segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Maioria das brasileiras não volta ao trabalho após a licença-maternidade

A maioria das brasileiras não retorna ao trabalho após o final da licença-maternidade. É o que revela um levantamento da consultoria Robert Half realizado com 1.775 diretores de Recursos Humanos, sendo 100 brasileiros. 

No Brasil, 85% das empresas afirmaram que menos da metade das profissionais retorna ao trabalho após o nascimento do filho. 

Na comparação com os outros países, a taxa é bem mais alta do que a média global, que é de 52%. Ao analisar o cargo que as mulheres ocupam, os dados indicam que entre aquelas que têm cargos de gestão, a taxa de retorno ao trabalho é mais alta. 

Apenas 37% das companhias brasileiras responderam que a volta ao trabalho fica abaixo de 50%, enquanto 63% relataram que o índice é superior a 50%. 

A gerente de sênior da Robert Half, Daniela Ribeiro, explica que a diferença entre os percentuais de retorno entre a média das profissionais e as mulheres em cargos gerenciais se dá pelo fato de que aquelas que ocupam posições mais altas possuem um perfil mais dinâmico e não conseguem se imaginar fora do mercado. 

“Para a mulher é mais difícil alcançar um cargo de liderança e quando o alcançam não querem desistir dessa conquista. A questão financeira também é um fator importante, pois essas profissionais possuem uma remuneração mais alta e relevante para o orçamento familiar.” 
InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário