PAPANGUS DE ZÉ SANTANA TAMBÉM ATRAI PÚBLICO JOVEM

Papangús em 2011-Foto:Amigos da Cultura de J.do Seridó
Ailton Gomes Júnior, natural de Currais Novos, mas ligado umbilicalmente a Jardim do Seridó é mais um estreante no bloco dos Papangús de Zé Santana, de Jardim do Seridó. O bloco sairá no domingo de carnaval.

Júnior é filho de Ailton Gomes da Silva (conhecido por Ailton do INSS) e Marlene, que residem em Currais Novos. O garoto terá a companhia dos pais em sua estréia nos Papangús. Zé Ailson Dantas, um emérito integrante do conjunto caricato fez o convite ao garoto e deu certo.

Juizado de Violência contra a Mulher em Natal sofre com falta de estrutura e pessoal.

Uma realidade nada agradável quando o assunto é a violência contra a mulher. Cerca de 30% das vítimas de agressão desistem do processo judicial. A informação foi revelada pela juíza Maria do Socorro Pinto de Oliveira, responsável pelo Juizado Especial Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, em Natal, a deputada estadual Márcia Maia.

No encontro realizado na manhã desta terça-feira (31), na sede do Juizado, a parlamentar tomou conhecimento das dificuldades pelas quais o combate a violência contra a mulher tem sofrido. O Juizado de Natal, com 2723 processos em tramitação, é o de maior demanda do estado e tem sofrido com o número alto de requisições.

Além da falta de veículos para realização das diligências, falta ainda uma equipe multidisciplinar para atender as vítimas, além de servidores para realizar tarefas simples dentro da instituição. Ao invés de 11 servidores, mas apenas quatro estão à disposição atualmente.

Plano Diretor Participativo

A Prefeitura Municipal de Currais Novos está convidando todos a participarem da 1ª Audiência Pública sobre a revisão do Plano Diretor Participativo do nosso município. 

Como o próprio nome diz, este é PARTICIPATIVO e todos tem o direito de opinar e escrever um novo roteiro para o futuro do nosso município. 

Será no próximo dia 13 de fevereiro, às 09:00 no auditório da AMSO, na Av. Teotônio Freire, 1296, JK, de frente ao escritório da EMATER. Maiores informações pelos telefones (84) 3405-2732 (SEMAAB) e 3405-2714 (Gabinete do Prefeito)

PROJETAR 2012: Currais Novos receberá Carreta do SENAC oferecendo diversos cursos na área de alimentação.

A partir do dia 6 de fevereiro estará em Currais Novos a carreta do SENAC Hotelaria, oferecendo diversos cursos de capacitação a pousadas, bares, restaurantes, treilhers, entre outros.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, SENAC, , Sindicato do Comércio Varejista local, Fecomércio e CDL de Currais Novos.

“Esses cursos têm como finalidade qualificar pessoas que já trabalham no segmento e outros que desejam entrar no mercado de trabalho para prestarem um serviço de qualidade em bares, restaurantes, hotéis, entre outros, haja vista o desenvolvimento que vem acontecendo na economia de Currais Novos, devido as minerações e o turismo que cresce a cada dia”, destacou Helder Araújo, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos.

A carreta ficará instalada entre as praças Cristo Rei e Tomaz Salustino. O coquetel de lançamento será na próxima segunda (06/02), com a presença do Presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz.

Cursos que serão oferecidos em Currais Novos:

Técnicas de Serviços de Bar
Técnicas de Serviço de Garçom
Técnicas de Cozinheiro
Decoração de Bolos Artísticos
Manipulação Segura de Alimentos
Docinhos para Festas
Saladas
Reaproveitamento de Alimentos
Culinária Light e Diet
Comida de Boteco

Informaçoes na SENTHAS pelo: 3405-2601

Acompanhado de aliados, Amazan se reúne com Robinson Faria na capital do Estado.

O pré-candidato a prefeito de Jardim do Seridó, cantor e empresário, Amazan Silva (PSD), esteve reunido ontem (30) em Natal com o vice-governador do Rio Grande do Norte e presidente estadual do seu partido, Robinson Faria (PSD). Na oportunidade, o pessedista estava acompanhado do advogado Dr. Anesiano Ramos e do médico e ex-prefeito Dr. Edimar Medeiros (PSD), entre outros aliados.

O principal objetivo do encontro foi para discutir a melhor data para a realização da convenção do partido em Jardim do Seridó, que por sinal, deverá contar com a presença do prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab no dia do evento.

Mas também foi tratada a questão da assessoria jurídica do cantor, que segundo a fonte, é considerada primordial, tanto nesta fase antes da convenção, como também, durante o período eleitoral, para impedir eventuais problemas judiciais. Na ocasião, foram apresentados os advogados que estarão auxiliando Amazan durante o tempo necessário.

E por falar em Amazan... Ele estreará como apresentador de um programa musical na próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro, na Rádio Cabugi do Seridó. O artista comandará das 17 às 18 horas o Programa Forrozão do Amazan. Inclusive, as "chamadas" já estão no ar na programação da emissora.
A Fonte

CARNAVAL NO MANGUEIRAL.

Foi divulgada oficialmente pela diretoria do Clube Recreativo 27 de Março (Mangueiral) em Jardim do Seridó a programação de seu Carnaval 2012.

A programação começará no sábado (18) e vai até a terça-feira (21), sempre iniciando às 13 horas.

Como já é de conhecimento dos foliões, o Mangueiral disponibilizará para os jardinenses, visitantes e turistas uma super estrutura de segurança, som, palco e o tradicional banho de bica.

Confira a agenda de shows:

Sábado (18) - Detona, Canindé Moreno e Banda Som Real
Domingo (19) - Feras e Aryaxé
Segunda (20) - Inala e Deixe de Brincadeira
Terça (21) - Aryaxé

SEM SEGURANÇA.

Brum

Governo do Estado assina protocolo de intenções do Aeroporto de São Gonçalo.

A governadora Rosalba Ciarlini e diretores do Consórcio Inframérica assinarão na próxima terça-feira (31) o Protocolo de Intenções para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (ASGA), uma das mais importantes obras estruturantes do Rio Grande do Norte.

A assinatura do documento acontecerá às 11h, no Palácio Potengi, com a presença de representantes do Engevix e a Corporácion Argentina, que juntas formam o Consórcio Inframérica, vencedor do leilão do Aeroporto realizado em agosto de 2011. O protocolo vai criar uma comissão tripartite com vistas a elaborar convênios que vão tratar da parte operacional da obra.

O documento é mais uma etapa consolidada pelo Governo do Estado após o leilão do aeroporto. Em outubro do ano passado, a chefe do Executivo Estadual definiu algumas diretrizes para a obra: ter o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante concluído até o final de 2013, o aproveitamento prioritário para a mão de obra da região e planejar atividades de implantação da obra em entendimento com o Governo do Estado.

Renúncia de Fafá abre caminho para reeleição de Ruth em Mossoró.

Na edição do dia 15 de outubro, eu publiquei a seguinte nota na coluna que assino em O Mossoroense:
"Fafá no TCE. Os rumores são fortes. Comenta-se que está tudo acertado para Fafá Rosado (DEM), prefeita de Mossoró, assumir a vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado após a aposentadoria de Alcimar Torquato. Com a renúncia de Fafá, a ex-deputada Ruth Ciarlini assume o comando da prefeitura mossoroense. O martelo deve ser batido nos próximos dias com o retorno da governadora Rosalba Ciarlini de sua viagem aos EUA".

Como se vê, eu fui traído apenas pelo tempo. Minha fonte naquela ocasião era quente e poucos apostavam na renúncia de Fafá Rosado (DEM) naqueles dias de outubro. Tudo não passava de especulação.

A prefeita negava qualquer rumor sobre a renúncia. Ela chegou a reunir um grupo de vereadores do DEM em Mossoró para jurar que concluiria o mandato. Puro despiste.

A prefeita Fafá Rosado sempre negociou a renúncia com a governadora Rosalba Ciarlini para viabilizar a candidatura da vice-prefeita Ruth Ciarlini à reeleição. Aliás, esta é a única maneira de Ruth candidatar-se este ano. Com Rosalba no governo, Ruth estaria impedida de disputar o pleito. Mas como foi eleita na última eleição municipal para o cargo de vice antes de a irmã chegar ao governo, Ruth Ciarlini está, em tese, liberada para concorrer à reeleição no cargo de prefeita em caso de renúncia de Fafá.

Há controvérsia sobre este entendimento jurídico, mas o grupo da governadora está munido de pareceres de juristas renomados que garantem a reeleição de Fafá.

Fafá está prestes a renunciar ao cargo de prefeita e aceitar a vaga do Tribunal de Contas do Estado que lhe foi oferecida pela governadora.

Mas a vaga não será ocupada por ela e, sim, pelo marido, o deputado Leonardo Nogueira (DEM), porque Fafá Rosado tem planos para as próximas eleições.

A renúncia de Fafá neste momento não significará o fim da carreira política dela, atestam seus acólitos em Mossoró.

A indicação de Fafá Rosado ou do marido Leonardo Nogueira para o TCE sofrerá contestação de auditores e de membros do Ministério Público, mas deverá ser referendada pelos poderes Executivo e Legislativo. A costura política já foi feita. Só falta apenas o anúncio da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado
Diógenes Dantas.

RN vai utilizar toda a oferta de água da transposição do Rio São Francisco.

O Estado do Rio Grande do Norte possui projetos para utilizar toda a demanda de oferta de água da Transposição do rio São Francisco. A informação foi dada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gilberto Jales, na apresentação do workshop “Oportunidades e impactos do Projeto de Integração do rio São Francisco”, que ocorreu no auditório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), na tarde de hoje (30).

A transposição ocorrerá no Rio Grande do Norte a partir das Bacias do Piranhas/Açu e Apodi/Mossoró. Entre as obras potencializadas pela transposição estão à adutora do Alto Oeste e a Santa Cruz/Mossoró. Indiretamente todo o Estado ganha com a oferta de água e diretamente toda a população que vive ao longo das bacias beneficiadas. Gilberto Jales lembrou que o Estado tem responsabilidade em viabilizar a transposição. “O desenvolvimento do Estado passa pela sustentabilidade hídrica”, ressaltou.

Há também previstos projetos de irrigação como o da Chapada do Apodi, Medubim e de áreas alagadas próximos aos rios. Entre os projetos planejados estão à construção da barragem de Oiticica em Jucurutu e o Canal do Sal que se propõe o desvio das águas do Rio Apodi/Mossoró na região salineira. Ainda dentro dos projetos previstos para a transposição está o abastecimento de água e esgotamento sanitário em 30 municípios das bacias receptoras da transposição do São Francisco.

De acordo com o assessor especial do Ministério da Integração Nacional, José Machado, não há mais volta para o projeto da transposição. Para ele, os quatro estados a serem beneficiados entre 2014 e 2015 com esta nova oferta de água devem estar preparados para a gestão desses recursos hídricos. “O Governo Federal tem investido bilhões de reais para torná-la realidade.” Os Estados beneficiados são Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

PMDB JÁ TERIA ADERIDO AO GRUPO DO PREFEITO SALLY.

Conversas de bastidores em Cruzeta já dão como certa a ida do PMDB para a atual administração do prefeito Sally. Inicialmente não faria parte da estrutura administrativa da prefeitura mas a base de apoio político já estaria acertada.

Muitos rumores sobre o posicionamento que os vereadores Domingos Alves e Cipriano Medeiros irão tomar. Os dois fizeram ferrenha oposição a atual administração e não se sabe se seguirão os passos de Geraldo Alves.

Fala-se também que os dois vereadores poderiam apoiar a oposição formada por PT e PMN. Não se sabe ainda como se posicionará o vice prefeito José Jerônimo preferido pelo eleitorado mais conservador. Mas especula-se que se o mesmo não tiver espaço poderá ir para oposição.

Na cidade muitos se perguntam o motivo da desistência da candidatura própria do PMDB, que já tinha um pré candidato, Nena da Cerâmica.

Ministro da Pesca entrega retroescavadeira em assentamento e população agradece a Fátima Bezerra.

A coordenadora do Ministério da Pesca no Rio Grande do Norte, Livânia Frizon, agradeceu a deputada federal Fátima Bezerra (PT) pela retroescavadeira que o órgão enviou ao Polo de Tilápia do Mato Grande durante a visita do ministro da Pesca, Luiz Sérgio, neste domingo (29).

“Vocês conhecem Fátima, né? É muito lutadora. Nós falamos com ela e a máquina veio. Todo mundo do Mato Grande sabe do compromisso dela com a agricultura familiar. Pode ter certeza que essa máquina vai ajudar a mudar a vida dos agricultores”, discursou Frizon no palanque armado no Assentamento do Rosário, localizado em Ceará-Mirim.

A retroescavadeira servirá para cavar os poços para criação de tilápia. A ideia é sair dos atuais 53 viveiros para 504 em toda a região do Mato Grande.

Luiz Sérgio parabenizou os trabalhadores do polo. “Há poucos anos atrás os assentamentos eram mal vistos pela população. Vocês estão mostrando que esse é um espaço de trabalho, de ajudar o país a desenvolver ainda mais. Vocês estão escrevendo uma história que será referência para muitos municípios no interior do país".

FORMATURA DE LUMA RAFAELLI

O blogueiro, a convite da família, esteve sexta feira a noite na casa de recepções La Mouette em Natal no bairro de Candelária, participando do baile de formatura da turma de enfermagem da FARN da concluinte Luma Rafaelle esposa do amigo Aristóteles Charles (Novo) e filha do casal José Ailson Dantas/Gorete Dantas, natural de Jardim do Seridó. Em Natal, eu a esposa Verônica e o filho Nicolas fomos fidalgamente hóspedes do casal Creuza Evaristo de Almeida/Djalma Almeida e dos filhos Pirroni, Coimbra e Carole.

O La Mouette é uma área privilegiada para eventos e tudo estava sicronizadamente organizado, desde a beleza do ambiente, o cerimonial, o musical da orquestra e o tratamento da organização da festa. Luma Rafaelli convidou 41 pessoas entre familiares e convidados .

Pude rever amigos da região do seridó, de Natal e de outros lugares. Abracei Manoel Marcelino Júnior e sua filha Cinthia Monalisa, naturais de Currais Novos. Ela era concluinte e neta da farmacêutica Vina.

O blog documentou esse e outros amigos com fotos: Radir Filho, e a prendada Haline, o jardinense Ítalo Medeiros, árbirto da FNF e sua Vânia, ele filho da diretora Ione Cunha e do agropecuarista José de Jacó.

Também estavam os familiares de Novo : Ivonete, Kátia, Valfran, Iguatemi e Julia, Joacir Filho e a esposa Silvana, o prefeito Jocimar Dantas, o chefe de gabinete de Nelter Queiroz, Túlio Vinícios  de Melo e sua esposa Leiliana, Túlio Glauco de Melo e esposa Romeika, Edinaldo e Rúbia, Adoniran Alves e a esposa Glaysia, Wellington Alves da Cunha e Kátia, Renato Abranti Capristano, Magno Cesar (de Chico Severo) e Joseilma.




































SACOLINHAS

Cazo

Felipe Maia participa de procissão na Redinha.

O encerramento da tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da Redinha, zona Norte de Natal, reuniu milhares de fieis pelas ruas do bairro, no domingo (29). De acordo com a organização do evento, aproximadamente 15 mil pessoas participaram do cortejo.

O deputado federal Felipe Maia acompanhou a procissão ao lado do padre João Maria e do vereador Ney Jr. “Os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes já fazem parte do meu calendário. Aproveito a oportunidade para compartilhar este momento de fé com os moradores e pescadores que pedem a proteção da padroeira da Redinha”, disse.

Durante os dez dias de festa, foram realizadas novenas, apresentação de grupos folclóricos e shows musicais. A festa é realizada há 78 anos pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Bombeiros contribuem com a formação de uma nova visão do atendimento de socorro no Futebol Potiguar.

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou na tarde de domingo, 29, uma mega operação de prevenção de acidentes e combate a incêndios durante o clássico entre o ABC e América, pelo Campeonato Estadual de Futebol, no Estádio do Frasqueirão.

Durante a partida, a corporação atuou com 50 bombeiros, incluindo os alunos do Curso Básico de Operações em Estádios (CBOE) em andamento desde o dia 16 de janeiro, e contou com o apoio de 40 voluntários da Cruz Vermelha que estiveram distribuídos nas arquibancadas e camarotes do Frasqueirão realizando ações de transporte de vítimas aos postos médicos instalados no local.

Neste domingo, três postos médicos foram ativados e três ambulâncias disponibilizadas pelos dirigentes do ABC Futebol Clube, a pedido do Corpo de Bombeiros, para garantir uma maior segurança aos freqüentadores do evento. Os dois novos postos foram oferecidos, exclusivamente, para o atendimento de torcedores do ABC e América, ficando um terceiro para o atendimento de jogadores, comissão técnica, imprensa e profissionais do evento.

Durante a partida, os bombeiros registraram 28 ocorrências de atendimento médico somente nos dois novos postos oferecidos aos torcedores. De acordo com o Tenente Daniel Gleidson, oficial do CBMRN, a elevada estatística de atendimentos contabilizada, nos postos extras da partida, justifica a necessidade de um maior investimento, por parte dos órgãos dirigentes do futebol potiguar, com relação ao socorro prestado ao torcedor do campeonato estadual.

“Os dirigentes de clubes do futebol potiguar devem garantir ao torcedor um melhor atendimento médico e de socorro dentro dos estádios. Conseguimos sensibilizar os dirigentes do ABC quanto a necessidade de uma maior logística para o clássico deste domingo. Esperamos que sirva de exemplo para os demais clubes e futuros jogos”, disse o oficial.

Rita Lee é presa após realizar último show da carreira.

O show de despedida da Rita Lee, que aconteceu neste sábado (28), em Aracaju, foi bem mais agitado do que todos imaginavam. A cantora não gostou de ver policiais em sua apresentação, na praia Atalaia Nova, e soltou o verbo: "Vocês são legais, vão lá fumar um baseadinho."

Os policiais se sentiram ofendidos e se aproximaram do palco, no mesmo momento em que Rita, mais exaltada, chamou-os de "cavalo" e "filho da p...". O show continuou e, quando ela encerrou a noite, foi encaminhada para a delegacia, acusada de desacato à autoridade e apologia às drogas.

O agente Antônio dos Santos, da Delegacia Plantonista de Aracaju, esclareceu que os policiais militares trabalhavam na segurança da festa, para "prender ladrões na rua e deixar o seu público, que fumava maconha, se divertir".

Ao chegar no presídio, a vereadora Heloísa Helena, que estava no show, já aguardava a cantora, para defendê-la. Rita narrou toda a sua "aventura" pelo Twitter e foi liberada logo após prestar depoimento.

Segundo o agente Santos, Rita Lee disse que se exaltou devido à forte emoção que estava sentindo, por ser o seu último show. "Foi feito um termo circunstanciado e ela deve responder às acusações via precatória", concluiu.
Yahoo

CURRAIS NOVOS - CANDIDATO PRÓPRIO ???

PSDC/PRP faz encontro periódico para discutir os rumos das próximas eleições em 2012. Muitos assuntos foram discutidos democraticamente.

Com relação ao pleito majoritário foram colocadas diversas situações, sendo a mais aplaudida a possível pré-candidatura majoritária de um membro do PSDC/PRP, ou seja, uma candidatura própria.

Como nada em Currais Novos está definido com relação aos pré-candidatos, pois uns tem problemas com a justiça, outros tem problemas de rejeição, os filiados em sua maioria defenderam o viés de caminhar com suas próprias idéias.

PSDC/PRP tem como líder Municipal Sidney Araújo (PSDC) que coordenou a reunião com muita postura e como líder estadual o conceituado advogado Dr. Joanilson de Paula Rêgo. O próximo encontro já foi agendado para o próximo mês.

Empresários seridoenses temem possível crise no setor de confecções na região.

O setor de confecções é responsável hoje pela geração de mais de 2 mil empregos diretos, e outros milhares de indiretos no Seridó. Somente na região, são mais de 36 facções, divididas nos municípios de Jardim do Seridó, Acari, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Parelhas, Cruzeta, Santana do Seridó, São José do Seridó e Cerro Corá. 90% da produção fabricada na região é comprada pela Indústria Hering. Isso quer dizer que muitas das modas masculinas, femininas e infantis usadas no Brasil são fabricadas no Seridó.

Mas, este mesmo segmento que aliado a outros vem mantendo a economia da região, começa a enfrentar momentos de preocupação. Nos últimos anos, a maioria dos empresários foi orientada pela própria Hering a investir em mais máquinas, qualificação de profissionais e a abrir novas frentes de emprego, enquanto que o fornecimento de matéria-prima não acompanhou o mesmo crescimento. O resultado veio de imediato: várias demissões e algumas facções tendo que fechar suas portas.

Reunidos na manhã deste sábado (29), através da Associação Seridoense de Confecções, os empresários pediram o apoio do deputado federal João Maia (PR), que preside a comissão de Desenvolvimento Econômico na Câmara, para que o governo do Estado e o Governo Federal chamassem a atenção, para a necessidade das empresas têxteis darem prioridade especial a esse segmento instalado no Seridó, que gera emprego e renda e produz produtos de alta qualidade. Conhecedor dos problemas enfrentados pela região, João Maia garantiu que provocará uma reunião entre eles e a governadora Rosalba Ciarlini para a próxima semana, e também solicitará audiência no mesmo sentido com o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, em Brasília.

Ressaltando que as facções são todas legalizadas, o deputado João Maia se comprometeu a conversar com toda a bancada parlamentar e a governadora para convencer a Hering e outras potenciais empresas de confecções, a aumentar a demanda produzida pelas facções do Seridó. “Sem facções, nossa região estaria condenada mais uma vez ao fantasma do desemprego. Essas indústrias recebem incentivos para se instalarem aqui, são respeitadas pelos produtores locais, mas precisam garantir um aumento crescente da procura pelos produtos fabricados no Seridó”, disse João Maia.