segunda-feira, 23 de abril de 2012

Escola mais antiga do país recebe homenagem na Assembleia Legislativa do RN.

A deputada estadual Márcia Maia (PSB) fez um resgate da história do Colégio Atheneu Norte-rio-grandense, na sessão solene em homenagem aos 178 anos da mais antiga escola do Estado, realizada na manhã desta segunda-feira (23) na Assembleia Legislativa. “Com mais de 178 anos de história, o Atheneu sobressai-se como a mais antiga instituição cultural e educacional do Estado.

Durante gerações e gerações é responsável não apenas pela formação escolar, mas, sobretudo pela origem de hábitos e costumes que até hoje identificam o nosso povo”, disse. 

A deputada, propositora da homenagem, afirmou ainda que o colégio transformou o Rio Grande do Norte num grande pioneiro na educação no País, já que foi a primeira instituição pública de ensino brasileira. “O brilhantismo de seu corpo de estudantes – continuou Márcia – era resultado do rígido critério de admissão que exigia dos alunos a defesa de uma tese como uma das etapas do processo de entrada na escola” Márcia Maia lembrou que desde a sua fundação até hoje, são incontáveis os personagens ilustres da história do RN e destacou nomes importantes como o fundador Basílio Quaresma Torreão, Luiz da Câmara Cascudo; Celestino Pimentel; Olindina Lima Gomes da Costa, Celestino Pimentel, Pedro Velho; Augusto Severo; Floriano Cavalcante de Barros; Café Filho; Aluízio Alves; Garibaldi Filho; ex-governadora Wilma de Faria, dentre outros. 

 Na oportunidade, a parlamentar anunciou que apresentará um projeto de lei para oficializar a criação do Memorial Ruy Pereira, no Colégio Atheneu, com arquivos, documentos, fotos e objetos que marcaram a história da escola mais antiga do país. Além disso, Márcia informou ainda irá solicitar através de requerimento o reconhecimento da atual sede da instituição de ensino patrimônio histórico-cultural do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário