segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Papa promulga decreto que abre caminho para antecipar o conclave

O papa Bento XVI, que renunciará na próxima quinta-feira, promulgou nesta segunda-feira um decreto ("motu propio") que dá a faculdade aos cardeais para antecipar o conclave para eleger seu sucessor. 

O 'motu propio' "concede aos cardeais a faculdade de antecipar o início do conclave se estiverem presentes todos os cardeais e também (a faculdade) de adiá-lo em até 30 dias" depois do início da chamada "sede vacante", informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. 

Normalmente o conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois da declaração da "sede vacante", que neste caso será anunciada na quinta-feira às 19h00 GMT (16h00 de Brasília). "Deixo, no entanto, ao Colégio de Cardeais a faculdade de antecipar o início do conclave se for constatada a presença de todos os cardeais eleitores no Vaticano", afirma o texto do decreto papal, escrito em latim. 

O Papa Bento XVI também decidiu entregar "exclusivamente" a seu sucessor o relatório secreto elaborado por três cardeais sobre o vazamento de documentos confidenciais do pontífice, o escândalo conhecido como "Vatileaks". 
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário