quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ÁGUA DO GARGALHEIRAS SERÁ REAPROVEITADA

Aproximadamente 18 milhões de litros de água, volume utilizado mensalmente para a lavagem dos filtros da Estação de Tratamento da Barragem Marechal Dutra, mais conhecida como Açude Gargalheiras, no município de Acari, na região Seridó do Rio Grande do Norte, deixarão de ser desperdiçados. 

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), uma equipe de engenheiros irá ao local para dar início ao processo de reuso da água. Nesta sexta-feira (25), será feito o primeiro treinamento. 

A previsão é de que, até o final deste mês, toda a água perdida na lavagem seja reaproveitada dentro da própria estação. De acordo com o engenheiro Eudes Medeiros, após a lavagem dos filtros a água será armazenada em tanques coletores de concreto armado, onde o lodo será separado e a água será novamente utilizada. 

A Caern também anunciou que a adutora do Seridó, recém-concluída pelo Governo do Estado, garantirá o abastecimento de água das cidades de Currais Novos e Acari pelos próximos 20 anos.

“Os serviços executados incluem a modernização da Estação de Tratamento de Água do Açude Gargalheiras, manancial de abastecimento da adutora. Com o aumento da vazão de água e o rebaixamento do reservatório, houve a necessidade de implantação de sistema de válvulas para disciplinar o fluxo no tratamento e, consequentemente, melhorar a qualidade da água atendida a população”, informou a Companhia. 
G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário