terça-feira, 8 de outubro de 2013

Movimento Articulado de Combate à Corrupção realiza minicursos na CIENTEC

O Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) estará presente na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), evento que acontece de 22 a 25 de outubro, na Praça Cívica do Campus, abordando o tema: “Educação e Esporte”.

A participação do MARCCO será marcada pela realização do “Projeto Educação para a Cidadania”, que oferecerá uma série de minicursos entre os dias 23 e 25, nos turnos matutino e vespertino. 

A coordenação do projeto é da professora Halcima Batista, Chefe de Auditoria Interna da UFRN e integrante do MARCCO. 

No dia 23, das 8h às 12h, os ministrantes Blidenor Braz Baracho, da Receita Federal e Aguinaldo Souza, Analista Tributário da Receita Federal, irão abordar o tema “Sistema Tributário Nacional, Imposto de Renda Pessoa Física e os recursos disponíveis na página da Receita Federal”; das 14h às 18h, Marcos Valério de Araújo (TCU) e Fábio Silveira de Oliveira (CGU), falam sobre “Fiscalização de convênios ao alcance do cidadão e Lei de Acesso à Informação como instrumento de Controle Social”. No dia 24, das 8h às 12h, Halcima Melo Batista (UFRN) e Maria das Neves Valentim, abordam o tema “Observatórios Sociais e o Movimento Área Livre de Corrupção”, e das 14h às 18h, Carlos José Cavalcanti de Lima (Coordenador do MARCCO/RN), tratará do assunto: Portal da Transparência como ferramenta de combate à corrupção. 

Por fim, no dia 25, das 8h às 12h, Jailson Tavares Pereira e Marise Magaly Queiroz Rocha, abordam a temática “A atuação finalística do TCE e o Controle Social”. 

No período da tarde, das 14h às 18h, Ileana Neiva Mousinho fala sobre a terceirização de serviços e alguns de seus efeitos maléficos para a sociedade. 

O MARCCO conclama a presença de todos os interessados, por acreditar que a prevenção da corrupção, passa por uma conscientização da sociedade sobre a gravidade e os malefícios dessa prática em nosso país, buscando o resgate da moralidade e da honestidade como valores essenciais na construção e consolidação de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário