domingo, 25 de agosto de 2013

Índice de infestação do mosquito da dengue cresce em Caicó

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó realizou mais um levantamento do índice rápido do Aedes Aegypiti, mosquito transmissor da dengue. 

O trabalho foi feito entre os dias 13 a 16/08 e o resultado tem preocupado as autoridades ligadas a área de saúde do Município de Caicó. 

De acordo com os dados do 4º Ciclo, o aumento foi de 0,9%, passou de 4,2 para 5,1%. “Isso quer dizer que acima de 3,9% a nossa cidade continua com risco de surto da dengue. 

Dos 27 bairros levantados, 14 estão em situação de alerta e 11 com índice satisfatório. Esses dados implicam dizer que, de um modo geral, para cada 100 casas visitadas 5 teve a larva da dengue. 

É um dado muito alarmante”, disse Dr. Gustavo Solano, coordenador do Centro de Controle Zoonoses de Caicó. Já com relação aos casos notificados de dengue no Município o levantamento apontou que são 876 casos, ou seja, suspeitos, com 455 casos confirmados. 

É com base nessas informações que já circula na cidade a operação fumacê, que seguirá até o final do mês de agosto. “Reforçamos o cuidado e a orientação para a população. 

As pessoas devem verificar se tem algum depósito acumulando água limpa e parada nas residências, vedar a caixa d’água, tampar o sangradouro das caixas d’água e outros lugares. 

Então esses são os cuidados básicos. Os agentes estão passando nas residências para fazer o tratamento, mas as pessoas devem redobrar os cuidados”, completou Solano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário