quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Semarh realizará educação ambiental em Acari, Currais Novos e comunidades rurais

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza nesta quinta- feira (26), a primeira ação de educação ambiental para as comunidades rurais beneficiadas pelo sistema adutor do Seridó. A partir das 18h30, a comunidade de Brejuí, em Currais Novos, estará reunida na escola rural da localidade, para conversar com a equipe da Coordenadoria de Gestão de Recursos Hídricos (COGERH) da Semarh e da empresa Arco.

O sistema Adutor Seridó foi projetado para atender uma população de 66 mil habitantes pelos próximos 20 anos. As cidades de Currais Novos, Acari e as comunidades rurais de Brejuí, Bulhões, Barra Verde e Gargalheiras são as beneficiadas pelo sistema. O investimento total da obra é de R$ 27 milhões. A previsão de finalização da mesma é março deste ano.

O objetivo da Semarh é levar educação ambiental para as comunidades no que se refere à valorização do sistema adutor e o uso racional da água. Serão realizadas oficinas e entrega de materiais educativos nas comunidades rurais, nas cidades de Acari e em Currais Novos.

Reservatórios com capacidade para 50 mil litros de água foram instalados em Brejuí, Bulhões, Barra Verde e Gargalheiras e estas comunidades rurais receberam uma nova rede de distribuição de água. Anteriormente, a ligação de água era feita diretamente na adutora, portanto não havia controle do uso. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte fará a manutenção e operação do sistema.

Somente na zona rural, serão atendidas em torno de duzentas famílias com o benefício do Governo do Estado. Até o final de fevereiro a Semarh e a Arco pretendem concluir o trabalho educativo tanto na zona rural como nas cidades.

A obra do Sistema Adutor do Seridó instalou 23 quilômetros de tubos para abastecer Currais Novos e 5 quilômetros para abastecer Acari. Foi realizada ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água do Gargalheiras com a reforma na parte física e aquisição de novos equipamentos. Outro importante avanço desta obra foi a troca de tubos da rede de distribuição de cimento amianto por PVC que são mais resistentes. Foram substituídos 40 quilômetros de tubulação para distribuição de água em Currais Novos, que registrava constantes vazamentos.

A obra também reformou a Estação Elevatória de Água com a instalação de dois novos conjuntos motobombas e automatizou o sistema adutor. A automação é importante por assegurar o controle de perdas do sistema de abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário