quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Hospital Universitário promove campanha de prevenção à osteoporose

Com o objetivo de diagnosticar precocemente a osteoporose e definir o tratamento adequado, o Hospital Universitário Onofre Lopes, em parceria com a indústria farmacêutica Eli Lilly, realiza uma campanha preventiva esta semana. 

A ação acontece a partir desta quarta-feira, 23, até o dia 25 de outubro, das 8h às 17h, no prédio de ambulatórios do HUOL. O atendimento será realizado sem marcação prévia. 

A campanha é voltada para mulheres acima de 50 anos e que estejam na pós-menopausa.Sob a equipe de endocrinologia, formada por médicos e residentes, as mulheres passarão pelos exames de ultrassonometria (máquina de calcâneo), um exame de triagem cujo resultado sai imediatamente e permite ao médico detectar a doença precocemente. 

O calcâneo é o local do corpo mais utilizado internacionalmente e também no Brasil para o exame. Esta preferência ocorre por ser o calcâneo metabolicamente mais ativo, além de ser facilmente acessível, reduzindo assim erros no posicionamento do pé na realização do exame. 

Em caso de screening positivo, o portador é encaminhado para o exame de densitometria óssea, a fim de confirmar o diagnóstico e verificar o grau de comprometimento da sua massa óssea, e, se necessário, iniciar o tratamento dentro da instituição de saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário