sexta-feira, 15 de junho de 2012

SEBRAE CAPACITA MINERADORES DA REGIÃO DO SERIDÓ.

O Rio Grande do Norte possui mais de 2 mil ocorrências minerais georreferenciadas - a maior parte delas concentrada no Seridó. 

No estado, esse segmento agrega cerca de 5 mil mineradores de pequeno porte. Para prevenir acidentes nas empresas que atuam nesse setor, o Sebrae no Rio Grande do Norte realiza capacitações para que a atividade seja exercida com mais segurança. 

Uma delas é o minicurso Saúde e Segurança no Trabalho, que ocorre até sábado (16). O curso está sendo realizado nas cidades de Ouro Branco e Equador e tem como público alvo mineradores destas duas cidades, conhecidas por serem grandes produtores de quartzito e caulim, respectivamente. 

Cerca de sessenta mineradores dessas duas cidades estarão se capacitando no curso, que tem 16 horas e é dividido em cinco módulos. 

A ideia é abordar questões, como “Riscos no local de trabalho”, “Doenças e Acidentes ocasionados no ambiente de trabalho”, “Formas de prevenção de doenças e acidentes”, “Equipamentos de proteção individual”, “Normas Regulamentadoras” e “Obrigações do empregador e trabalhador”. 

De acordo com o gestor do Projeto no Seridó, Sheyson Medeiros, a capacitação foi uma demanda identificada pelos agentes locais junto aos empresários e pequenos mineradores. "Neste segmento é necessário estar atento às normas de segurança no trabalho, para não incorrer em problemas futuros. A prevenção ainda é o melhor caminho para empregadores e trabalhadores, quando o assunto é segurança no trabalho, principalmente, na cadeia produtiva da mineração”, diz o gestor

Nenhum comentário:

Postar um comentário