quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Seminário sobre a província metalogenética do Seridó acontece em Currais Novos

O conhecimento científico e exploratório da província de W-Au Seridó, uma das principais reservas minerais do país, está sendo discutido em um seminário nacional em Currais Novos com a participação de empresas, universidades e governos, e tem o objetivo de incentivar estudos específicos e sugerir ações governamentais para fomentar o avanço do conhecimento e o desenvolvimento econômico e social da região. 

A abertura do I Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença do prefeito Vilton Cunha, Carlos Nogueira (Secretário Ministério de Minas e Energia), Roberto Ventura (Diretor da CPRM), José Wilson Temoteo (SUREG-RE/CPRM), Francisco Valdir Silveira (DEREM/CPRM), Maria da Guia Lima (NANA/CPRM) e Sheyson Medeiros (SEBRAE/Currais Novos-RN). 

O diretor da CPRM afirmou que nos últimos dez anos o governo federal investiu nas regiões geológicas do país, incentivando o conhecimento e estudos. 

De acordo com Roberto Ventura, a ideia é realizar outros seminários nas principais províncias metalogenéticas do Brasil. 

O prefeito Vilton Cunha disse que o seminário é importante pois vai além do debate técnico, mas social. “É preciso que a mineração se firme como a principal atividade econômica da região”, disse. 

Após a abertura tiveram início as palestras, com Vladimir Cruz de Medeiros (CPRM) com o tema “Geologia da Província Mineral Seridó”; Jean Michel Legrand (UFRN) sobre a “Metalogenia da Província Mineral Seridó”; Fabriciano Lima (Mineração Tomaz Salustino) sobre o “Depósito de W Brejuí: mineralização de schelita associada a rochas cálcio-silicáticas”; e Stephen Fabian (Bodó Mineração) sobre o “Depósito de W Bodó: mineralização de schelita associada a rochas cálcio-silicáticas”. 

O I Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras terá programação durante a tarde desta quinta-feira com palestras e mesa redonda. 

O evento se estenderá até a sexta-feira (27), quando haverá mesa redonda às 14h30 sobre os avanços e desafios da mineração no Seridó. O Seminário é uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário