TERRITÓRIOS DA CIDADANIA PODEM SERVIR DE REFERÊNCIA

As experiências desenvolvidas pelos Territórios da Cidadania no Rio Grande do Norte poderão servir de referências para outras unidades da Federação. 

O analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Israel Jorge, visita principalmente a área que envolve os Território Seridó e Sertão do Apodi. 

O intuito da visita é conhecer de perto as ações bem sucedidas realizadas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte através do programa. “A ideia é conhecer melhor a realidade de cada estado e como o projeto está sendo desenvolvido, e com isso facilitar a troca de experiências entre os estados. Afinal, boas experiências devem ser compartilhadas e replicadas em outros lugares”, afirma o analista. 

A visita começou pela cidade serrana de Cerro Corá, onde teve um encontro com os Agentes de Desenvolvimento Local e o secretário de Desenvolvimento do município. 

Já em Currais Novos, conheceu o Centro de Artesanato e o complexo turístico da Mina Brejuí. No entanto, o destaque ficou por conta da visita a empresa S Design, da empresária Sheila Morais, que é atendida também pelo setorial de Confecções do Sebrae, e ao Sítio Santa Isabel, onde são desenvolvidos vários projetos da Instituição, como é o caso do Talentos do Brasil Rural, Projeto Leites e Derivados, Projeto Palma e Ovinocaprinocultura. 

Israel Jorge acompanhou o procedimento e técnicas de inseminação artificial realizada pelo produtor de leite Francisco Alves Sobrinho, mais conhecido como Chicão. O produtor possui uma pequena criação de bovinos e caprinos de alta linhagem genética.