quinta-feira, 23 de maio de 2013

Na SESAP, Prefeitos discutem implementação do SAMU para as regiões Seridó e Trairi

Durante toda a manhã desta quinta-feira (23), os prefeitos de Currais Novos, Vilton Cunha; Caicó, Roberto Germano; Santa Cruz, Fernanda Costa; e de Parelhas, Francisco Medeiros, discutiram a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com o secretário estadual de saúde, Dr. Luiz Roberto Fonseca, e com a coordenadora regional do SAMU, Drª Cecília Picinin, na sede da Secretaria Estadual de Saúde, em Natal. 

Entre as principais preocupações dos prefeitos com a instalação do serviço na região do Seridó e Trairi, estão os custos que os municípios terão com pessoal e estrutura. 

Dr. Luiz Roberto afirmou que os municípios podem buscar alternativas para baratear os investimentos, como a pactuação do serviço com os outros municípios circunvizinhos. 

“O SAMU é muito maior que nós, é um sistema e não pertence aos municípios”, lembrou Drª Cecília, que também informou que o SAMU servirá para atender casos de traumas (acidentes), nas BR’s e RN’s que cortam as regiões, como forma de auxiliar numa melhor assistência e resgate de vítimas. 

Reivindicações 

O Prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, disse que a luta para a instalação do serviço para as regiões é antiga, e que a partir do SAMU, outros investimentos importantes podem chegar aos municípios. “A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Melhor em Casa (Home Care), só podem se instalar no município em que o SAMU estiver presente”, disse. 

O prefeito também lembrou da instalação do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas cidades de Currais Novos, Santa Cruz e Caicó, a partir de 2014. “Em Currais Novos, estamos trabalhando para melhorar a estrutura da saúde do município para que possamos oferecer uma melhor assistência à população”, disse. 

A Secretária Municipal de Saúde de Currais Novos, Tércia Leda, também esteve presente na reunião, e sugeriu a partilha dos custos do SAMU com outros municípios circunvizinhos que também serão beneficiados com o serviço. 

Representante da região do Trairi, a Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, disse que o projeto precisa ser “elaborado de forma partilhada e responsável” por todos os municípios para que a população não seja prejudicada. Francisco, de Parelhas, também se mostrou preocupado com a situação financeira das cidades em custear os profissionais (técnicos e condutores), e com a estrutura para o SAMU. 

Roberto Germano se mostrou satisfeito com a atuação do Corpo de Bombeiros com o resgate de vítimas em Caicó, e afirmou que o SAMU será mais um parceiro nesse trabalho em conjunto com o CB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário