souza, até ontem cerca de 40 famílias foram removidas de suas residências.

Problema idêntico ao ocorrido em 2009, quando o nível do rio Pataxó também subiu, expulsando a população de suas casas, arrasando plantações e destruindo fazendas de criação de camarão, que ao lado da fruticultura é umas das principais riquezas daquela região”, explicou.

“Agora, volta esse antigo problema e, no momento, essas famílias, os agricultores, os fruticultores e carcinicultores, enfim toda a população, carece da atenção do poder público e espera ações concretas dos governos federal e estadual no sentido de que sejam tomadas providências de caráter estruturantes que possam evitar esses desastres”, afirmou.

Fátima Bezerra lembrou que já existem recursos do Ministério da Integração para o desassoreamento do rio Pataxó. Afirmou, também, que a construção de diques resolveria, por definitivo, o problema das enchentes em Ipanguaçu. Por fim, a deputada fez um apelo à governadora Rosalba Ciarline e o ministro da Integração, Fernando Bezerra, para que tomem as providências estruturais que protejam a população de Ipanguaçu e região das recorrentes enchentes.
A.I

HOSPITAL DE CURRAIS NOVOS, HOJE UMA REFERÊNCIA DE TRISTEZA.

Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, vigário dos áureos tempos, viabilizou a existência do Hospital Padre João Maria que em outro local com menos estrutura enfrentou a maior prova de sua existência hospitalar quando ocorreu em 13 de maio de 1974 a grande catastrófe rodoviária que até hoje enluta Currais Novos. 

Foi o massacre do povo cristão da terra da scheelita quando um ônibus da empresa princesa do seridó passou no bairro Paizinho Maria por cima de uma procissão de Nossa Senhora de Fátima, matando 24 pessoas e ferindo mais de 100 outras.

Não foi possível salvar mais gente porque as dependências da Casa de Saúde e a sala de cirurgia não suportaram o impacto da grande demanda de feridos.

O Governador da época, Cortez Pereira, que estava em Brasília na hora do acidente, tomou uma medida emergêncial: mandou construir o novo hospital onde hoje ele existe na Teotônio Freire.

Esse blogueiro em companhia de Elísio Galvão acompanhava a procissão e ajudou pela rádio Brejuí a vinda de dezenas de médicos de outras cidades e equipes de apoio para ajudar os feridos.

Fui durante muitos anos do Conselho Fiscal do Hospital juntamente com Manoel Venâncio, José Ximenes, Medeiros Lula, Jairo Xavier e tantos outros e o conselho funcionava fiscalizando e orientando.

O novo hospital nasceu com 150 leitos, modernas salas de cirurgia, UTI e equipe médica de várias especialidades. O hospital Padre João Maria (da paróquia) e o Mariano Coelho, do Estado, que funcionavam em conjunto até bem pouco tempo foram referência hospitalar.

Lamentamos ao caos que chegou. Fechamento por 24 horas da emergência, por falta de médico e condições financeiras para manter aberta a unidade. Soubemos que houve uma reunião com o prefeito Geraldo Gomes no intuito de chegar a uma solução.

Se até o dia 1° de maio o Estado não repassar verba para o hospital a unidade hospitalar será totalmente fechada segundo fonte do próprio hospital.

Os diretores Dênis Zambom, Pedro Cabral e Bernardo Gomes de Oliveira Neto já tomaram as providências que estavam ao alcance da diretoria e agora aguardam as solicitações para que o hospital volte ao funcionamento efetivo.

Senhores políticos, não deixem que essa peróla de caridade feche as portas, pois ela serve não apenas aos curraisnovenses, mas a toda uma região.

Prefeito em Exercício visitou Obras em comunidade Rural de Santana do Seridó.

O Prefeito em exercício de Santana do Seridó, Sebastião Sobrinho (Berré) visitou na manhã desta última quarta feira a comunidade Rural de Tuiuiú. A visita teve como objetivo ver de perto a obra de construção de um posto médico avançado que está sendo construída naquela comunidade com recursos do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal.

Logo depois da visita da obra de construção do posto, o Prefeito foi conhecer de perto a ampliação que foi realizada em uma das escolas daquele município, a Escola Municipal Professor Aprígio, que foi realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal.

Acompanhando o Prefeito estava o Secretário Municipal de Saúde, Adriano Gomes, o Secretário Municipal de Infra-estrutura Laércio Justino, os vereadores Flávio Azevedo, Toinho Trindade, Bruno Augusto e Thiago Cabral, alem do assessor de Gabinete Rafael Fágne. A comitiva do Prefeito foi recebida na residência da líder comunitária Josilene de Azevedo, mas conhecida como “Neném do Tuiuiú”.

"Vi de perto uma grande obra que está sendo construído nessa comunidade rural e que com certeza será um posto avançado de qualidade, que trará ainda, mas conforto e qualidade de vida a população do Tuiuiú, e fiquei encantado com a ampliação da Escola Municipal Professor Aprígio, com certeza os alunos merecem esse prédio e acima de tudo uma educação de qualidade", declarou o Prefeito.
A.I.

Prefeito de Parelhas se reúne com secretário de segurança para pedir aumento do efetivo policial.

A reunião com o Secretário de Segurança do Estado, Aldair da Rocha, realizada na tarde deste dia 27, em Natal, foi um fruto da audiência presidida pelo vereador Mourão, no dia 1º de março deste ano, na Câmara Municipal de Parelhas. 

Preocupado com o clima de insegurança que a cidade vivia naquele período, o vereador Gilson Eneas de Medeiros, que morreu recentemente, vítima de um infarto, convocou a população e autoridades para discutir medidas para melhoria da segurança no município. Pouca gente compareceu ao debate naquele momento, inclusive vereadores.

No entanto, a partir daquele evento, o prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, encaminhou um ofício solicitando uma audiência com o secretário de segurança do RN, para solicitar medidas para combater a criminalidade. A reunião aconteceu pouco mais de um mês após a solicitação. O prefeito de Parelhas convidou todos os vereadores do município para participar também, mas apenas os vereadores TOM (PMDB), Aurélio (DEM) e Marcos do PT, estiveram presentes, além do jornalista Wanderley Filho, que representou a imprensa local.

Francisco fez vários pedidos ao secretário, mas destacou 4 pontos prioritários:

1 - O aumento do efetivo de militares e civis, incluindo um delegado exclusivo para Parelhas;
2 - A transformação do pelotão da PM em Companhia;
3 – Uma nova viatura para a polícia ambiental;
4 – O credenciamento de um posto de combustível para que os veículos da polícia de Parelhas possam ser abastecidos na própria cidade, já que atualmente, por uma questão burocrática, os policiais precisam levar os carros até Caicó, para abastecer.

Durante a reunião o secretário de segurança demonstrou interesse em resolver a situação de Parelhas, mas disse que para o aumento do efetivo é preciso confirmar ainda a contratação dos policiais que passaram no concurso e que estão aguardando ser chamados. “Eu espero que possamos resolver isso o mais rápido possível, porque nosso déficit de homens na segurança é muito grande”, afirmou o secretário, que também revelou o plano do Governo do Estado em ter um delegado em toda cidade sede de comarca, como é o caso de Parelhas. Atualmente o delegado que responde pelo município, é o delegado regional de Caicó, que atende a outras 11 cidades.
A.I.

49ª Emancipação Política de Timbaúba dos Batistas-RN.

Será inaugurado no próximo dia 10 de maio, pelo prefeito Ivanildo Filho, durante as festividades alusivas a 49ª Emancipação Política de Timbaúba dos Batistas, um shopping popular, destinado a comerciantes informais, artesãos, ambulantes e demais negociantes que necessitam diariamente de um espaço adequado para a apresentação de seus produtos.

Programação:

- Alvorada
- Missa em Ação de Graças
- Ação e Cidadania
- Inauguração do Shopping Popular
- A noite festa no Jegódromo Municipal com a participação das Bandas Sirano e Sirino e Ariaxé.
A.I.

Vivaldo convida aliados para recepcionar Kassab.

O deputado estadual Vivaldo Costa está fazendo uma grande mobilização juntos aos seus correligionário e amigos, para participarem no próximo sábado (30), do encontro do PSD, que ocorrerá no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, às 15h.

Na oportunidade, Vivaldo e os demais futuros filiados do PSD irão recepcionar o líder nacional do partido: o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
A.I.

Projeto de Lei é aprovado pela CDEIC.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (27), o Projeot de Lei nº 2538/2007 que institui o Programa Nacional para o Fortalecimento da Mineração de Pequeno Porte - PRONAMIN.

O Projeto, de autoria da Deputada Sandra Rosado (PSB/RN), foi relatado pelo Presidente da CDEIC, Deputado João Maia (PR-RN). A dupla norte-rio-grandense não mediu esforços para a aprovação da matéria, demonstrando total apoio e reforçando a real necessidade da formalização das atividades mineradoras de pequeno porte.

De acordo com o Deputado João Maia, os investimentos nessa área trarão benefícios à classe e contribuirão para uma maior justiça social, principalmente no Rio Grande do Norte.

O PRONAMIN, além de gerar tributos para a União e Estados, investimentos, modernização e ampliação para o segmento minerador, fortalecerá o apoio à mineração nacional.
A.I.

Fátima comemora lançamento do Pronatec e a contratação de professores do ensino técnico.

A deputada Fátima Bezerra participa amanhã (28/4) à tarde da solenidade de lançamento do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), que a presidenta Dilma vai anunciar em solenidade no Palácio do Planalto. “É gratificante para nós, que defendemos a educação pública de qualidade, verificar a sensibilidade do governo da presidenta Dilma Roussef em dar continuidade ao programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e consolidar o projeto de inclusão social do nosso governo, por meio do fortalecimento da oferta de ensino de qualidade e de uma formação cidadã”, afirmou a deputada Fátima Bezerra.

O programa federal do ensino técnico prevê aumento da rede pública de ensino técnico com a instalação de novas unidades, parcerias com os estados e com o Sistema S e financiamento estudantil para estudos em instituições privadas. Além de alunos do ensino médio, trabalhadores em atividade e beneficiários do seguro-desemprego também estão entre o público-alvo do projeto.
A.I.

Vivaldo solicita ao novo governo a construção de adutoras em distritos de Caicó.

A construção de adutoras nos distritos de Laginhas, Palma e Barra da Espingarda, todos localizados no Município de Caicó, é um antigo pleito do deputado estadual Vivaldo Costa.

E nesta quarta-feira (27), o deputado reforçou seu pleito ao novo governo, através de requerimento impenentrado na Assembléia Legislativa.

Vivaldo justifica que “ A Região do Seridó vem passando por grandes e constantes dificuldades devido à ausência de chuvas no local, o que acaba obrigando a diversas famílias a saírem do meio rural para tentarem uma vida melhor na cidade, o que por fim gera o conhecido e famigerado êxodo rural, normalmente feito de forma má sucedida, apenas modificando o lugar do sofrimento do cidadão”.
Foto: João Gilberto

Neste 27 de abril é aniversário de 9 anos do Projeto Criança no Rumo Certo.

Parabéns a Nilton Cesar, seu idealizador e a todos os que ajudam a essa importante iniciativa social que em Currais Novos atende a mais de 200 crianças, desenvolvendo atividades educativas e esportivas, impedindo que elas enveredem por caminhos tortuosos como o das drogas.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES FESTIVAL PESCADO.

No período de 29/04, a 01.05.2011, os acarienses e visitantes estarão reunidos no XIV FESTIVAL DE PESCADO DO SERIDÓ, em Gargalheira/ Acari-RN.
DE 29/04 a 01/05 - FEIRA DE ARTESANATO DO SERIDÓ


VITRINE DO PESCADO “SABOR DE PEIXE”

Dia 29/04 (Sexta-feira) -
20 horas – Abertura Oficial do XIV FESTIVAL DE PESCADO DO SERIDÓ/2011
Local: Clube Recreativo Gargalheira

21 horas – ATIVIDADE ARTÍSTICO CULTURAL - * Concurso da Garota do Pescado/2011
* Exposição Fotográfica – Mistérios do Gargalheira – Fotógrafo Ivan Russo
Local: Terminal Turístico Oscar Alberto Dantas
22 horas – Forró do Piscicultor – Animação: Banda Ta de Sacanagem

DIA 30.04.2011 (Sábado)

XVI SEMINÁRIO DE AQÜICULTURA DO SERIDÓ

“SEJA FISGADO POR ESTE NEGÓCIO” Local: Auditório do CLUBE GARGALHEIRA
*Campeonato de Futebol de Campo - várias equipes de Futebol
22 horas – Forró do Piscicultor – Animação: Banda Deixe de Brincadeira, Juninho dos Teclados, Banda Beleza Pura

Dia 01.05.2011(Domingo)
GINCANAS DESPORTIVAS
Tarde de Sol – Animação – Banda Iererê, Banda CDC

Ministro da Educação e presidenta da Comissão de Educação debatem o PNE.

Na noite de ontem (26/4), em seminário promovido pela Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), em Brasília, a deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN), presidenta da Comissão de Educação e Cultura, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, debateram o Plano Nacional de Educação (PNE). O ministro explicou que o PNE está estruturado em um formato simples, mas inovador. “Estabelecemos as metas a serem alcançadas, as estratégias e os meios”, explicou. Fátima Bezerra discorreu sobre os motivos que contribuíram para que o PNE atual não atingisse todas as metas propostas e adiantou que a Comissão de Educação, em parceria com a Comissão Especial sobre o PNE, vai debater a questão. “Este é o tema central da educação neste ano e não poderíamos nos furtar desse debate”, afirmou.

Apesar de o PNE ser sido discutido anteriormente pela sociedade civil, durante a Conferência Nacional de Educação, o ministro Haddad acredita que o projeto será aperfeiçoado pelos deputados e senadores. “Estou otimista com as alterações que com certeza o Congresso Nacional fará ao PNE”, afirmou. A expectativa do ministro é de que o projeto seja votado pela Câmara dos Deputados no início do segundo semestre deste ano.

Para a deputada Fátima Bezerra, uma das razões que levaram ao não cumprimento das metas do PNE 2000-2010 foi o veto dado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso ao artigo que estabelecia um investimento de 7% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. “Esse veto fez com que atrasássemos o atingimento das metas, o que nos obriga a sermos mais ousados agora”, argumentou, ao fazer a defesa de que sejam destinados 10% do PIB para a educação.

A parlamentar também defendeu uma votação mais célere do PNE. “É perfeitamente possível acelerar a votação, sem abrir mão do debate. O nosso desafio, no parlamento, será o de contabilizar a proposta do governo com as emendas defendidas pela sociedade”, afirmou.

Fátima Bezerra disse está otimista em relação ao PNE. “Uma das razões desse otimismo está no fato de a presidenta Dilma, no seu discurso de posse, ter afirmado que a erradicação da pobreza extrema passa pela educação”, lembrou.
A.I.

GILBERTO BRITO NÃO COMPORÁ COM PREFEITO DE JARDIM DO SERIDÓ.

O advogado Gilberto Brito, que foi candidato a vice-prefeito na chapa com o médico Edimar Dantas de Medeiros, desmentiu a notícia que foi veiculada nos meios de comunicação de que poderia compor chapa com o atual prefeito jardinense, Jocimar Dantas.

Gilberto afirmou que não tem intenção de agregar substância eleitoral ao atual gestor municipal, mesmo sendo do partido da governadora Rosalba Ciarlini, que deverá apoiar Jocimar  no pleito vindouro.

Gilberto complementou ainda que poderá disputar o cargo de vereador em Jardim do Seridó.

Ezequiel apela ao Governo do Estado para não deixar o Hospital Regional de Currais Novos fechar.

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) se inscreveu no expediente da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (26), para conclamar ao Governo do Estado que não deixe o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos fechar suas portas. Mesmo frisando que a direção da unidade hospitalar, enviou ofício a vários parlamentares estaduais e federais e não lhe encaminhou as informações, Ezequiel pediu à união de todos.

“O que não pode acontecer à população ficar sem assistência, onde todas as semanas faltam médicos em vários setores, inclusive do Serviço Ambulatorial de Urgência. A nova direção disse que irá fechar as duas UTIs (geral e neonatal), essa última uma luta deste deputado. Quatro leitos em cada”, frisou.

Ezequiel sugeriu ao Governo do Estado que tome algumas providências como a de que o Hospital voltar a ter teto livre, ou seja, receber o que produz, já que a demanda é muito superior ao teto estipulado pela Secretaria Estadual de Saúde de R$ 255 mil. “A nomeação ou contratação de 16 profissionais médicos nas mais diversas áreas (cirurgiões, pediatria, neonatologistas, intensivistas para UTI geral, ortopedistas, cardiologistas, anestesistas, médicos plantonistas para o Serviço Ambulatorial de Urgência”, disse.

Ainda em seu discurso, o deputado informou que se o Governo fizer essas reivindicações, a situação do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho em Currais Novos, melhora. “Com esses profissionais, acabará o pagamento de médicos pelo Hospital Padre João Maria, que na atual gestão é de R$ 170 mil/mês. No Governo Iberê, nós conseguimos cinco novos médicos. Hoje só dois permanecem”, contou.
A.I.

Sessão da Câmara de Vereadores de Currais Novos – 26/04/2011.

João Neto:

Emenda a lei orgânica municipal para modificar a redação original do artigo 40, da lei orgânica municipal, bem como seus incisos e parágrafos 2º e 3º.

Artigo 40- O vereador deverá, obrigatoriamente, licenciar-se mediante requerimento dirigido à presidência e aprovado por maioria simples de votos, nos seguintes casos:

- Para tratamento de saúde, próprio ou em acompanhamento de parente até o segundo grau, devidamente comprovado por atestado ou laudo médico, sendo necessária a requisição, apenas quando o período de afastamento for superior a trinta dias;

- Para participar de eventos de interesse do poder legislativo e devidamente designado pela presidência, sendo necessária a requisição, apenas, quando o período de afastamento for de trinta dias. Em outros itens o vereador apresenta modificações.

Requerimentos: À secretaria de interior de justiça e cidadania e excelentíssima governadora do estado, Rosalba Ciarline, para que sejam realizados serviços de infra estrutura no prédio onde funciona a central do cidadão; em outro requerimento solicita da secretaria estadual da educação e cultura, que sejam realizados serviços de infra estrutura no prédio onde funciona a casa de Cultura, em Currais Novos.

Francisco Moreira:

Projeto de Lei- Dispõe sobre a inclusão, na proposta pedagógica da Semec, dentro da matriz curricular, da disciplina de história, a inserção do conteúdo patrimônio histórico e cultural de Currais Novos. A finalidade está relacionada a implementação de uma política de valorização aos fatos e momentos que compõem a história do município, bem como a disseminar na população, o conhecimento e valorização dos vultos curraisnovenses, e a importância dos mesmos para o desenvolvimento e aculturação, desta cidade.

Odon Junior:

Requerimento- À quarta Ciretran, Currais Novos, para que efetue a vistoria e levantamento do trânsito para implantação de sinalização de trânsito entre as ruas do Petróleo e Riacho do Feijão, no bairro Dr. Jose Bezerra; solicitou do secretário de agricultura, meio ambiente e abastecimento, que envie expediente, documento por escrito, para a câmara municipal informando os motivos técnicos do não pagamento do garantia safra, aos trabalhadores rurais do município de Currais Novos.

Marinaldo Francisco;

Requerimentos- Ao secretário de infra estrutura e serviços urbanos solicitou a disponibilidade do carro limpa fossas, para atender as inúmeras residências do bairro Paizinho Maria, na zona urbana e, residências do povoado da Cruz, na zona rural do município.

Silvano Araujo:

Requerimentos- Ao prefeito municipal para que seja viabilizada a recuperação do ginásio Poliesportivo no povoado Totoró, na zona rural de Currais Novos; ao secretário de infra estrutura a recuperação das ruas do Riacho do Catunda e parte da Riacho do Maxinaré, situadas no bairro Dr. Jose Bezerra, em virtude das últimas chuvas caídas, em Currais Novos; ao secretário municipal de meio ambiente, agricultura e abastecimento, Francisco das Chagas Medeiros, extensivo a empresa JMT, a capinação do Mato nas margens do açude público Dourado, no município de Currais Novos; ao prefeito municipal solicitou a recuperação do muro do Cemitério Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro Paizinho Maria e ao secretário municipal de infra estrutura pedindo a substituição de lâmpadas, nas ruas Riacho do Trangola e Riacho Juremal, no Promorar, bem como no conjunto habitacional do bairro Paizinho Maria.

Maria Aparecida:

Requerimentos- Ao prefeito municipal solicitou a colocação de um coletor de lixo em pontos estratégicos nas ruas da cidade; ao secretário de infra estrutura pediu a recuperação da estrada que interliga o IFRN aos povoados Totoró e Trangola, na zona rural do município e, ao Detran solicitou a viabilização da instalação de um semáforo, no cruzamento das ruas Baldomero Chacon e Dr. Inácio Soares, no bairro coronel Manoel Salustino, em nossa cidade.
A.I.-CMCN

ATLETAS CURRAIS-NOVENSES EDNA KALINE E DAMIANA SALES, CONQUISTARAM LUGAR NO PODIUM DO MIZUNO X MILES SERIES EM SÃO PAULO

As Atletas do Projeto de Iniciação ao Atletismo da Prefeitura de Currais Novos DAMIANA SALES e EDNA KALINE, conquistaram lugar no podium do MIZUNO X MILES SERIES em São Paulo, SP(17/abril/2011), evento realizado no Jockey Club de São Paulo, um dos clube mais tradicionais do Brasil, fundado em 1875, com 136 anos, o MIZUNO X MILES SERIES, contou com as participações de 5.600 atletas.

EDNA KALINE foi Campeã da prova de 5 milhas – 8.045 metros, sendo muito comemorado pela locução oficial da competição, por ser de uma região distante(Currais Novos- RN).

Na prova de 10 milhas – 16.090 metros, DAMIANA SALES, foi Vice-Campeã, superado apenas pela Paulista Jucimara Félix, na realidade Kaline e Damiana atualmente são as melhores corredora de rua do estado do Rio Grande do Norte, oriundas da zona rural; Damiana (Sitio Namorado) e Kaline(sitio Boa Vista), apesar da juventude já participaram de eventos Internacionais(Seleção Brasileira) e Nacionais, agora ambas tem mais de 60 vitórias nas corridas de rua.
Com informações de Francisco Hipólito.

AMAZAN VAI CANTAR PARA PREFEITO DE SÃO PAULO.

Conforme noticia o blog do "Xerife", de Caicó, o cantor e empresário Amazan deverá estar na recepção a Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo e artífice maior do novo partido no Brasil, o PSD. Eis o post:

"O cantor-forrozeiro e pré-candidato a prefeito de Jardim do Seridó, Amazan, ao som da sanfona, fará a saudação ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que estará neste sábado, 30, a partir das 8 horas e 30 minutos no Hotel Praia Mar, em Natal, no evento de lançamento do PSD no Rio Grande do Norte a convite do vice-governador Robinson Faria.

Conforme o blog antecipou não será um ato de filiação. Apenas o lançamento da legenda no Estado. Prefeito, lideranças políticas, pré-candidatos e deputados estaduais e federais estão sendo convidados para o ato.

O cantor Amazan deverá anunciar a Kassad que irá se filiar ao PSD na hora que der as boas vindas ao prefeito paulista."

Projeto prevê criação de Política Estadual de Combate e Prevenção à dengue no RN.

A deputada estadual Márcia Maia apresentou na tarde desta terça-feira (26), no plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de lei que institui a Política Pública Estadual de Combate e Prevenção à dengue.

O mecanismo que visa orientar as ações de combate e prevenção ao mosquito foi formulado a partir de uma audiência pública realizada no último dia 12 e que contou com a participação de representantes das mais diversas instâncias no combate à doença. O projeto contou ainda com a colaboração do presidente da Sociedade de Infectologia do RN, Ênio Lacerda.

A principal medida ficou por conta da instituição de multa a pessoa física e jurídica em caso de reincidência de constatação pelo agente de saúde da existência focos em estabelecimentos comerciais ou residências. “A participação da sociedade é fundamental, por isso, o projeto que apresentamos dá uma parcela de responsabilidade à população para que possamos fortalecer a rede de combate ao mosquisto”, explicou Márcia.

Outros pontos presentes no projeto apresentado pela parlamentar pessebista estão; a possibilidade de se firmar parcerias com instituições, promoção de eventos institucionais nas escolas estaduais, campanhas educativas contínuas, execução de ações complementares, excepcionalmente, em caráter suplementar quando constatada necessidade pelos municípios.

Segundo a deputada Márcia Maia, a necessidade de se instituir uma política pública permanente para o problema é fundamental para evitar que a epidemia instalada em Natal e outros municípios do Rio Grande do Norte ocorra novamente.

“A dengue é uma doença sazonal e que dificilmente poderá ser erradicada. Mas através de uma ação contínua e articulada entre a população e o poder público, poderemos controlar os efeitos da doença e minimizar os danos que ela pode causar na saúde de nossos cidadãos”, justificou a deputada.
A.I.

Reitor Ivonildo trata de demandas da UFRN com ministro Padilha.

A deputada federal Fátima Bezerra acompanhou na tarde de hoje (26/4) a visita do reitor da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), José Ivonildo do Rêgo, ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O reitor convidou o ministro para participar da inauguração do setor de internamento do Hospital Universitário Onofre Lopes e tratou da liberação de recursos para o Nuplan.

Alexandre Padilha ficou de definir uma data para participar da inauguração no Onofre Lopes e encaminhou o reitor para uma reunião com o diretor do Fundo Nacional de Saúde, responsável pelos convênios do Ministério da Saúde.
A.I.

VEREADORES DISCUTEM ESTÁGIO PROBATÓRIO.

Sob a presidência do Vereador Fábio Ronan Dantas Pereira (PMDB) a Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas reunirá seus edis amanhã (27) para mais uma sessão ordinária do 1º Período Legislativo de 2011.

Na pauta, a discussão e votação de importantes projetos de interesse da comunidade, destacadamente o Projeto de Lei nº 007/2011, que trata da avaliação do servidor público municipal em estágio probatório.

A matéria encontra-se em tramitação na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final mas que deverá ser entregue à Mesa Diretora com parecer conclusivo até amanhã, pela manhã.

A sessão de amanhã terá início às 19:30 horas, na Sala das Sessões "Vereador Wilson Luiz de Souza".
Por Tota de Aristóteles

FIERN - EVENTO EM CAICÓ/RN DIA 28.

No dia 28 de maio Caicó vai receber o Presidente do Sistema FIERN, Flávio Azevedo, para presidir a solenidade de entrega dos certificados e encerramento do “Curso de Qualificação na Área de Confecções do Vestuário”.

O curso é fruto de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Governo do Estado, e leva capacitação para as escolas públicas estaduais dos municípios de Acari, Jardim do Seridó, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu, Caicó, Jardim de Piranhas e Serra Negra do Norte.

O evento, que contará com a participação da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, acontecerá às 10 horas, no Ginásio de Esportes Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, na Ilha de Sant’Ana, Caicó/RN.
A.I.-Fiern

Prefeitura de Ouro Branco inicia a recuperação das estradas vicinais.

A prefeitura de Ouro Branco iniciou a recuperação das estradas vicinais do município. A máquina começou a recuperação pela estrada que liga as comunidades Porção e Lages e depois cumprirá cronograma em Timbaúba, Duas Ipueiras e adjacentes. A proposta é atender todas as regiões da Zona Rural e a previsão é que nesses 20 dias, o trabalho seja concluído, caso as chuvas não se intensifiquem.

“Vamos recuperar os trechos críticos de todas as estradas da Zona Rural, como fazemos todos os anos. O serviço, que começou essa semana, nas comunidades Porção e Lages será estendido para atender todas as comunidades. Esperamos que o produtor e o trabalhador tenham paciência porque não é possível fazer tudo, de uma só vez”, explicou o prefeito Nilton Medeiros.

Também serão atendidas as estradas vicinais do São Roque, Aroeiras, Carnaubinha, Jerimum, Salgadinho, Esguicho, etc... “É gratificante para nossa administração a realização de um serviço tão importante como à recuperação das estradas vicinais do Município, e estamos felizes por atender mais um pedido da comunidade”, frisou o prefeito.
A.I.
Créditos das Fotos: Netinho

Sangria da Barragem de Tozinho continua visitada

Domingo esse blogueiro e familiares voltou a fazenda Belo Horizonte para curtir a sangria da Barragem de Tozinho no município de Jardim do Seridó.

Encontrei os amigos Moaci Fernandes e sua esposa Maria da Penha Góis, a filha do casal Bianca Góis e a amiguinha  Meurileny Anchiole funcionárias da Drogaria Frei Damião.

Também estavam lá Raul Dantas, sua esposa Claudia Regina, a filha Luana e a cunhada Dayse, além do anfitrião, Tozinho.

O blogueiro foi em companhia de José Ailson Dantas e Goreth Dantas, Verônica e Nicolas.

As irmãs Creuza e Helena Evarista aniversariando hoje

Creuza, filho e futura nora
Mudam de idade hoje duas amigas e internautas deste blog, senhoras Creuza Evarista Almeida, natural de Almino Afonso, mas residente em Natal e Helena também nascida naquela cidade, mas residente em Frutuoso Gomes. Creuza esteve recentemente em Jardim do Seridó, na residência de sua irmã Goreth Dantas ao lado do esposo Djalma Almeida, do filho Pironi e da futura nora Ana Carla.

Parabéns e muitas felicidades é o  que deseja este blogueiro.

Governo envia demonstrativo de dívidas da gestão passada para Assembleia Legislativa.

O secretário-chefe do gabinete civil da governadora do Estado, Paulo de Tarso Fernandes, encaminhou ao primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Poti Junior, 08 volumes de documentos com mais de 2.400 páginas com o cadastro de débitos estaduais apurados em dezembro de 2010, totalizando uma dívida de R$ 812.788.456,72. 

O documento foi abastecido por todos os Órgãos do Poder Executivo, através do Sistema Eletrônico de Débitos (SED), com lançamentos encerrados em 2 de fevereiro de 2011.
A.I.

Governadora entrega Prêmio Mulher Cientista.

Nesta terça-feira (26), a governadora Rosalba Ciarlini fará a entrega do Prêmio Mulher Cientista, concedido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). O evento será realizado às 10h, no Auditório da Governadoria, Centro Administrativo. Receberão o Prêmio: Técia Maria de Oliveira Maranhão, na categoria Pesquisadora Sênior; e Tirzah Braz Petta Lazus, como Jovem Pesquisadora.

O Prêmio Mulher Cientista é concedido anualmente pela Fapern, reconhecendo e valorizando a contribuição feminina à ciência. A premiação tem entre os seus objetivos dar repercussão à atuação na mulher no campo da ciência pura ou aplicada. As premiadas, cujas pesquisas são de reconhecido e documentado mérito em suas áreas, desenvolvem suas investigações no Rio Grande do Norte, gerando contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Estado.
A.I.

Guga e Raça Negra foram as grandes atrações do Sábado de Aleluia no Seridó.

Foi mais um show de casa cheia, promovido pela Fera Produções, no ACAMPAR, em Parelhas. O evento tinha o objetivo de lançar para o Seridó o novo investimento da empresa.

"Guga e Forró de Luxo" promete ser sucesso em todo o Nordeste, já que além de fazer parte do escritório dono da Banda Feras, ainda conta com o apoio da Luan Produções, que gerencia a Banda Garota Safada, e a
Destaque Promoções, que promove o Carnatal.

Na noite do sábado de aleluia, o público parelhense pôde conhecer a nova banda, que cantar um forró moderno e irreverente. Logo em seguida, foi a apresentação do grupo Raça Negra, que está completando 25 anos de carreira.
A.I.

Amazan assume candidatura a prefeito e defende que Edimar seja seu vice.

Em seu blog, Marcos Dantas pinça os principais trechos da entrevista de Amazan a Rádio Cabugi do Seridó.

"Em entrevista ao radialista Magno César, na Rádio Cabugi do Seridó, o forrozeiro José Amazan decidiu abandonar o discurso de ser mais uma opção a candidatura dentro do grupo de oposição e resolveu assumir oficialmente, sua pré-candidatura contra o prefeito padre Jocimar Dantas (PMDB). E se depender das articulações e do desejo de Amazan, seu companheiro de chapa será o ex-prefeito Edimar Medeiros (PR).

Entendimentos
Eu diria que estão avançados e de forma responsável. Eu não estou impondo nada e sim escutado o povo e seus representantes. Sinto que tenho ganhado simpatia de ambos. Eu tenho sentido isso nas conversas que venho tendo com formadores de opinião, com os lideres políticos e com o povo.

Conversas com lideres políticos
Já conversei com Dr. Edimar, com o deputado Vivaldo Cota, com o vice-governador Robinson Faria, com o deputado federal Fábio Faria, com o vice-prefeito Patrício Junior e vereadores e todos se mostram propícios a me apoiar.

Aceitação do nome dentro do grupo
A maioria dos que eu conversei, sinto que meu nome repercute bem. Os vereadores sabem que quem lançou meu nome é a população e acho que não é inteligente eles contrariarem o povo, que é soberano.

Edimar como vice de Amazan
Dr. Edimar também tem afirmado como eu, que está para somar e não para dividir. Na minha opinião seria uma chapa muito bem aceita pelos conterrâneos.

Apoio dentro da base de vereadores de Jocimar Dantas
Tudo é possível na política, mas é preciso acreditar. Acredito não só que os partidários do ex-padre Jocimar possa me apoiar, como acredito que com idéias, conhecimento e capacidade e vocação para administração, é possível fazer com que Jardim do Seridó seja uma cidade melhor para todos.

Vice saindo da Câmara Municipal
Eu estou aberto para o dialogo e acho que o vice deve ser escolhido pelos lideres, mas observando o desejo da população. Não é porque a cabeça da chapa está bem aceita que vamos colocar um vice por conveniência nossa. Os políticos, assim como os artistas são funcionários do povo, e quem paga tem direito de escolher.

Filiação de Amazan ao PSD
O que deve estar acima de tudo, de partido A ou B é o bem-estar da coletividade. Ainda não estou filiado a nenhum partido. Tudo indica que irei me filiar ao partido do vice-governador Robinson Faria. No entanto, meu relacionamento com adversários de outras siglas será extremamente profissional, responsável e ético."

ESTÁ CHEGANDO O DIA DO FESTIVAL DO PESCADO DO SERIDÓ, EM ACARI.

MAIS FOTOS DO ANIVERSÁRIO DO TERÇO DOS HOMENS EM PARELHAS.





Márcia Maia discutirá Lei Maria da Penha na Sejuc.

A deputada estadual Márcia Maia segue em sua cruzada pela efetivação da Lei Maria da Penha e nesta terça-feira (25) participará de uma audiência com o secretário estadual Tiago Cortez, da pasta de Justiça e Cidadania (Sejuc), e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Fernanda Lira, às 11 horas.

O encontro, a ser realizado na sede da própria secretaria, no Centro Administrativo Estadual, vai discutir as ações que vem sendo desenvolvidas no âmbito estadual para assegurar a o funcionamento da lei, avanços e deficiências no setor.

No final da semana passada, a parlamentar visitou o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Estado, além da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, na Ribeira. Nas duas primeiras visitas, solicitou levantamento do emprego da lei Maria da Penha no Rio Grande do Norte.
A.I.

VISITA DE AMAZAN E DR. EDIMAR A TOZINHO E ORIONE

Fotos da visita de Dr. Edimar e Amazan a Sangria da Barragem Belo Horizonte, de Tozinho e Orione, há poucos quilômetros de Jardim do Seridó, na presença de muitos convidados, sábado passado.

Presença na barragem de Tozinho, entre muitos os casais:
Djalma Almeida e Creuza; Pironi e Ana Carla; José Ailson Dantas e Goreth Dantas; Hugo Dantas e Larissa; Raul Dantas e Cláudia; Eliel Bezerra e Verônica; Sra. Fatima Medeiros; Sra. Virginia Medeiros e o filho Victor; Dormiro e Laureana; Candice Medeiros e seu namorado Rafael; jovem Nicolas Bezerra; Dayse e esposo Alexandro

NOTA DO BLOG: Os convidados almoçaram a beira da sangria da Barragem de Tozinho, este muito solícito, e foram documentados através de fotos, inclusve junto ao ex-prefeito Edimar Medeiros e ao pré candidato AMAZAN.



















CONTINUA VISITAÇÃO AOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS EM CARNAÚBA DOS DANTAS.

Com a liberação da visitação controlada pelo IPHAN aos Sítios Arqueológicos de Carnaúba dos Dantas a Secretaria de Turismo vem acompanhando e orientando os turistas, estudantes, pesquisadores e curiosos da importância de manter os registros longe do contato direto com os painéis.

Por isso, a importância que foi a construção das passarelas pelo IPHAN, hoje sob a responsabilidade da prefeitura municipal.

Neste domingo (24), Jipeiros de Fortaleza e Natal estiveram no município e visitaram o Sítio Arqueológico Xique-Xique I onde ficaram encantados com a preservação e conservação das pinturas, como também da forma sustentável com que a prefeitura vem conduzindo o turismo, onde todos ganham com as visitas, desde o guia, os proprietário Sr. Deca Marinheiro e Vaco (Edivaldo Carvalho) e por que não o futuro de toda a comunidade, pois o turismo gera empregos e renda.

A intenção do IPHAN não é isolar os sítios da população, pelo contrário, é estimular a sua visitação ordenada pois se entende que é a partir disso que se constrói uma consciência da sua preservação.
Por Tota de Aristóteles/Fotos e informação Carlinhos