sexta-feira, 24 de maio de 2013

Governadora assegura a perfuração de 115 poços para a região do Seridó

A Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, assinou nesta sexta-feira (24), o termo de cooperação com os municípios do Seridó para a perfuração e instalação de poços. 

A solenidade aconteceu na sede da Associação dos Municípios da Micro Região do Seridó Oriental (AMSO), com a participação dos prefeitos da região, como os presidentes da AMSO, Vilton Cunha, e da Associação dos Municípios do Seridó (MAS), Genilson Maia, prefeito de São Fernando, além do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Rego, e de alguns secretários de Estado e autoridades dos municípios. 

“Em menos de trinta dias o Governo do Estado assinou termos de cooperação com associações dos municípios do Rio Grande do Norte, sendo mais uma medida para amenizar os efeitos da seca nos municípios”, afirmou Leonardo, que mostrou os inúmeros investimentos que o governo através da SEMARH estão desenvolvendo no Estado. 

“No total, vamos perfurar mais de 340 poços no Estado através desses termos de cooperação”, disse. O Programa Água para Todos, que na primeira etapa irá contemplar 50 municípios, contará com investimentos de R$ 23 milhões, e na segunda etapa, com mais outros 50, deverá receber mais R$ 50 milhões, onde mais de 700 poços tubulares serão perfurados em todo o Estado. 

Através da empresa PROMINAS, o governo contará com o auxílio de duas máquinas perfuratrizes para as ações, e de acordo com o gerente regional da empresa, Justino de Pinho Pessoa Filho, o Rio Grande do Norte será o segundo estado do Nordeste que receberá novos equipamentos. 

Prefeito de Currais Novos e Presidente da AMSO, Vilton Cunha agradeceu o empenho da governadora e do secretário Leonardo Rego em ajudar os municípios a combaterem a estiagem. “Muitas preocupações afligem os prefeitos, a atividade agropecuária está num estágio dramático, sobretudo a produção leiteira”, disse Vilton.

“Nossas mazelas não se restringem apenas ao meio rural, mas também a problemas sociais, como a insegurança e o uso das drogas”, ressaltou o Prefeito. Vilton também lembrou de algumas ações que a região do Seridó está contando com a parceria do Governo do Estado. “O SAMU é um antigo sonho da região, e esse é um serviço para avançarmos em outras ações da saúde”, finalizou. 

Rosalba agradeceu a receptividade dos prefeitos, e agradeceu a dedicação de todos para que estas ações sejam implantadas no Seridó. “Encontrei mais de 1.100 poços perfurados e não instalados, o que não adianta de nada. Eu nunca iria perfurar um poço sem equipar”, disse Rosalba. 

A governadora afirmou que durante seu mandato, 3 mil cisternas já foram entregues, no total de 17 mil que deverão ser construídas. “O Rio Grande do Norte é o estado que mais avançou na construção de cisternas”, afirmou a governadora. Sobre o esforço do governo do Estado em ajudar no fortalecimento da saúde no interior, Rosalba afirmou que com a chegada do SAMU em Currais Novos, o município estará à um passo de receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que segundo ela, já foi garantida através do Ministério da Saúde. 

O Rio Grande do Norte deverá ser contemplado com 6 UPA’S. Após a solenidade, os prefeitos da AMSO participaram do sorteio que definiu a ordem de perfuração dos poços: Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Equador, Santana do Seridó, Santana do Matos, Tenente Laurentino, Florânia, São Vicente, Acari, Currais Novos, Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó.











Um comentário:

  1. Não havia ninguém de Jardim do Seridó RN nessa solenidade, tem nada não, lá tem água em abundância.

    ResponderExcluir