terça-feira, 22 de maio de 2012

Márcia Maia cobra melhores condições para agentes penitenciários.

Um dia para marcar a luta por melhores condições de trabalho. Hoje, 22 de maio, é comemorado o Dia Estadual do Agente Penitenciário. A data é fruto de projeto de lei apresentado pela deputada estadual Márcia Maia na Assembleia Legislativa e sancionado ano passado pelo Governo do Estado. 

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui mais de 900 homens e mulheres nesta função."Esse profissional desempenha uma das tarefas mais desgastantes e, ao mesmo tempo importantes, dentro de uma unidade prisional. Ele é co-responsável pela integração do interno à sociedade por ser também um reeducador. Enfim, tem papel indissociável do sistema carcerário", explicou Márcia. 

Apesar do papel importante, a deputada reforça as dificuldades pelas quais os agentes têm passado no dia-a-dia. Problemas simples de serem resolvidos, como a aquisição de alimentação e água para os detentos têm sido comuns na rotina dos agentes. Além disso, a deficiência nas dependências físicas das unidades impossibilitam o trabalho de maneira segura para os próprios agentes penitenciários. 

A falta de pagamento de diárias operacionais, viaturas sucateadas e gratificações para atividades de escoltas e atividades de chefias não estão sendo pagas, bem como o reajuste salarial, que se arrasta há mais de dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário