quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Escola Agrícola de Jundiaí ensina como fazer uma Horta Suspensa

Muitas pessoas têm vontade de cultivar uma horta em casa, mas não dispõem do espaço necessário. Em ambientes pequenos, o ideal é que se faça uma Horta Suspensa, pois assim é possível cultivar hortaliças, flores, temperos e outras plantas de pequeno porte sem ocupar muito espaço. 

Pensando nisso, o estande da Escola Agrícola da Jundiaí (EAJ) apresentou como fazer uma horta suspensa na XIX Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). 

A proposta é que as pessoas se familiarizem com o processo de preparação dos alimentos, desde o cultivo do solo até o momento da colheita. 

A oportunidade abriu espaço para discussões acerca da importância de se ter uma alimentação saudável. “Você vai cultivar o que vai comer, podendo saber se contém agrotóxico, acompanhando o crescimento das suas plantas” , esclarece Gabriela Lira, estudante de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

“A horta pode ser montada em qualquer cantinho vago da sua casa ou apartamento, desde que tenha luz e ventilação, condições essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. E o espaço necessário é uma parede, uma tela, uma varandinha, depende do que você tiver”, explica ela. 

No estande os estudantes do projeto estão verificando o crescimento do feijão, pimenta e beterraba. Para fazer uma horta suspensa é preciso ter uma garrafa PET, cortá-la abrindo a cavidade para colocar a terra. 

Após o corte, fazer furos na parte de baixo da garrafa para que a água possa escoar. Em seguida é necessário acrescentar terra até chegar na borda do corte. E por último, colocar um pedaço de arame e amarrar no bico da garrafa como se fosse uma alça para poder pendurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário