quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ministério da Agricultura avalia mudança de status da febre aftosa no RN.

Com o intuito de discutir o possível rebaixamento do Rio Grande do Norte no status da febre aftosa, saindo de estado classificado como de risco médio para desconhecido, foi promovida nesta terça-feira (07), reunião - proposta pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern) - com o secretário de Agricultura do RN, Betinho Rosado e o diretor do Idiarn, Rui Sales Júnior.

Na conversa, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, acompanhado do coordenador da Instituição, Plínio Leite Lopes, presidente da Faern, José Álvares Vieira, e diretores do Ministério no RN, alertaram o secretário Betinho Rosado sobre a problemática da febre aftosa no rebanho estadual. “Fizemos estudos e descobrimos que o status de risco médio poderá cair para desconhecido. E isso será muito prejudicial para toda a pecuária potiguar”, afirmou Francisco Jardim.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura, o governo precisa dar uma resposta rápida para essa questão. “Temos que discutir seriamente esses dados fornecidos pelo Mapa. A governadora e o secretário Betinho precisam se alertar com relação ao problema que poderá transformar o Rio Grande do Norte em uma ilha sem contato com outros estados. E não será apenas a pecuária que sofrerá com um possível rebaixamento de status. A fruticultura também sofrerá com essa notícia. A agricultura como um todo sofrerá”, enfatizou José Vieira.

Na reunião, o secretário Betinho Rosado se mostrou receptivo as propostas do Ministério da Agricultura e afirmou que trabalhos serão feitos para reverter o possível quadro negativo. “Iremos fazer um replanejamento para pautar as ações de combate a febre aftosa”, resumiu Rosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário