quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ações do RN em defesa do Bioma Caatinga serão levadas a Rio+20

Mais da metade da população potiguar vive na região semiárida, em que predomina o bioma caatinga. A importância da convivência sustentável nesta área é o que está sendo discutido na pré-conferência chamada Oficina Bioma Caatinga, que ocorre durante o dia de hoje (15), no auditório do CTGás em Natal. Na abertura do evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gilberto Jales, lembrou a necessidade de ações técnicas na preservação sustentável com foco no ser humano.

Os municípios do Estado localizados na região semiárida totalizam 92% do território do RN com 56% da sua população. Os dados foram apresentados pelo coordenador do Programa de Ação Estadual de Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca do Rio Grande do Norte (PAE), Josivan Cardoso Moreno, em sua apresentação para o público presente ao evento.

Entre os objetivos do programa estadual estão a redução da pobreza, redução dos impactos ambientais, promoção do desenvolvimento pautado na sustentabilidade socioambiental e potencialização da participação social na gestão e implementação do PAE.

Estas discussões estão ocorrendo nos Estados com ocorrência do bioma Caatinga. Na programação do Rio Grande do Norte ocorrem palestras sobre o Bioma Caatinga Potiguar, Plano de Combate a Desertificação do RN e políticas públicas para a Caatinga. Também ocorrem oficinas com temáticas como energias renováveis, o manejo sustentável da caatinga, a recuperação das áreas degradadas e bacias hidrográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário