sexta-feira, 29 de junho de 2012

Criação de Memorial do Atheneu é aprovado na Assembleia Legislativa.

A história do Colégio Atheneu Norte-rio-grandense ganhará um lugar especial para ser guardada. Foi aprovado pela Assembleia Legislativa o projeto de lei da deputada estadual Márcia Maia que determina a criação do Memorial da escola mais antiga do país. 

A propositora do projeto, afirma que o colégio transformou o Rio Grande do Norte num grande pioneiro na educação no País, já que foi a primeira instituição pública de ensino brasileira. 

Márcia já havia realizado no mês de abril, uma sessão solene que homenageou os 178 anos da instituição. “Com mais de 178 anos de história, o Atheneu sobressai-se como a mais antiga instituição cultural e educacional do Estado. 

Durante gerações e gerações é responsável não apenas pela formação escolar, mas, sobretudo pela origem de hábitos e costumes que até hoje identificam o nosso povo”, disse. 

O memorial - que receberá o nome do ex-secretário de Educação Ruy Pereira pela dedicação do gestor em executar o projeto - deverá ser criado pelo Governo do Estado. 

A estrutura deverá conter arquivos, documentos, fotos e objetos que marcaram a história da escola que participou da formação de personagens ilustres da história do RN como: Luiz da Câmara Cascudo; Celestino Pimentel; Celestino Pimentel, Café Filho; Aluízio Alves; Garibaldi Filho; a ex-governadora Wilma de Faria, dentre outros. 

Além disso, Márcia ainda aguarda a aprovação do requerimento que irá reconhecer a atual sede da instituição de ensino patrimônio como histórico-cultural do RN. 

Bibliotecária e pesquisadora da história do Atheneu há 33 anos, a ex-aluna Naldemir Saraiva, de 21 anos, destacou a importância de oferecer melhores condições para conservação do acervo histórico e no acesso ao material para pesquisa.“Temos o acervo aberto para visitação, mas precisamos oficializar isso com um ambiente estruturado para receber melhor os visitantes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário