quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

TCE silencia sobre arranjo para conduzir Fafá a cargo de conselheira.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Valério Mesquita, prefere tratar com silêncio o arranjo político que tenta pavimentar o caminho da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (DEM), à Corte de Contas do RN. “Prefiro não opinar sobre o assunto. A competência constitucional é da governadora Rosalba Ciarlini”, sentenciou.

Valério Mesquita afirmou que, ao TCE, cabe receber a indicação que deverá ser feita pela governadora do Estado. Para ele, “as críticas e aplausos virão da opinião pública”.

Instado a se manifestar, generalizadamente, sobre o que pensa a respeito de um cargo de fiscalização ser preenchido para atender interesses políticos, Mesquita descontraiu: “Meu, caro, se você estivesse na cadeira em que estou agora, daria a mesma resposta. Não posso opinar sobre esse assunto”.

A vacância gerada pela aposentadoria do conselheiro Alcimar Torquato, cinco meses atrás, tem servido de trunfo à governadora Rosalba Ciarlini, a quem cabe a indicação.

A estratégia é manter seu grupo no domínio da Prefeitura de Mossoró, da qual Fafá Rosado é alcaidessa em segundo mandato. Vice-prefeita e irmã de Rosalba, Ruth Ciarlini é a preferida dentro do Democratas. A legislação, contudo, impede que ela seja candidata à prefeita, mas permite que dispute a reeleição. Para ser reeleita como prefeita de Mossoró, Ruth precisa da renúncia de Fafá Rosado, a quem está sendo oferecida a vaga no TCE.

Em entrevista ao Nominuto.com no fim de 2011, e no Jornal 96 em janeiro deste ano, a governadora Rosalba Ciarlini negou a existência de articulação para conduzir a prefeita de Mossoró ao TCE e, assim, viabilizar a ascensão da irmã. Fafá tem sido enfática ao dizer que terminará seu mandato. Nem ela mesma, contudo, acha isso provável.

“É provável que Fafá não aceite a vaga, mas renuncie em favor de seu marido”, comentou fonte à reportagem. O esposo é o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM). O sacrifício de Fafá se justifica: se a indicação for em seu nome, o Ministério Público Estadual não deverá ficar calado diante de caso que poderá ser enquadrado como nepotismo.

A prefeita Fafá Rosado e seu irmão e chefe de Gabinete, Gustavo Rosado, não atenderam as chamadas da reportagem. O Nominuto tenta falar com a governadora Rosalba Ciarlini.
No minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário