quinta-feira, 11 de julho de 2013

“Negros do Riacho” recebem a visita de assessora da Presidência da República

A comunidade quilombola “Negros do Riacho”, no sítio Bom Sucesso, zona rural de Currais Novos, recebeu no final da manhã desta quinta-feira (11), a visita da assessora institucional da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Vera Gomes, e da representante da Fundação Cultural Palmares, Maria José da Silva. 

Pela manhã, as duas visitaram o prefeito em exercício do município, João Gustavo, no Palácio Raul Macedo, e participaram de uma reunião com alguns secretários municipais e com o vereador Odon Júnior, representante da Câmara Municipal, para discutirem sobre as políticas públicas para igualdade racial na cidade. 

O secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, lembrou do projeto “Dignidade”, trabalho de resgate cultural e social na comunidade quilombola durante o governo do ex-prefeito Zé Lins, e que na última gestão não manteve continuidade. 

Vera apresentou o “Programa Brasil Quilombola”, um projeto do Governo Federal que oferece diversas ações para os municípios que possuem comunidades afro descendentes em seus territórios. 

Construção de moradias, assistência médica e educacional, fazem parte deste programa. Após a reunião no gabinete do prefeito, a comitiva seguiu para os “Negros do Riacho” para conhecer a realidade local e as dificuldades enfrentadas pela população. 

Na comunidade, todos foram recebidos pelo presidente da associação dos moradores, José da Silva de Oliveira, de 20 anos, que se disse “feliz e confiante” nas ações que levem melhorias para o povoado. 

Formada por 67 famílias e cerca de 230 moradores, os “Negros do Riacho” é uma das poucas comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte. 

José apresentou diversas reivindicações, como a construção de uma Unidade Básica de Saúde, escola e creche para atender toda a população. “Há muito temos estamos sofrendo com a falta de ações em benefício do nosso povo”, ressaltou. 

A assessora da Presidência da República afirmou que o preconceito no país ainda é forte e que “políticas de reparação com o afro descendente” devem ser realizadas pelos municípios. “A partir do governo Lula demos início à luta de combate ao preconceito e investimentos em programas que levem melhorias a essas comunidades”, disse Vera. 

Em conversa com os moradores, João Gustavo ouviu várias reivindicações e afirmou o compromisso da gestão municipal com os moradores. 

Os secretários da Ação Social, Eugênio Lins, da saúde, Tércia Leda, e o procurador do município, Rafael Diniz, acompanharam a visita à comunidade e também se comprometeram em desenvolver ações em benefício de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário