sexta-feira, 26 de abril de 2013

Estratégias de combate a Dengue são discutidas entre profissionais da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante a tarde de ontem, quinta-feira (25), discussão com profissionais da rede básica de saúde do município para elaborar estratégias de combate à Dengue. 

O encontro foi mediado pelo médico infectologista, Petrônio Spinelli, com experiência no diagnóstico e tratamento da doença. 

O encontro contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Tércia Leda, de alguns médicos da rede municipal de saúde, como Arimatea Bezerra, Zélia Galvão, Ana Cristina, Manoel Luiz e Marcos Leal, enfermeiros, e do coordenador de endemias, José Teófanes, “Dedé Santos”. “Temos que fazer um planejamento de forma organizada, pois a Dengue é uma doença que pode ser prevenida”, disse Petrônio. 

“Se há um paciente com Dengue, o criadouro está próximo à sua casa, e é importante que estes focos sejam isolados”, finalizou. 

Durante a reunião foi definida o planejamento de algumas ações, como campanhas de esclarecimento, Dia “D”, atividades com a comunidade, e a elaboração de um boletim com a classificação de risco para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), como forma de auxiliar no melhor diagnóstico da doença. 

O coordenador de endemias afirmou que com esse boletim e a comunicação direta com os agentes de saúde, enfermeiros e equipes do PSF, será mais fácil isolar e mapear os locais com possíveis focos da doença. 

“Estamos fazendo a nossa parte, planejando ações preventivas para beneficiar a população”, disse Tércia. Como combater a Dengue? Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença. 

Como cidadão, podemos auxiliar nesse combate ao mosquito transmissor da doença, evitando os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. 

Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário