terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Programa do IR será liberado dia 24.

A Receita Federal publicou ontem no Diário Oficial da União as normas e procedimentos para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. A entrega da declaração começa em 1º de março e vai até 30 de abril, pela internet ou, em disquete, nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Este ano, o programa de preenchimento da declaração poderá ser baixado antes do início do período de entrega das informações ao Fisco. O aplicativo, por meio do qual os contribuintes informam os rendimentos e as deduções, estará disponível na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br), a partir das 18h do dia 24, seis dias antes do início do prazo de envio, para evitar congestionamento no sistema.

A expectativa é que sejam entregues cerca de 25 milhões de declarações no país. Em 2011, o número chegou a 24,37 milhões. No Rio Grande do Norte, ainda não havia, até a tarde de ontem, a projeção para 2012. No ano passado, o total de declarações alcançou 246.800.

A um mês da fatídica obrigação a que está sujeito o contribuinte, antecipar-se e organizar a documentação pode precaver erros e atropelos de última hora. É chegada a hora de calcular a restituição do imposto retido a mais no ano anterior, ou, ao contrário, ter que pagar mais imposto. Para isto, é preciso estar atento às mudanças na legislação, explica o contador Lázaro Escolástico Bezerra.
TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário