sexta-feira, 26 de abril de 2013

PRONATEC e Mulheres Mil formam mais de duzentos alunos no IFRN Currais Novos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou na noite de ontem (25) solenidade de conclusão dos programas “PRONATEC” e “Mulheres Mil”, com a participação de mais de 200 alunos. 

O reitor do IFRN, Belchior Rocha, Prefeito Vilton Cunha, Rady Dias (Diretor Geral do IFRN Campus Currais Novos), Ramon Viana (Coordenador Acadêmico do IFRN/Currais Novos), Andreilson Oliveira (Coordenador de extensão/IFRN Currais Novos), Professora Odisséia Pires (Coordenadora do Programa Mulheres Mil/IFRN CN), Márcia Florêncio Vieira (representante da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social), Aparecida Medeiros (Secretária Municipal de Educação), Eugênio Lins (Secretário Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social), estiveram presentes no evento. 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, e em Currais Novos, formou 143 alunos. 

Jovens do município e de outras cidades circunvizinhas tiveram a oportunidade de participar dos cursos de Aconselhador em Dependência Química – curso solicitado pela Prefeitura Municipal de Currais Novos -, Auxiliar de Laboratório Químico, Auxiliar de Secretário Escolar, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Montador e Reparador de Computador, Operador de Processamento de Produtos Lácteos e Programador de Web. 

“O maior problema do nosso país é o desemprego, e o que os nossos jovens precisam é de qualificação e capacitação”, disse o prefeito Vilton Cunha, que reafirmou que uma de suas lutas é buscar parcerias para proporcionar a geração de emprego e renda no município.

Durante a solenidade, o Prefeito e o Diretor do IFRN Currais Novos lembraram da luta incansável do Professor Salustiano Bezerra de Medeiros, “Salu”, pela qualificação das pessoas da zona rural. “Estive acompanhado do Professor Salu em algumas visitas as comunidades dos Negros do Riacho e Serrote do Melo, e ele sempre me dizia que aquelas mulheres precisavam de capacitação e oportunidades de emprego”, disse Rady. 

O Programa “Mulheres Mil", do Governo Federal em parceria com os IF’s e Prefeituras, forma mulheres de comunidades rurais e periféricas em cursos tecnológicos e profissionais. 

No total, 100 mulheres, moradoras das comunidades Quandu, Trangola, Serrote do Melo, Bom Sucesso (Negros do Riacho), Totoró e Povoado Cruz, se qualificaram nos cursos de Manipulação de Alimentos e Processamento de Doces. 

O reitor do IFRN disse que a falta de trabalho e profissionais qualificados ainda é grande no país, e que a busca por capacitação é importante para a formação de novos profissionais, estimulando o surgimento de novos empreendedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário