sábado, 11 de fevereiro de 2012

Praia da Redinha e Rio Pium estão impróprios para banho

O Final de semana que antecede o carnaval apresenta dois pontos em condições de balneabilidade imprópria: o Balneário do Rio Pium e a Praia da Redinha, nas proximidades do Rio Potengi. O resultado é revelado no Boletim nº 06/2012 do Programa Água Azul, uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Os índices de coliformes encontrados na água dessas localidades estão acima do recomendável pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama – e por isso podem gerar danos à saúde dos banhistas. As amostras foram coletadas na última quinta-feira (09) em 48 pontos distribuídos por todo o litoral potiguar, de Tibau à Baía Formosa, mas apenas na Redinha e no Rio Pium é que o contato com a água deve ser evitado.

Para que uma praia tenha boas condições de balneabilidade é necessário que, além de esforços empreendidos pelo poder público, haja participação da comunidade através de ações coletivas, tais como campanhas e atos públicos. Estes são fatores fundamentais na busca de soluções para os problemas ambientais dos municípios litorâneos, como Natal e Região Metropolitana.

A classificação desta semana pode ser considerada válida até a emissão do próximo boletim, prevista para o dia 17 de fevereiro, véspera das festas de Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário