segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Startup brasileira consegue autorização da Anac para voar drones

A paixão pela aviação e o conhecimento técnico em programação obtido na faculdade de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) foram fundamentais para que Fabio Assis, 31 anos, decolasse no mercado com a Xmobots, startup que fabrica veículos aéreos não tripulados (VANTs) — mais conhecidos com drones.

Lançada em 2007 dentro da incubadora do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), a empresa — administrada por três jovens formados pela Universidade de São Paulo (USP) — faturou R$ 1,2 milhão nos últimos 12 meses e deve chegar a R$ 3 milhões neste ano. 

“Fazia iniciação científica com o Giovani Amianti [um dos sócios da empresa] no laboratório de robótica quando decidimos abrir a startup. Ele tem a experiência com aviões e eu as técnicas de programação”, recorda Assis. 

Apesar de não haver guerra no Brasil — os VANTs são bastante utilizados no setor bélico —, Amianti encontrou um mercado promissor para vender os drones nos segmentos de monitoramento aéreo de terrenos de grandes dimensões (tanto agrícolas quanto urbanos), mapeamento de preservação de áreas, segurança pública e vigilância de obras.

Há três modelos de aviões: Echar, Apoena e Nauru ( veja imagens e mais informações sobre cada um deles abaixo ). 

“O projeto que deu vida à empresa surgiu de uma necessidade do mercado de linhas de transmissão de energia”, acrescenta Assis. 
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário