domingo, 13 de outubro de 2013

Lixo reciclável vira abatimento na conta de energia em bairros de Natal

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) está lançando um trabalho socioambiental durante a Festa do Boi 2013. 

A feira começa neste sábado (12) e vai até o dia 20 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. 

O 'Vale Luz Cosern' troca resíduos sólidos recicláveis, como latas de bebidas, papel, papelão, plásticos diversos e tretra pak, por descontos na conta de luz.

O projeto atuará por meio de uma unidade móvel que servirá como ponto de coleta dos resíduos sólidos em dez bairros de Natal (Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Lagoa Azul, Potengi, Pajuçara, Planalto, Igapó, Alecrim, Quintas e Bom Pastor, contemplados nesta primeira etapa), considerados de baixa renda na capital.

Como participar 

Para participar, o consumidor deve dirigir-se ao caminhão do projeto, que vai percorrer quinzenalmente os bairros selecionados, levando os resíduos e apresentando a conta de energia sem débitos. 

O agente Vale Luz confirma na fatura de energia se o usuário é morador da comunidade contemplada, cadastra o consumidor para receber o cartão do projeto, analisa e pesa o material e emite o valor da pesagem. 

O crédito referente ao peso do resíduo é enviado ao setor de faturamento da Cosern para lançamento do desconto na próxima fatura de energia do participante. 

Após a pesagem, o material coletado é depositado em recipientes específicos e separado por tipo de resíduo. 

Em seguida, a coleta arrecadada é levada para a sede de uma das cooperativas parceiras, como a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do RN (Coocamar) e a Natal Reciclagem, onde é prensada e encaminhada para a venda.

 Contudo, a Cosern pede que o consumidor fique atento para a coleta do material. Os papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. 

As latas de alumínio devem estar sem areia, pedras ou materiais que comprometam a pesagem.
G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário