sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Semana de muitas turbulências na política norte-rio-grandense.

A semana política não foi nenhum pouco monótona. Pelo contrário, ela foi bastante tensa em alguns segmentos partidários.

A sentença do juiz criminal Raimundo Carlyle sobre a Operação Impacto começa a provocar efeitos na atual legislatura.

O vereador Júlio Protásio (PSB), um dos condenados pelo magistrado por recebimento de vantagens na votação do Plano Diretor de Natal na legislatura passada, renunciou ao cargo de relator da CEI dos Contratos. O relatório da comissão já estava praticamente pronto, segundo disse.

Mas ele acusou sofrer perseguição de veículos e jornalistas ligados à prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), principal interessada em que a CEI não dê em nada.

Júlio volta-se agora em tempo integral para o recurso de sua condenação na Operação Impacto e para o trabalho de reeleição.

Cabe agora à competente e combativa Júlia Arruda, presidente da CEI dos Contratos, escolher o novo relator entre os nomes que compõem a comissão.

No âmbito nacional e também local, acompanhamos ontem (26) o fim do calvário de Elias Fernandes (PMDB) no Dnocs. Sua situação era insustentável e ele foi obrigado a pedir demissão, provocando estragos na relação política do deputado Henrique Eduardo Alves com o Palácio do Planalto.

O cargo no Dnocs é café pequeno na mesa de negociações por espaços no segundo e terceiro escalões do governo Dilma Rousseff. O PMDB sofre duro ataque dos aliados. Para desespero do líder Henrique Eduardo Alves, o PT tem avançado sobre os cargos ocupados por peemedebistas. O clima está muito tenso em Brasília.

Rei morto, rei posto. Ainda engolindo em seco a exoneração do afilhado no Dnocs, o deputado Henrique Eduardo informava ontem que o substituto de Elias Fernandes será do Rio Grande do Norte.

Em se tratando de Henrique Alves, dois nomes surgem como escudeiros de extrema confiança: o engenheiro Dâmocles Trinta (ex-DER, ex-secretário de Infraestrutura, ex-secretário de obras em Natal por indicação de Henrique) e o prefeito de Lajes, Benes Leocádio, presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte.

Uma fonte me dizia ontem que Benes Leocádio foi sondado. O presidente da federação tem conversado com colegas de prefeituras e correligionários sobre a viabilidade da nomeação.
Diógenes Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário