quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ACARI E AS CAVALGADAS

O município de Acari vem transformando-se na Capital Seridoense das Cavalgadas. A cada mês uma cavalgada é realizada em algum lugar do Seridó. 

Além de ser um evento cultural geralmente realizado em localidades comumente ligadas à tradição do Vaqueiro, ao criatório do gado e patrimônio cultural, também é uma maneira de reunir amigos para festejar uma data comemorativa ou até mesmo chamar a atenção para uma campanha importante. 

Bem como, à devoção ao Santo Padroeiro da cidade. Esta terra onde o rio Acauã passa serpenteando e suas águas são represadas pela 3ª Maravilha do RN – o nosso Gargalheira, é possuidora de um potencial turístico invejável, a maioria das cavalgadas tem a finalidade de valorizar a natureza e a cultura do Vaqueiro, já que o ambiente rural é conotado de paisagens belíssimas e inspiradores. 

A Cavalgada da Ribeira do Acary, conhecida como "A Cavalgada da Ribeira”, vem acontecendo desde o início de 2003, quando o casal acariense Juarez Pires Galvão e Maria José Mamede Galvão e Família, conhecidos em todo território da Carnaubinha e Acauã, carinhosamente recepcionaram os cavaleiros, amazonas, vaqueiros e admiradores, moradores locais e ribeirinhos do “Velho Gargalheira”. 

Aliás, a Cavalgada da Ribeira do Acary é uma organização do povo acariense, e a cada ano seus representantes participam de Cavalgadas em Jardim do Seridó, São Vicente, São José do Seridó, Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Florânia, Tenente Laurentino, Frei Martinho, Cruzeta, Currais Novos e outras terras do Seridó. 

Não se trata de um evento público institucional, nem tão pouco vinculado a cor partidária ou agremiação política partidária. É um evento do povo acariense, criado ainda na gestão do Secretário de Turismo Sérgio Enilton, com a participação de amigos e admiradores da Cavalgada.

E a exemplo é um evento aberto ao povo porque é incontestável a presença de todos em edições anteriores; reunindo cavaleiros, amazonas, amigos e simpatizantes. 

A Cavalgada da Ribeira do Acary estimulou a participação de todos na grande Festa do Agricultor, durante os festejos de nossa padroeira no mês de agosto. Incentivou a prática da vaquejada e principalmente o Encontro de Vaqueiros da Ribeira do Acary, com a realização da Pega de Boi na Fazenda Pitombeira, uma promoção de Marcos Nepomuceno e parceiros. 

Enfatizamos que de Acari mantém-se a tradição do vaqueiro, a exemplo de nossas cavalgadas outros municípios do Seridó tem promovido seu evento durante as festividades do Padroeiro. 

Historicamente, a Cavalgada e a Pega de Boi no Mato vêm de uma tradição que sempre esteve identificada com a vaqueirama nordestina e, por isso, mantém a tradição familiar em Acari, passando de geração a geração envolvendo cavalos, gado, vaqueiros e cavaleiros. 

E se você gosta de cavalgar e de curtir uma autêntica confraternização entre cavaleiros, vaqueiros e amazonas, sinta-se convidado para participar da Cavalgada da Ribeira do Acary com destino a Cruzeta no próximo dia 13 de outubro (domingo) a partir das 05h00min horas. 

No dia 19 de outubro com destino a Carnaúba dos Dantas e no dia 01 de dezembro será o encontro na cidade de Jardim do Seridó. Com certeza você será muito bem-vindo.
Sérgio Enilton


Nenhum comentário:

Postar um comentário